‘Coringa‘ estreou nos cinemas com grandes recordes e tem chamado a atenção das audiências ao redor do mundo por sua profundidade e complexidade.
E no último doming (06), o assessor Especial do presidente Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, compartilhou suas impressões sobre a produção, por meio de uma thread em sua conta oficial do Twitter.
Em suas publicações, o assessor pontuou que o longa aborda o “ressentimento esquerdista”, em um contexto de um “mundo sem Deus”. Martins foi ainda mais além em suas observações, ponderando que ‘Coringa‘ é “um retrato desesperador das consequências do mundo […] sem propósito, sem transcendência e sem redenção que a geração de maio de 1968 tentou criar”, fazendo alusão ao marco histórico de maio de 68, período de intensos movimentos estudantis ao redor do mundo.
Confira:
Assisti Joker. É uma demonstração do que a anomia social e o ressentimento esquerdista podem fazer com uma mente perturbada; um retrato desesperador das consequências do mundo sem Deus, sem propósito, sem transcendência e sem redenção que a geração de maio de 1968 tentou criar.
— Filipe G. Martins (@filgmartin) 6 de outubro de 2019
O filme é muito bem feito da perspectiva artística e a atuação do Joaquin Phoenix é genial, mas o desconforto e a agonia que ele causa no telespectador lembram o incômodo e a aflição causados pelos filmes niilistas do Harmony Korine. O antídoto está em obras como Crime e Castigo.
— Filipe G. Martins (@filgmartin) 6 de outubro de 2019
Há quem pense que estou criticando o filme. Pelo contrário: é um filmaço, de uma riqueza simbólica digna das grandes obras. Todo mundo deveria assistir.
— Filipe G. Martins (@filgmartin) 6 de outubro de 2019
O longa teve o maior fim de semana de abertura da Warner Bros desde ‘Liga da Justiça‘ em novembro de 2017. ‘Coringa‘ quase igualou a abertura do filme da Liga da Justiça, que fez US$ 93,8 milhões e contou com um orçamento muito maior.
‘Coringa’ é um filme violento demais?
Assista às nossas críticas:
Crítica | Coringa é o filme que o mundo precisa assistir…
‘Coringa‘, do diretor Todd Phillips, centra-se no icônico arqui-inimigo e é uma história fictícia original e inédita, nunca vista na tela grande. A história de Arthur Fleck, interpretado majestosamente por Joaquin Phoenix, é de um homem que luta para encontrar seu caminho na sociedade fragmentada de Gotham. Ele é um palhaço de festas durante o dia, ele aspira a ser um comediante stand-up a noite… mas ele acha que a piada sempre parece estar sobre ele. Preso em uma existência cíclica entre a apatia e a crueldade, Arthur toma uma decisão ruim que provoca uma reação em cadeia de eventos crescentes neste estudo de caráter arenoso.
‘Coringa’: Joaquin Phoenix diz que não se importa com opinião dos fãs sobre sua interpretação
Filme de origem do Coringa será ‘assustador’, afirma Joaquin Phoenix
Além de Phoenix, Robert DeNiro, Zazie Beetz, Marc Maron, Frances Conroy, Shea Whigham, Bill Camp e outros completam o elenco.