sexta-feira, abril 19, 2024

Crítica | Emergency: Comédia da Amazon com Sabrina Carpenter mistura o absurdo com questões raciais poderosas

Filme assistido durante o Festival de Sundance 2022

Um inesperado e inocente incidente envolvendo universitários se transforma em uma eclosão catastrófica de eventos na impressionante comédia dramática indie Emergency. Aqui, Carey Williams retorna ainda mais afiado em seu segundo filme, construindo um humor apurado e irreverente a partir de questões sociorraciais tão fundamentais e importantes. Como um inesperado encontro entre o clássico contemporâneo Superbad – É Hoje e o documentário Eu Não Sou Seu Negro, o longa é uma experiência catártica às avessas: À medida em que nos faz rir, também vai afundo na reflexão existente na famosa citação “sou um homem preto em um mundo branco”.

De maneira despretensiosa, Williams e o roteirista KD Davila começam seu filme seguindo a clássica estrutura de uma comédia teen: Dois jovens debatendo sobre seus interesses amorosos, enquanto planejam uma insana noite de festas e aventuras juvenis. Mas o que aparenta ser uma jornada repleta de clichês do gênero e situações absurdas, se transforma em uma desventura cataclísmica de proporções bíblicas, em que três jovens, dois negros e um latino, precisam garantir que uma jovem menor de idade e bêbada – que invadiu e desmaiou em sua residência – seja devidamente levada a um hospital. Com uma possível cena de um crime instalada diante dos seus olhos, eles precisam agir de forma cívica – enquanto pisam em ovos para garantir que nenhum julgamento inadequado sobre o caráter deles seja feito.

E é a partir daí que Emergency se desabrocha diante dos nossos olhos, nos mostrando como a promessa de uma noite alucinante se transforma em um cômico e genuíno pesadelo em que a cor da pele de três jovens podem determinar os rumos de suas vidas para sempre. Entre piadas manjadas e comuns do ambiente universitário e muitas pressões sociais, existe uma trama poderosa e reflexiva – que nos toma pela mão em uma jornada de sentimentos dúbios. Sempre promovendo o riso escancarado na audiência, Williams instantaneamente nos leva a refletir a cada nova piada, cacoete e maneirismo.

Mantendo seu filme leve, mas sempre cercado por questionamentos pesados, o diretor nos leva aos extremos do humor e do drama em fração de segundos – abordando os dilemas da negritude em uma América que ainda desconfia do seu próprio povo, apenas pelo tom de sua pele. Apresentando uma espiral de medo e dúvidas a partir das impressionantes performances de seu elenco principal – RJ Cyler, Donald Elise Watkins, Sebastian Chacon e Sabrina Carpenter -, Emergency explora o histórico de abusos e injustiças cometidas contras negros, pautando o pavor na consciência do nosso trio protagonista e nas circunstâncias desencadeadas do inesperado perrengue da invasora garota branca.

Originalmente apresentado como um curta-metragem na seleção oficial do Festival de Sundance de 2018, Emergency é uma experiência cinematográfica espetacular trazida pela Amazon Prime Video, além de ser uma prova de que Williams ainda tinha uma história muito maior a ser compartilhada com o mundo. Seriamente divertido, a comédia dramática é autêntica como diariamente desejamos que o cinema seja. Completo e didático, Emergency faz do entretenimento uma reflexão crucial e singular sobre problemas raciais que ainda insistem e resistem.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Filme assistido durante o Festival de Sundance 2022 Um inesperado e inocente incidente envolvendo universitários se transforma em uma eclosão catastrófica de eventos na impressionante comédia dramática indie Emergency. Aqui, Carey Williams retorna ainda mais afiado em seu segundo filme, construindo um humor apurado e...Crítica | Emergency: Comédia da Amazon com Sabrina Carpenter mistura o absurdo com questões raciais poderosas