quarta-feira, janeiro 21, 2026

Crítica | A Maldição da Chorona – Cheio de Jumpscares, terror de James Wan faz sucesso na Netflix

CríticasCrítica | A Maldição da Chorona - Cheio de Jumpscares, terror de James Wan faz sucesso na Netflix

James Wan se tornou um dos principais mestres do terror da atualidade, seja na direção ou na produção de filmes que se tornam sucesso instantâneos. Após dirigir ‘Jogos Mortais‘ e ‘Sobrenatural‘, ele se fixou como um dos diretores mais disputados de Hollywood ao realizar o sensacional ‘Invocação do Mal‘ e iniciar um Universo Compartilhado extremamente lucrativo que se tornou um fenômeno nas bilheterias.

Mesmo após deixar a direção em ‘Invocação do Mal 2‘ Wan continuou no comando do Conjuring Universe como produtor.

Chegou na Netflix o novo rebento da franquia, intitulado  ‘A Maldição da Chorona‘ (‘The Curse of La Llorona‘), que por alguns não é considerado um filme da saga – mas foi vendido como.



Não, não é um filme sobre a Chiquinha do ‘Chaves‘. Se você não conhece a Chorona, não se preocupe. Muito conhecida no México, a Lenda Urbana nunca teve força no Brasil. Trata-se de uma entidade sobrenatural que se assemelha ao nosso Bicho-Papão.

Os testemunhos contam que, quando as famílias se recolhiam em seus lares após o cair da noite, eram despertados no meio da madrugada por um choro agoniado e profundo, que aparentemente seria de uma mulher. Daí então ela começou a ser chamada de ‘A Chorona’, uma mulher que assassinou os dois filhos para se vingar do marido e continua vagando em busca de crianças para levar com ela e amenizar sua dor.

Aproveitando a popularidade da entidade, os roteiristas Mikky Daughtry e Tobias Iaconis desenvolveram um filme de terror que acompanha a jovem assistente social Anna (Linda Cardelini), que precisa cuidar dois dois filhos sozinha após a morte do marido. Após se envolver com um caso de abuso infantil, ela acaba atraindo a fúria da Chorona e contará com a ajuda de um Curandeiro (Raymond Cruz) para salvar seus filhos da poderosa entidade.

O grande acerto do filme está em seu elenco. Linda Cardelini, que interpretou a Velma de ‘Scooby-Doo‘, entrega uma atuação bastante sóbria e série que contrasta com o humor de Reymond Cruz (‘Breaking Bad‘), que interpreta um Curandeiro expulso da Igreja Católica. Porém, o grande destaque vai para os filhos da protagonista (vividos por Jaynee-Lynne Kinchen e Roman Christou), que demonstram um grande talento para filmes de terror e são responsáveis pelas melhores cenas do filme.

A direção de Michael Chaves não tem o brilhantismo de James Wan mas é bastante competente ao entregar sustos para a audiência, mesmo que abusando para os velhos clichês do gênero.

Essa produção de Wan é um filme que assusta e diverte ao mesmo tempo. Repleto de Jumpscares que vão fazer você pular da cadeira, o filme é diversão garantida e serve o seu proposito de entreter sem grandes ambições. Se você gosta de tomar sustos, ‘A Maldição da Chorona‘ é um prato cheio.

 

author avatar
Renato Marafon Editor-Chefe
Apaixonado por cinema, filmes, TERROR, e criador do site CinePOP aos 13 anos em 1999.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS