Ano após ano as produtoras vêm reparando que investir em filmes natalinos é uma boa ideia, afinal, o público gosta e vê diversos títulos em sequência, “para entrar no clima”. De olho na diversidade temática e na variedade de público, chega agora às plataformas de aluguel sob demanda o longa ‘Alguém Avisa?’ – um filme natalino lésbico.

Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) têm um relacionamento sério há um ano e, numa noite, num impulso, Harper convida Abby a passar o Natal com sua família, dando um passo que, no dia seguinte, ela se arrepende, afinal, sua família não sabe que ela é lésbica. Apesar da saia justa, Harper decide levar o plano adiante, pedindo que Abby finja que é apenas sua companheira de quarto. O plano poderia dar certo, não fosse o fato da família de Harper ser extremamente preocupada com as aparências, afinal, o patriarca da família, Ted (Victor Garber) está se candidatando às eleições locais, e o contato de Harper com sua antiga vida a faça repensar suas escolhas.

Podemos combinar que o argumento de ‘Alguém Avisa?’ não é exatamente original – a pessoa que leva o(a) parceiro(a) para conhecer a família nas festas de fim de ano. Só que, assim como ‘Corra!’, o diferencial em ‘Alguém Avisa?’ reside na forma como esse argumento é desenvolvido no roteiro de Mary Holland e Clea DuVall. Ao trazer esse universo estilo ‘Entrando Numa Fria’ para o contexto de uma família supostamente homofóbica e um casal protagonista lésbico, o filme inova ao mostrar que esse simples gesto – o de apresentar o(a) namorado(a) para a família – é completamente diferente quando não se faz parte do padrão normativo.



Kristen Stewart e Mackenzie Davis (que, não à toa, é a cara de Allison Williams, de Corra!’, o primeiro filme desse gênero que trouxe esse argumento para um contexto fora da normatividade) têm boa química, embora, lá pelas tantas, quem roube a cena mesmo seja Riley (Aubrey Plaza), e o espectador meio que passa a torcer por ela. A participação especial de Dan Levy como o melhor amigo John é pontual, mas arranca boas risadas.

Clea DuVall constrói uma bela narrativa natalina com seu ‘Alguém Avisa?’, inserindo genuínas situações de tensão e de emoção que ocorrem nas festas de fim de ano comuns à quaisquer famílias, independentemente da orientação sexual, e esse é o principal triunfo do seu longa: mostrar que não há aparência que se sustente na mentira, e que as tensões e dificuldades atravessadas por pessoas de orientação sexual alternativa à da normatividade são reais e diferentes do que comumente é visto nos filmes natalinos, mas que sim, elas existem, e, portanto, também precisam ser contadas.



Ainda que em algumas cenas ‘Alguém Avisa?’ seja um pouco didático demais, é, sem dúvida, um dos melhores e mais emocionantes filmes natalinos do ano. Com um final arrebatador digno de arrancar lágrimas, é um filme que merece e precisa ser visto por todos e todas.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva