Conheça ‘Todxs Nós’, a nova série LGBTQ+ da HBO!

No próximo dia 22 de março, a HBO continua a investir em sua programação original e vai lançar a nova série nacional intitulada ‘Todxs Nós – e, bom, se você já se deparou com a utilização do pronome neutro x em algumas palavras, pode imaginar qual será o tema principal da produção.

Criada por Vera Egito (‘Amores Urbanos) e Daniel Ribeiro, colaboradores de longa data, o show gira em torno de Rafa (Clara Gallo), jovem de dezoito anos que sai da pequena e retrógrada cidade de Botucatu e vai para São Paulo morar com seu primo, Vini (Kelner Macêdo). Mas isso não é tudo: Rafa recentemente se assumiu como pansexual e não-binárie e, ao mudar-se para uma das maiores metrópoles do mundo, busca encontrar-se na selva de pedra e seguir seu caminho – ainda que seja condicionada pelas mentes mais fechadas a isolar-se num único rótulo.

Como já fica claro pelo tema explorado (e pela presença de um elenco e de uma equipe majoritariamente queer), sabe-se que o foco é a comunidade LGBTQ+ e a exploração das diversas nuances de gênero, de orientação sexual e de identidade cultural. Mais do que isso, o episódio piloto mostra que ainda é possível mesclar a necessária militância (ainda mais na sociedade em que vivemos) com a dose certa de comédia e de drama sem perder a principal e didática mensagem que é cultivada desde os primeiros minutos.

“A ideia surgiu depois de uma conversa aqui na HBO, que estava buscando um projeto que retratasse uma juventude, jovens vivendo em São Paulo e aí depois desse impulso, pensei nesses três amigos que vivessem [na cidade] e que vivessem aqui suas questões amorosas e já pensei que uma dessas pessoas poderia ser não-binária”, Egito contou em uma coletiva de imprensa promovida pela emissora. “Chamei o Dani para desenvolver e criar esse personagem […] e desenvolvemos essa bíblia juntos e aí surgiu Rafa. Não digo que o tema da diversidade surgiu com a série, porque essa é a nossa vida: mulheres, homens, gays, lésbicas, negros, negras, não consigo ver esses personagens como um tema; eles são pessoas e é muito natural, para mim e para o Dani, falar sobre elas”.

O espectro não-binário da comunidade LGBTQ+ ainda é pouca explorada na indústria do entretenimento e faz parte de uma parcela minúscula da representatividade nas telinhas e telonas – com breves exceções com a recém-lançada ‘Pose, que fez história ao trazer o maior elenco transexual e fora do eixo cisnormativo de todos os tempos.

“A existência não-binária te leva a uma reflexão sobre o que é ser mulher; por que tem que ser uma coisa ou outra”, ela continua. “E eu mesma entrei numa reflexão sobre por que eu me defino como mulher. O que é isso? E foi a partir desse contato, muito forte e muito revolucionário. Fiquei com isso na cabeça, de que essa existência precisava reverberar”.

Mesmo antes de sua estreia oficial, o show já causou certas polêmicas devido ao uso da desinência de neutralidade x, a qual, conforme algumas vertentes do grupo queer, é inviável no tocante aos não-binários e não é imediatamente reconhecível por todo mundo (como os LGBTQs com deficiência visual), sendo preferível a escrita com e. Entretanto, Egito e sua equipe fizeram testes iniciais com dezenas de pessoas representados na produção e a utilização do x foi acatada com 100% de compreensão.

“Três anos atrás, o projeto já se chamava ‘Todxs Nós e naquele momento o x era amplamente aceito, mas as coisas mudaram, daqui dois anos talvez o e seja banido também. Mas o x representa uma incógnita; a ideia é que nesse lugar onde está o x, poderia estar qualquer letra. Que letra é essa que representa as pessoas?”, Egito explica. “Houve um debate interno e concluímos que graficamente – e de uma maneira mais ampla, para pessoas que nunca tiveram contato antes -, talvez veja o x e fale: ‘mas por que esse x?’. A gente fez testes com os leitores cegos e eles já conseguem ler dessa forma”.

Juliana Gerais e Gilda Nomacce também fazem parte do elenco como Maia e Inês, respectivamente.

Notícias

‘Sobrenatural 6: Agora Entre Nós’ ultrapassa US$ 150 milhões nas bilheterias mundiais

Sucesso! A sequência 'Sobrenatural: Agora Entre Nós' conseguiu ultrapassar...

‘Barbie 2’ vai acontecer? Produtora da Mattel Studios responde!

Durante sua passagem pelo Toronto Film Festival, Robbie Brenner,...

David Corenswet vive jogador de futebol americano AZARÃO no trailer de ‘Mr. Irrelevant’

A Paramount Pictures divulgou o trailer oficial de 'Mr. Irrelevant', drama...

10 DICAS DE SÉRIES para transformar a noite de casal em um programão

Ter sempre anotado ótimas dicas de séries para assistir...

‘Tudo em Família’ ganhará SEQUÊNCIA com Claire Danes e Rachel McAdams

A Searchlight Pictures anunciou recentemente que a clássica comédia dramática...
Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.