sábado, abril 20, 2024

Crítica | Cadê Você, Bernadette? – Cate Blanchett dá SHOW como gênia da arquitetura

Uma mulher genial, supercompetente na sua área de profissão. Mas você não sabe de nada disso porque quando ‘Cadê Você, Bernadette?’ começa, esta mulher já está em outro momento de sua vida, onde, reclusa, tenta com todas as suas forças afastar o mundo de si e focar sua vida apenas na filha, Bee (Emma Nelson, bem natural como uma adolescente com bom relacionamento com a própria mãe), em constante esforço de alienação da realidade.

Acontece que essa mãe é Bernadette Fox (Cate Blanchett, em um impressionante crescente de uma mulher à beira de um ataque de nervos, mas que tenta a todo instante se controlar para conseguir se manter em sociedade), gênia da arquitetura extremamente antissocial, incapaz de construir vínculos com qualquer indivíduo de Seattle, para onde se mudou antes de sua filha nascer. Não bastasse tudo isso, seu marido, Elgie Branch (Billy Crudup, sem destaque na sua interpretação), convenientemente se acomoda com essa exclusão ambiental da esposa, afinal, ele mesmo é uma pequena promessa da computação, com um projetinho vendido para a Microsoft. Portanto, ele fecha os olhos para os evidentes problemas de sua mulher.

Não é preciso muito esforço para ver em Bernadette o retrato da mulher moderna, que trabalha, cuida dos filhos, cuida da casa e que simplesmente deixa seus sonhos e a si mesma em segundo plano. Soma-se a isso uma profunda crise emocional e estética na qual essa mulher se encontra, em evidente crescente de profunda depressão, à qual sua pequena família é incapaz de enxergar. Bernadette é uma mulher à beira de um ataque de nervos, semelhante às musas de Woody Allen, que se agarra em qualquer pequena respiração de conforto e afeto porque simplesmente não dá conta de cumprir todos os papéis que lhe são incumbidos pela sociedade de maneira a, ainda por cima, se apresentar em público de maneira sociável, arrumada, penteada e feliz.

A regência de Richard Linklater na direção do longa abre espaço para notório desenvolvimento de Cate Blanchett, e, juntos, os dois constroem um retrato acelerado e nervoso do papel da dupla expectativa feminina na engrenagem social. O resultado é um bom filme com ritmo constante e evolutivo, mesclando diversos gêneros bem marcados na transição dos atos: da comédia dramática, para o drama, para o thriller. Tudo através de um roteiro delicioso pontuado com piadas superácidas, mal humoradas, sarcásticas, que anunciam a tragédia por vir.

Destaque merecido também à carismática Kristen Wiig, no papel da empenhada vizinha Audrey, em um retrato do cotidiano suburbano norte-americano que se ocupa e se engaja da sua pequena comunidade como se sua vida dependesse disso – o que leva ao extremo de tentar controlar a vida dos outros. Hilário, porém, real e incômodo. Ah, e ainda temos Lawrence Fishburne, em participação especial de uma cena.

A adaptação em longa-metragem de ‘Cadê Você, Bernadette?’, baseada no best-seller da Maria Semple (que também já foi responsável por alguns episódios de Mad About You’ e ‘Beverly Hills, 90210’), faz competente tradução do papel social da mulher do século XXI, a quem os sonhos são relegados ao espaço de último item da lista e a quem o espaço criativo é negado por conta da construção patriarcal da sociedade, que lhe confere espaço social caseiro, não do pioneirismo e do destaque.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS