Crítica | Estado Zero – Yvonne Strahovski e Cate Blanchett estrelam trama de imigração na Netflix

Através das lentes de uma mulher branca e que vem de uma situação financeira estável, presa injustamente em um lugar em que não deveria estar, olhamos com outros olhos para o sistema prisional, os processos burocráticos e os sonhos interrompidos nos centros de detenção de imigrantes ilegais. Será que é tão inovador e potente assim? Esta poderia ser a sua descrição banal de alguma temporada de ‘Orange Is the New Black’, mas aqui nossa atenção está voltada para outros lugares, outro país, outro continente. É na Austrália que ‘Estado Zero’ busca uma nova maneira de falar sobre a situação de refugiados e a batalha por uma nova esperança. Ela nem sempre acerte em cheio no ângulo correto da história — ou, às vezes, não identifica com clareza onde está o real protagonismo da trama — mas traz uma mensagem poderosa sobre a banalidade da tragédia. 

Inspirada na história da australiana Cornelia Rau, a série parte do ponto de vista de Sofie Werner (Yvonne Strahovski), uma comissária de bordo que, de saco cheio da própria vida, pede demissão e acaba sendo atraída por uma espécie de culto de auto-ajuda chamado GOPA, onde rapidamente cai nas graças dos líderes, a carismática Pat (Cate Blanchett) e seu companheiro, Gordon (Dominic West). Quando Sofie imagina ter confiança o bastante para deixar sua vulnerabilidade à solta, descobre motivos mais sombrios por trás dos risos e passos de dança, e é isso que a faz fugir de tudo, inclusive de sua própria identidade, em busca de refúgio. 

Stateless LimitedSeries Episode1 00 38 32 08R

 

Assim, Sofie se transforma em Eva Hoffman, uma mochileira alemã não-documentada que vai parar no Centro de Detenção de Baxter. Tudo o que ela quer é ser deportada para a Alemanha, mas precisa aguardar julgamento neste limbo por não poder comprovar a suposta identidade.

A instabilidade psíquica e emocional de Sofie se apresenta desde o início como a força-motriz desta minissérie de 6 episódios, que em nenhum momento se contenta com uma narrativa linear tradicional e se ancora em flashbacks para comparar o estado emocional da protagonista antes, durante e depois de sua passagem pelo culto. Ao mesmo tempo, ‘Estado Zero’ ganha tração quando apresenta os demais protagonistas e faz suas histórias se cruzarem em um emaranhado de decisões complexas que assolam cada um deles. Ameer (Fayssal Bazzi) é um pai de família do Afeganistão que se encontra separado da esposa e das filhas após sair em busca de refúgio e um futuro melhor. Cam Sandford (Jai Courtney) é um pai de três crianças que consegue um emprego como guarda em Baxter e logo descobre que vai enfrentar um desafio tentando manter sua essência íntegra enquanto lida com o ciclo de violência e banalidade dos colegas. A burocrata Claire (Asher Keddie) é enviada para lidar com as controvérsias e a imagem negativa da prisão junto à imprensa, e eventualmente também se descobre exausta frente a um sistema desenhado para esconder a sujeira sob o tapete. 

Enquanto essas histórias se entrecruzam e aqueles que deveriam garantir a lei são colocados no holofote em óticas negativas e violentas, ‘Stateless’ reúne os elementos necessários para uma trama atraente, mas muitas vezes parece tentar dizer tantas coisas ao mesmo tempo que o resultado soa disperso ou exagerado. A ânsia em voltar para a história de Sofie parece se ancorar mais no star-power da excelente Strahovski do que no quanto aquela história tem a oferecer — que não é muito, apesar de não ser nenhum sacrifício ver a atriz exercitando seus talentos de forma tão sutil após três temporadas no arco circular de Serena Joy em ‘The Handmaid’s Tale’

STATELESS 103 190624 0126R

Dessa forma, o maior equívoco da produção está na teimosia em não enxergar que o epicentro emocional está na banalidade da história de Ameer e sua família. Bazzi entrega uma performance muito delicada, que foge de grandes gestos dramáticos para contar nos detalhes o conflito interno e a dor daquele pai tão desesperado. O fato de aquela ser a história de centenas de famílias que fazem a mesma escolha desafiadora com resultados igualmente sofridos faz desta uma narrativa ainda mais pertinente, que poderia ter sido melhor iluminada se a série não estivesse tentando dar um passo maior que a perna. 

Não deixe de assistir:

Mesmo assim, muitas vezes uma versão mais sofisticada de ‘Stateless’ consegue se destacar, sobretudo quando não coloca os oficiais — vistos sobretudo através de Cam e Claire — como cegos cumpridores da lei sem alma ou instinto moral e ético. O gradual mas certeiro declínio do personagem de Courtney é visto através da relação com a família, e é provavelmente uma das suas melhores atuações — uma que não se ancora no reforço da imagem máscula e permite ao público que se aproxime e se afaste dele ao longo dos episódios de acordo com as decisões contraditórias, mas bem arquitetadas e apresentadas, que ele toma.

Muito dessa sofisticação vem graças à direção colaborativa entre Emma Freeman e Jocelyn Moorhouse, que se alternam no posto a partir dos roteiros assinados por Tony Ayres, Blanchett, Elise McCredie e Belinda Chayko. A composição do cenário faz questão de destacar a solidão de cada um dos confinados, com espaços vazios e repetições, sempre com a sensibilidade de olhar para o feminino através de um sofrimento que jamais é condescendente. Essa é a fortaleza da série: a mensagem é dura, mas o olhar não é para entristecer. 

STATELESS 103 190628 0056R

Paralelamente a tudo isso, o que não funciona muito bem na produção cabe à sua indecisão entre ser a história de Sofie com os demais protagonistas circulando ao redor ou se deseja dar a todas as histórias a mesma quantidade de atenção. Quando tenta a primeira opção, deixa visível que sua exploração do estado psicológico da personagem fica no superficial — Blanchett e West aparecem apenas de forma esporádica, embora deixem sua marca na memória. Quando tenta a segunda, consegue investigar um pouco melhor o quanto os processos afetam o emocional de cada um dos envolvidos, sem medir a crueldade para qualquer um dos lado. Mas deixa faltar no que diz respeito a criar um laço entre eles que dê à audiência motivos para se importar com eles como um todo, e não apenas individualmente.

De qualquer forma, ‘Estado Zero’ traz à luz um assunto relevante com personagens complexos e bem atuados o bastante para fazer dela uma série com a qual é possível criar empatia, por mais rígida que possa ser nas bordas. O que está no centro da história, e no centro da sociedade globalizada do Século 21 de tantas formas, é o sentimento contra imigrantes. Ao colocar a audiência em um lugar em que ninguém quer estar, ela põe um dedo na ferida. Faltou apertar um pouco mais para causar o impacto que gostaria, mas está ali tentando.

Mais notícias...

Laysa Zanettihttps://cinepop.com.br
Repórter, Crítica de Cinema e TV formada em Twin Peaks, Fringe, The Leftovers e The Americans. Já vi Laranja Mecânica mais vezes que você e defendo o final de Lost.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Através das lentes de uma mulher branca e que vem de uma situação financeira estável, presa injustamente em um lugar em que não deveria estar, olhamos com outros olhos para o sistema prisional, os processos burocráticos e os sonhos interrompidos nos centros de detenção...Crítica | Estado Zero - Yvonne Strahovski e Cate Blanchett estrelam trama de imigração na Netflix