James Patterson é um escritor best-seller internacional que leva ao pé da letra esse título. Autor de dezenas de livros, uma das principais características de sua escrita é construir histórias fluidas, que o leitor simplesmente não consegue parar de ler até saber o fim. Transitando entre romance, romance policial e suspense, muitos dos seus livros já ganharam adaptação cinematográfica, como ‘Na Teia da Aranha’ (com Morgan Freeman) e ‘A Sombra do Inimigo’ (com Tyler Perry), dois filmes que adaptaram as aventuras do detetive Alex Cross para as telonas. Agora, numa maneira mais robusta, o famoso investigador da ficção ganha o formato de uma série, ‘Detetive Alex Cross’, que acaba de chegar essa semana aos assinantes da Prime Video.
Tudo ia bem na vida de Alex Cross (Aldis Hodge, de ‘Adão Negro’), até que uma fatalidade tira a vida de sua esposa, Maria (Chauntée Schuler Irving). Um ano se passa, Cross não conseguiu achar o assassino e sente sua vida desgovernada, mesmo ele tentando segurar as pontas. Quando o corpo de um jovem negro, a comunidade toda se reúne para acusar a polícia de maus tratos, ao passo que a chefe Anderson (Jennifer Wigmore) quer que o caso seja tratado como suicídio por overdose. Porém, Cross e seu parceiro Sampson (Isaiah Mustafa), desconfiam e passam a investigar o caso como homicídio, e acabam cutucando gente muito poderosa. Ao mesmo tempo, Alex passa a ser ameaçado por alguém do seu passado, que passa a rondar sua casa e trazer elementos do assassinato de Maria de volta à tona, e agora Alex terá que encontrar muito equilíbrio para dar conta de sua vida pessoal e da sua vida profissional sem que uma influencie na outra.
Dividido em oito episódios de cerca de uma hora cada, a série ‘Detetive Alex Cross’ adapta não um, mas vários livros da série literária, de modo que o leitor que acompanha o personagem poderá identificar mais de uma trama entrelaçada nesta primeira temporada.
O roteiro, escrito a muitas mãos e encabeçado por Blaize Ali-Watkins, consegue entrelaçar bem as subtramas que direcionam esse suspense policial de investigação criminal. Misturando estilos já vistos em ‘Criminal Minds’ e ‘House’, Alex Cross é aquele cara que sozinho consegue adivinhar os próximos passos dos suspeitos. Balanceando bem o crime policial com a vida pessoal em risco, o roteiro introduz bem os personagens, mas os descarta sempre da mesma maneira, o que acaba cansando porque força uma barra tremenda – até literalmente o fim, na cena de pós-créditos.
Ainda assim, ‘Detetive Alex Cross’ é uma série muito bem dirigida, em especial no tocante ao elenco, que entregou as emoções exatas que os personagens pediam. Os quatro principais – Aldis Hodge, Isaiah Mustafa, Ryan Eggold e Johnny Ray Gill – performam de tal modo convincente e com tanta elegância, que é-nos difícil, entre vilões e mocinhos, ser 100% a favor de qualquer um deles, diante das camadas e camadas de motivos e de humanidade que empregam em seus personagens.
Não deixe de assistir:
Tal qual os livros de Patterson, a primeira temporada da série ‘Detetive Alex Cross’ é totalmente maratonável, difícil mesmo de deixar de lado pois o clima envolvente de suspense policial, mistério e investigação constrói reviravoltas que estimulam você seguir para o próximo capítulo. É uma das melhores produções da Prime Video esse ano.