Em isolamento social, mas não sozinhos…

Enquanto os grandes blockbusters de Hollywood tiveram que pausar suas produções por causa da devastadora pandemia de coronavírus, um gênero viu no distanciamento social uma oportunidade para ser criativo: o terror independente. Diversos filmes do gênero foram gravados durante o período de quarentena, e ‘Cuidado com Quem ChamaHost‘, que segue a mesma fórmula que o bem-sucedido ‘Amizade Desfeita‘, destaca-se entre os demais por usar de forma inteligente os seus limitados recursos.

O filme foi lançado no Brasil pela Netflix e já é considerado um fenômeno.

A trama é simples: seis amigos se reúnem em uma chamada de vídeo para fazer uma sessão espírita com a ajuda de uma especialista, mas as coisas começam a dar errado e se tornam um pesadelo quando eles percebem que não estão mais sozinhos em suas casas…



O que torna esse terror tão eficiente é o fato dos personagens estarem vivendo exatamente o mesmo que nós, os espectadores. Assim como eles, nós também estamos em quarentena, recorrendo a vídeo-chamada e outros recursos na internet para mantermos contato com os nossos amigos. E os atores fazem um bom trabalho em manter uma interação natural, possivelmente espontânea, que nos faz acreditar que eles são mesmo um grupo que se conhece.

Apesar do roteiro não ter aproveitado ao máximo os recursos disponíveis – ‘Amizade Desfeita‘, por exemplo, explorou bem mais os elementos desse formato –, há alguns momentos inspirados, como a cena sinistra envolvendo um certo filtro. Em geral, as cenas assustadoras são eficientes, apesar de não trazerem nada de novo ao gênero. O longa faz um bom uso de jumpscares e a tensão progressiva da história ajuda na formação de uma atmosfera bem construída.

Aproveite para assistir:



Vale destacar que esse não é um filme para quem estiver esperando por explicações ou grandes reviravoltas. Não há muita exposição sobre o que está acontecendo, apenas algumas sugestões. Nesse sentido, a medium que dá início à sessão espírita poderia ter sido melhor aproveitada na trama, mas esse é um filme curto (menos de uma hora de duração), que não perde tempo em aprofundamento. Obviamente, isso não afeta o desenvolvimento da história, mas irá frustrar quem estiver esperando algo a mais.

Em geral, ‘Cuidado com Quem Chama‘ é um filme que traz um conceito simples e bem executado, que incorpora elementos do nosso cotidiano atual para tornar o terror acontecendo na tela ainda mais relacionável para os espectadores, que facilmente podem se sentir no lugar dos personagens no isolamento de suas próprias casas. Vale a pena conferir essa produção, especialmente se você estiver sozinho em casa e de luzes apagadas…



Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva