sexta-feira, abril 19, 2024

Crítica | Impuros – Primeiras Impressões da Série Nacional da Fox

Ninguém é completamente bom ou mau, tudo depende do contexto. Nessa pegada quase Maquiavélica, “Impuros” brinca bastante com as dualidades do tráfico, do exército, da polícia e dos moradores do morro do Dendê. Mesmo apresentando alguns personagens com jeitão de vilão, fica nítida a intenção da série de não mostrar personagens unidimensionais. Você vai se solidarizar com assassinos, sentir pena de jovens militares, se assustar com a violência e o mais importante: perceber que dos anos 90 pra cá, essa guerra entre polícia e tráfico não mudou absolutamente nada.

O streaming FOX Premium lançou no último dia 19, mais uma produção brasileira original. A série “Impuros” desenvolve ao longo de 10 episódios a desventura de Evandro do Dendê (Raphael Logam) em sua tentativa de sobreviver ao Rio de Janeiro dos anos 90. Seu diferencial, entretanto, é retratar a realidade da época com ênfase nos Planos Econômicos, como o Plano Collor e suas consequências para o povo.

Tivemos acesso aos dois primeiros capítulos do seriado e o produto é realmente animador. Apesar de ser uma série, cada episódio se sustenta sozinho, tipo um telefilme. E a trama é tão pesada, tão real, com personagens tão ambíguos e carismáticos, embalados pelo estilo de vida carioca, que fica impossível não esperar próximo capítulo. É como se “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite” se encontrassem no Streaming da Fox!

As atuações são um dos pontos fortes. Você sente a dor, o desespero e até o humor dos personagens. O elenco entrega interpretações viscerais! E mesmo com nomes de peso do cinema policial brasileiro, quem rouba a cena é Logam. Seu personagem tem um quê de Mané Galinha e tem tudo para ser um dos maiores anti-heróis das produções nacionais. Ele é um dos fios-condutores da trama, e acompanhar sua trajetória de jovem comerciante à peça chave no narcotráfico do Rio é de encher os olhos.

Falando em narcotráfico, é bom ressaltar: a série é muito violenta! E isso é maravilhoso! Retrata muito bem uma realidade que parece distante de nós, mas que acontece diariamente em cada esquina, em cada viela. É um retrato da guerra diária dos moradores das comunidades e dos policiais do Rio. Guerra essa que parece não ter mudado em nada nesses 20 anos.

Impuros é um projeto ousado e extremamente necessário para os dias de hoje. Ideal para quem busca entretenimento reflexivo, sem fugir muito da realidade. Você pode conferir a série toda sexta, às 22h, no FOX Premium.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS