InícioDestaque'Coração de Ferro': Ilustrador brasileiro faz desabafo e critica a Marvel; "Pode...

‘Coração de Ferro’: Ilustrador brasileiro faz desabafo e critica a Marvel; “Pode fazer melhor”


O renomado ilustrador brasileiro Mike Deodato Jr., fundamental na criação da personagem Riri Williams, a Coração de Ferro, utilizou suas redes sociais para expressar uma crítica à Marvel.

Pouco antes do lançamento do trailer da série da personagem, Deodato Jr. compartilhou uma declaração nas redes sociais, equilibrando a alegria de ver sua criação ganhar vida com uma profunda insatisfação com o modelo de compensação da Marvel para seus criadores.

“Como artista de quadrinhos, poucas sensações são tão gratificantes quanto ver um personagem que você ajudou a criar ganhar vida nas telonas. Amanhã, o trailer de Coração de Ferro será lançado, e estou empolgado em compartilhar uma cena do teaser que apresenta um momento que eu originalmente desenhei nas páginas dos quadrinhos. Riri Williams, uma personagem que co-criei junto com o incrível Brian Michael Bendis, finalmente está decolando — e o resultado é deslumbrante. É um lembrete poderoso da magia que acontece quando a imaginação encontra a produção do mundo real”, escreveu.



No entanto, o artista prosseguiu, revelando um tom mais sério: “Mas, por mais que eu celebre este momento, há um gosto amargo envolvido. Veja bem, enquanto a Marvel construiu um império bilionário apoiado nos ombros de seus criadores, o modelo de compensação não acompanhou esse sucesso. Estou em uma boa posição, sou um dos criadores mais bem pagos da indústria, e sou verdadeiramente grato por isso. Mas não se trata de mim. Trata-se do princípio. Quando um personagem no qual você colocou seu coração acaba ajudando a alimentar uma máquina de bilhões de dólares, parece justo receber uma pequena parte desse sucesso”.

Deodato Jr. enfatizou a modéstia do pedido dos criadores: “Os criadores não estão pedindo bilhões, nem mesmo milhões. Só um reconhecimento, uma parcela que reflita a contribuição que ofereceram. Isso não é apenas uma questão de ética, é uma questão de bom senso comercial. Criadores satisfeitos permanecem engajados, inspirados e leais. Mas quando o lado comercial não corresponde ao investimento criativo, é natural que os criadores se voltem para projetos nos quais tenham mais controle e onde seu trabalho possa levar a uma segurança financeira duradoura. É por isso que cada vez mais de nós estamos focando em projetos autorais, onde podemos realmente participar do sucesso das nossas criações”.

Concluindo sua mensagem, o ilustrador expressou sua esperança por uma mudança: “Não estou sendo amargo, só estou sendo realista. Tenho orgulho de ver Riri ganhar vida, e sempre vou valorizar os fãs que tornam isso possível. Mas espero que, um dia, as empresas que prosperam com base em nossas imaginações reconheçam verdadeiramente o valor que trazemos para a mesa. Marvel, vocês podem fazer melhor. E espero sinceramente que façam, pelo bem dos personagens que amamos e dos criadores que os tornam realidade”.

Coração de Ferro tem estreia marcada para o dia 24 de junho, no Disney+.

O elenco ainda conta com Anthony Ramos como o vilão Capuz, além de Lyric Ross, Shea Couleé, Zoe Terakes, Manny Montana, Shakira Barrera, Jim Rash, Cree Summer e Harper Anthony, todos escalados em papéis atualmente desconhecidos.

Chinaka Hodge (‘Snowpiercer’) servirá como showrunner da série.

Para quem não a conhece, Riri apareceu pela primeira vez em 2016, na série de quadrinhos escrita por Eve Ewing. Assim que Tony Stark foi deixado em coma após a Segunda Guerra Civil, o mundo precisava de um novo Homem de Ferro, e a prodígio de 15 anos de idade criou sua própria armadura, o que impressionou Stark ao ponto dele criar uma inteligência artificial de si mesmo para ajudá-la.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS