O Festival de Cannes é notoriamente considerado um dos eventos mais glamourosos e requintados da indústria cinematográfica, por onde anualmente passam alguns dos cineastas, produtores e atores mais consagrados dentro e fora de Hollywood.
Famoso por seus códigos de conduta que englobam da vestimenta ao modelo de sapatos, o festival, que se passa na Riviera Francesa, é mundialmente conhecido pelas ostensivas entradas no tapete vermelho, onde atrizes e demais membros da indústria desfilam peças exclusivas assinadas por consagrados estilistas.
Além disso, Cannes é obviamente o grande palco de algumas das principais apostas da temporada de premiações, estampando em seu line-up longas independentes, bem como de alto orçamento.
Esse pequeno universo particular tem sido compartilhado pela crítica de cinema Fabiana Lima Rocha, que através de um financiamento coletivo, conseguiu custear sua cobertura do festival para outro veículo de imprensa do Brasil. Mas o que deveria ser apenas um ponto de vista dinâmico, mais colorido e entusiasmado de uma jornalista vivendo algo novo, acabou se transformando em uma polêmica.
No Twitter, sua cobertura valorizando os meandros do festival (o luxo, o fluxo de celebridades e o requinte do evento) acabou sendo alvo de duras críticas. Em uma thread publicada na rede social, um usuário chamado Gabriel Luna ponderou sobre a postura da jornalista em supostamente focar sua cobertura no “glamour e espetáculo”.
Confira:
correndo o risco de ser mal visto pela comunidade cinefilia, mas preciso dizer como acho extremamente supérfluo a visão que a tal critica que foi pra cannes passa para o público. os filmes parecem ficar em segundo plano e o festival é sustentado em glamour e espetáculo.
— Gabriel Luna (@gabrielcluna) May 18, 2023
Não deixe de assistir:
A publicação, que teve mais de 19 mil visualizações, repercutiu entre jornalistas e críticos, gerando uma reação em cadeia de ataques injustos à colega de proifissão e ao seu trabalho. Por outro lado, diversos profissionais do ramo saíram em sua defesa, refletindo sobre a importância da pluralidade de perspectivas e sobre a importância do trabalho de Fabiana.
Confira algumas reações:
Entro hoje no tt depois de um certo tempo e vejo ataques injustos pra cima de uma das melhores criticas e criadoras de conteúdo que temos. me fez pensar como isso não é pra mim, esse mundo das redes é difícil demais, demais. não sei como ela aguenta.
— cinefilo incompreendido (@caiquehenry_) May 19, 2023
Não sou de postar vídeos aqui, mas este sentimento de superioridade do “film twitter” me irrita demais. pic.twitter.com/ru06c6xQRA
— Pablo Villaça (@pablovillaca) May 20, 2023
Como o @pablovillaca é necessário!
Que a gente sempre tenha empolgação e paixão ao escrever sobre o que amamos! https://t.co/PLT3OuYHO7— Samantha Millan (@sammillant) May 20, 2023
Os “críticos” do Film Twitter precisam “aprender” a amar mais os filmes do que a falar mal deles – ou precisam gostar mais de ver os filmes do que de ler o que eles escrevem sobre os filmes.
Esse povo que resmunga sobre filmes de forma blasé são um desserviço à própria atividade https://t.co/x1E0JfVyaM— Fábio Rockenbach – A Experiência do Cinema (@RockenbachFabio) May 20, 2023
Que vídeo importante do @pablovillaca. As redes (Twitter, especialmente) fazem a gente sentir vergonha por ser apaixonado e entusiasmado sobre o que ama. Mas por que falar/fazer arte se não for pra ser de coração? Isso transparece no trabalho. Aproveite Cannes, @fabianalr_ ❤️ https://t.co/JLH140UU2p
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) May 20, 2023
Seu trabalho é fenomenal e não é esse anti-querido que vai diminuí-lo. Você tem sido uma das críticas que mais gosto de acompanhar nesses últimos tempos, porque sai do raso que a crítica mainstream sofre e se aprofunda sem medo, sem deixar de ser acessível ao seu público
— Vinícius Oliveira Rocha (@voliveira_95) May 19, 2023
Em seu perfil no Twitter, Fabiana desabafou brevemente sobre o assunto, expressando sua frustração com os ataques sofridos, salientando ainda toda sua luta para realizar o sonho de fazer uma cobertura para o Festival de Cannes.
Confira:
Eu fiz o inferno pra conseguir estar aqui, nao to dizendo que todo mundo conseguiria $ pra isso mas muita gente sequer se esforça e so sabe se colocar do alto de um pedestal que n existe p falar dos outros.
Realize os SEUS sonhos. Eu realizo os meus. https://t.co/pDU9MxdHif
— Fabi (@cinemafilia) (@fabianalr_) May 19, 2023