‘Foi Apenas um Acidente’: Mehdi Mahmoudian, roteirista do longa, é preso no Irã

Destaque'Foi Apenas um Acidente': Mehdi Mahmoudian, roteirista do longa, é preso no Irã

Mehdi Mahmoudian, corroteirista do aclamado filme indicado ao Oscar ‘Foi Apenas um Acidente’, foi preso recentemente em Teerã. O ativista e escritor foi detido por se manifestar contra o regime da República Islâmica do Irã.

De acordo com o Deadline, Mahmoudian foi levado pelas autoridades junto com Vida Rabbani e Abdullah Momeni. O motivo da detenção, ocorrida no último sábado, foi a assinatura de uma declaração conjunta condenando as ações de Ali Khamenei, o líder supremo do país.

O renomado diretor Jafar Panahi, que também assinou o manifesto e trabalhou diretamente com Mahmoudian, emitiu um comunicado emocionante sobre a prisão de seu colaborador e amigo, descrevendo-o como um “pilar silencioso”:

Confira o comunicado e siga o CinePOP no Youtube:

“Conheci Mehdi Mahmoudian na prisão. Desde os primeiros dias, ele se destacou, não apenas por sua postura calma e sua conduta gentil, mas também por um raro senso de responsabilidade em relação aos outros. Sempre que um novo prisioneiro chegava, Mehdi tentava fornecer itens básicos e, mais importante, oferecer tranquilidade. Ele se tornou um pilar silencioso dentro da prisão, alguém em quem detentos de todas as crenças e origens confiavam e com quem desabafavam

Passamos sete meses atrás das grades juntos. Alguns meses após sua libertação, enquanto eu trabalhava no roteiro de Foi Apenas um Acidente, pedi que ele ajudasse a aprimorar os diálogos. Seus nove anos de prisão lhe deram um conhecimento direto e vivido do sistema judiciário e da vida carcerária. Além disso, seu amplo trabalho de campo em direitos humanos o tornou uma fonte confiável e de autoridade para consulta”.

Lembro que, durante as filmagens de Foi Apenas um Acidente, gravamos à noite um plano-sequência de treze minutos em que o interrogador é amarrado a uma árvore, do anoitecer ao amanhecer, mas o resultado não ficou bom. Na noite seguinte, levei Mehdi ao set para ajudar, aproveitando seu entendimento sobre interrogadores e os detalhes sutis que precisávamos acertar. Naquela noite, com a ajuda de Mehdi, finalmente conseguimos capturar a cena.

Quarenta e oito horas antes de sua prisão, conversamos por telefone e depois trocamos algumas mensagens. Enviei minha última mensagem às quatro da manhã. Ao meio-dia do dia seguinte, não houve resposta. Fiquei preocupado e entrei em contato com amigos em comum; nenhum deles tinha notícias dele. Algumas horas depois, a BBC Persian anunciou oficialmente que Mehdi Mahmoudian, junto com Abdollah Momeni e Vida Rabbani, havia sido preso.

Mehdi Mahmoudian não é apenas um ativista de direitos humanos e um prisioneiro de consciência; ele é uma testemunha, um ouvinte e uma rara presença moral, uma presença cuja ausência é imediatamente sentida, tanto dentro dos muros da prisão quanto além deles”.

O filme de Panahi acompanha cinco personagens que acreditam ter identificado o promotor que os torturou durante suas próprias prisões. No entanto, como todos estavam vendados na cadeia, nenhum deles pode ter certeza absoluta de que o homem capturado é de fato o responsável.

Jafar Panahi assina a direção e o roteiro do longa, que é estrelado por Vahid Mobasseri, Ebrahim Azizi, Majid Panahi, Mariam Afshari, Hadis Pakbaten e Mohamad Ali Elyasmehr.

José Guilherme
José Guilherme
José Guilherme é jornalista formado e apaixonado por boas histórias desde a infância. Atua na cobertura de cultura desde 2023, com foco em cinema, séries e animes. Entusiasta do audiovisual, também valoriza boas conversas tanto quanto grandes narrativas.

Inscrever-se

Notícias

10 filmes brasileiros além dos blockbusters para você descobrir em 2026

Nosso cinema está nos brindando frequentemente com produções maravilhosas...

Inteligência Artificial: 10 filmes INTRIGANTES sobre o tema

A cada geração que passa, os estudos sobre tecnologia...

‘Michael’: Cinebiografia sobre o rei do pop é MASSACRADA pela crítica internacional; Confira!

'MICHAEL', cinebiografia sobre o lendário rei do pop Michael Jackson, chega...

Sydney Sweeney teve participação CORTADA de ‘O Diabo Veste Prada 2’; Saiba mais!

Segundo a EW, a participação de Sydney Sweeney ('Euphoria') em...

Cantor D4vd é acusado de MATAR adolescente de 14 anos

O cantor e compositor D4vd foi formalmente acusado de...