terça-feira, abril 30, 2024

Coringa: Delírio a Dois | Pontos IMPORTANTES para prestar atenção no primeiro trailer da sequência

Warner Bros. finalmente divulgou o primeiro trailer oficial da aguardada sequência ‘Coringa: Delírio a Dois’, que traz ninguém menos que Joaquin Phoenix de volta ao papel titular que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, e Lady Gaga como uma versão inédita da icônica Arlequina.

Com estreia agendada para o dia 04 de outubro, o longa-metragem dirigido por Todd Phillips não teve sua sinopse oficial divulgada, mas sabe-se que, na trama, Arthur Fleck é levado ao Asilo Arkham após os eventos da produção anterior – onde cruza caminho com a anti-heroína conhecida como Arlequina. A partir daí, o enredo explora como os dois se envolveram romântica e psicologicamente, através de uma espécie de musical jukebox que reflete a psicose compartilhada (folie à deux) de ambos.

Pensando nisso, preparamos uma breve matéria elencando os pontos mais importantes do teaser trailer a que você deve prestar atenção.

Confira:

ARLEQUINA

Diferente da história cânone dos quadrinhos da DC, Arlequina não começará a história como a Dra. Harleen Quinzel – responsável por cuidar de Arthur Fleck/Coringa em Arkham antes de se apaixonar perdida e psicoticamente pelo vilão e se transformar na antagonista como a conhecemos. Ao que tudo indica, após Arthur ser transferido para Arkham, ele cruza caminho pela primeira vez com uma já internada Harleen que, ao que tudo indica, admira todo o “trabalho” que seu par romântico fez em Gotham City. Uma sacada genial de Phillips, que também assina o roteiro ao lado de Scott Silver, em mudar os eixos narrativos que esperávamos para uma ambiciosa e intrigante aventura cinematográfica.

FOLIE SIMULTANÉE

Como já explorado em uma matéria paralela a esta, o título original de ‘Coringa: Delírio a Dois’folie à deux, faz menção a um distúrbio psicológico conhecido como psicose compartilhada. Mas isso não é tudo: existem várias ramificações desse distúrbio, incluindo uma intitulada folie simultanée (psicose simultânea) – muito provavelmente o objeto de estudo incorporado por Phillips para trazer a história à vida. Na folie simultanée, duas pessoas influenciam a desilusão uma da outra até se tornarem iguais ou muito similares – e a mais predisposta às ilusões psicóticas engatilha os sintomas na outra. Ora, até mesmo vemos Harleen, em determinado momento do trailer, dizendo a Arthur: “vamos sair daqui”, mostrando a clara influência que um exerce sobre o outro em níveis parecidos.

“O NOSSO SALVADOR”

Não deixe de assistir:

Há duas cenas que podem indicar a jornada de Arthur Fleck na sequência: a primeira delas mostra o protagonista titular fugindo de outras duas pessoas vestidas como Coringa, aterrorizando-o e fazendo com que ele tente escapar de um passado não muito remoto. A segunda o coloca dentro de uma viatura de polícia, em que ele parece ser aplaudido e venerado por uma multidão que o encara como um possível “salvador” – e que o leva a aceitar esse novo status. Para aqueles que não se lembram, o filme anterior terminou com uma anárquica confusão logo após o momento em que Arthur dá um tiro em Murray Franklin (Robert De Niro), levando a população de Gotham a se voltar contra o próprio poder e contra as instituições que dominam a cidade. Logo, é apenas natural que esse arco seja finalizado na sequência.

O MUNDO É UM PALCO

Como bem sabemos, ‘Coringa: Delírio a Dois’ será uma espécie de musical jukebox, em que clássicas canções terão uma roupagem diferente e versões originais. E, como pudemos perceber pelo trailer, as cenas que emulam esse gênero cinematográfico devem se passar não apenas na mente de Arthur, mas também na de Harleen, ainda mais levando em conta a psicose de que compartilham. Logo, não é surpresa que as sequências em questão sejam construídas com tons fortes de neon e com figurinos teatrais, buscando referências a inúmeros títulos para orquestrar um contraponto entre a realidade e a insanidade dos protagonistas.

“PUT ON A HAPPY SMILE”

shot final do trailer é simplesmente uma jogada impressionante de Phillips em colaboração com o diretor de fotografia Lawrence Sher – e não poderia ter maior simbologia para o que esperar da sequência. Seguindo os passos da clássica sequência em que Arthur Fleck escreve a frase “put on a happy smile” no primeiro filme, aqui vemos o momento exato em que Harleen mostra estar completamente apaixonada por Arthur ao desenhar um semi-sorriso com um batom vermelho (uma sutileza artística de tirar o fôlego e que, de imediato, nos leva a querer assistir ao longa-metragem).

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS