sexta-feira, março 29, 2024

Crítica 2 | ‘Não! Não Olhe!’ esconde uma potente mensagem por trás da máscara de terror sci-fi

Jordan Peele tornou-se uma das vozes mais expressivas do cenário do entretenimento contemporâneo e, apenas em sua estreia, conquistou aclame e sucesso financeiro – que lhe garantiu uma estatueta do Oscar de Melhor Roteiro Original e inúmeras outras indicações. Depois de ‘Corra!’, que é creditado como uma das melhores produções do século, Peele se jogou de cabeça no subestimado ‘Nós’, thriller psicológico estrelado por Lupita Nyong’o (e que é o favorito do cineasta por parte deste que vos escreve). Agora, o diretor, roteirista e produtor retorna às telonas com o aguardado ‘Não! Não Olhe!’, cujo mistério por trás da história e do desenrolar dos eventos de fato elevou nossas expectativas consideravelmente.

A simples trama acompanha OJ (Daniel Kaluuya), um fazendeiro e criador de cavalos que, depois da trágica morte do pai, toma conta dos negócios da família e é auxiliado pela extrovertida e tagarela irmã, Emerald (Keke Palmer), que tem uma ambição gigantesca de entrar na indústria do audiovisual. Resolvendo permanecer na pequena cidade de Agua Dulce para auxiliar o traumatizado OJ, Em tenta fazer o melhor que pode – mas, à medida que o tempo passa, os dois descobrem que algo de estranho se esconde nos céus, uma espécie de disco voador que se camufla nas nuvens e que ataca quando bem entende. E, quando eles se tornam alvo da fome mortal de uma criatura que ameaça a todos lá embaixo, decidem agir por conta própria para sobreviverem.

Conhecendo o estilo de Peele, nada é o que parece ser – e o terceiro longa-metragem do cineasta não seria diferente. Revestido por uma roupagem sci-fi que traz lembranças da rebeldia kitsch de ‘Marte Ataca!’ e do crescente suspense de ‘Guerra dos Mundos’, ‘Não! Não Olhe!’ mascara as verdadeiras intenções sob convencionalismos que, de certa maneira, já nos vem cansando há alguns anos. Afinal, temos a iminente e beligerante presença de um ser extraterrestre cujas intenções não são benévolas; a dinâmica de uma família marcada pelo luto e que precisa reatar os laços para conseguirem superar um problema gigantesco; e personagens coadjuvantes que servem como guias para a resolução da narrativa. Ora, não é surpresa que Kaluuya faz um ótimo trabalho, mas é Palmer quem rouba nossa atenção e que faz um glorioso retorno para os cinemas.

Entretanto, é inegável dizer que o diretor parece não saber em que caminho seguir – o que não significa que o filme seja ruim. Porém, quando colocamos a obra ao lado de suas predecessoras, é notável como o escopo mercadológico parece ter atingido Peele com força, visto que as outrora críticas sociais e o uso do terror como reflexo das teorias de raça do final do século XX e começo do século XXI deixa de existir em prol de uma universalização temática – cujas implicações no roteiro são óbvias demais. A estrutura narrativa divide-se em três linhas principais que convergem pela luta contra a ameaça alienígena (que não é um disco voador, e sim uma criatura metamórfica que ataca quando quer se alimentar), e todas se envolvem com o que chamamos de espetacularização – um termo que discorre sobre as consequências da fama.

Emerald faz de tudo para conseguir a tão sonhada chance em Hollywood, utilizando o negócio da família através de uma paixão pela história do cinema e pelo artístico sangue que corre em suas veias; Antlers Host (Michael Wincott), um renomado cineasta, auxilia os irmãos na tentativa de capturar imagens do disco e gestar o filme de sua carreira; Jupe Park (Steven Yeun), ex-estrela de televisão, transforma um trauma da infância em uma mistura de humor e ironia para alcançar o sucesso e o reconhecimento – cada qual enfrentando, à sua maneira, o consecutivo e derradeiro preço da avidez desmedida. OJ, por sua vez, serve como contraponto, contentando-se em criar os cavalos e manter a vida normal que lhe é usurpada com a presença do extraterrestre.

Enquanto o roteiro tropeça mais vezes do que gostaríamos, o restante das engrenagens se encaixa com perfeição: temos a forte direção de Peele, que aposta fichas na simplicidade técnicas e na elaboração contemplativa de um cenário desértico; a trilha sonora de Michael Abels dialoga com outras do gênero, seja pela tétrica sensação de observação, seja pelo uso pungente e dissonantes dos instrumentos de corda, mas sempre visa a uma bizarra originalidade que remonta aos filmes de aventura dos anos 1990; a fotografia conflituosa equilibra os tons quentes do amarelo com o suspense melancólico do azul, que transforma os frames em pequenas pinturas aterrorizantes – principalmente em uma determina sequência em que o casarão de Em e OJ é alvejado com sangue.

‘Não! Não Corra!’ pode não ser a melhor entrada da jovem filmografia de Peele, mas, sem sombra de dúvida, ainda é uma divertida aventura pela mente de um dos principais nomes do cenário cinematográfico atual. Por vezes, as fórmulas sci-fi ofuscam a ambição quase antropológica de que o cineasta se vale – porém, o resultado é bastante positivo e abre margem para interpretações infinitas e mirabolantes.

Não deixe de assistir:

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Jordan Peele tornou-se uma das vozes mais expressivas do cenário do entretenimento contemporâneo e, apenas em sua estreia, conquistou aclame e sucesso financeiro – que lhe garantiu uma estatueta do Oscar de Melhor Roteiro Original e inúmeras outras indicações. Depois de ‘Corra!’, que é...Crítica 2 | 'Não! Não Olhe!' esconde uma potente mensagem por trás da máscara de terror sci-fi