terça-feira, março 19, 2024

Crítica 2 | Malévola: Dona do Mal – A Bela acorda e o público adormece

Malévola: Dona do Mal chega aos cinemas mais perdido do que os executivos que aprovaram esse projeto. Sem ter muito mais o que contar, a continuação do sucesso de bilheteria de 2014 debuta nas telonas com quase duas horas de puro lenga-lenga e encheção de linguiça. Desperdiçando um elenco estelar e mais uma vez tentando transformar a bruxa má na heroína da história, o filme é um verdadeiro teste de paciência para quem for levar os filhos, sobrinhos ou irmãos pequenos ao cinema.

Desde os primeiros minutos do longa, fica perceptível que a equipe criativa não soube decidir entre manter o clima mais dark do antecessor ou abraçar o estilo clássico e batido dos contos de fadas não tão famosos do grande público. E isso reflete não apenas no visual, mas no estilo narrativo. Eles seguem tentando contar a história da Bela Adormecida pela ótica da vilã que não é vilã, mas agora esbarram em outro desafio: a princesa Aurora (interpretada pela fofa Elle Fanning) não apenas é um personagem que tenta conquistar seu espaço em tela, mas também tem seu próprio núcleo de personagens. Isso acaba fazendo de Malévola uma coadjuvante de sua própria história.

maleficent 2 first footage teases epic battle between angelina jolie and michelle pfeiffer 848919

Depois de muito sofrimento de roteiro com cenas e diálogos que não acrescentam em nada na mitologia proposta nessa interpretação, mergulhamos um pouco na origem desconhecida de Malévola. Bem pouco mesmo, porque a origem de sua “raça”, apesar de ser interessante, é tratada da forma mais superficial possível, utilizando o talentoso Chiwetel Ejiofor para algumas poucas cenas que prometem bem mais do que realmente entregam. E é isso que torna a experiência ainda mais frustrante. Você vê que talvez fosse possível explorar algo diferente na trama e trazer um pouco de inovação, só que a equipe “criativa” é tão acomodada que se satisfaz em mostrar o básico da forma mais genérica possível.

maleficent mistress of evil chiwetel ejiofor

Ao longo do filme, diversos temas que valem o debate são tocados, porém, nunca chegam a ser desenvolvidos. Eles tentam falar sobre sensação de pertencimento, espaço familiar, monarquia, guerra e paz, só que nunca desenvolvem nada disso. É tudo ridiculamente superficial. Passa o sentimento de que nem mesmo os produtores acreditaram no projeto e só fizeram a sequência para ganhar dinheiro.

Mas você deve estar pensando: filmes da Disney que fraquejam no roteiro pelo menos entregam um espetáculo visual, certo? Errado! O roteiro de ‘Malévola 2‘ só não é pior que o uso de CGI. O visual das criaturas mágicas é digno das computações gráficas do início dos anos 2000. Eles não conseguem passar nem realidade e nem abraçar o visual “cartoon” para fazer algo com o mínimo de personalidade. Ou seja, é ruim.

maleficent 7
O CGI de ‘Malévola 2’ vem aí pra garantir o pesadelo da garotada

Os personagens humanos são picolé de chuchu total. Até mesmo a personagem de Michelle Pfeiffer, que promete entregar algumas nuances e camadas, acaba se mostrando um personagem mega superficial e previsível. Ao fim, quem se salva dessa confusão toda é a própria Angelina Jolie. Coitada, ela entendeu que a Malévola é uma personagem que pode marcar sua carreira e fica nítido como ela se esforça para aquilo dar certo. A atriz está super confortável no papel e entrega a ambiguidade que essa versão da personagem propõe. A própria Elle Fanning não está mal. Mas só. Nem mesmo elas e um bom trabalho de figurino, que aí sim segue o padrão Disney de qualidade, são capazes de salvar a grande bomba da Disney em 2019.

maleficent 2 michelle pfeiffer 1 1557844259
Em um filme completamente mecânico, até Michelle Pfeiffer perde um pouco do brilho.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS