Assistido durante o Festival de Toronto 2021

Em meio a um cenário cercado por vozes masculinas marcantes de figuras como Kurt Cobain e Eddie Vedder, Alanis Morrissette surgiu no cenário grunge como uma ruptura artístico-cultural. De timbre potente e um figurino que destoava da feminilidade tradicional de outras artistas da época, ela emergiu na música com letras honestonas e, às vezes, gráficas demais, sobre relacionamentos amorosos. E a meteórica trajetória de sucesso do álbum Jagged Little Pill é tema do documentário Jagged, o primeiro da nova série original da HBO, intitulada Music Box. Aqui, pelas lentes da diretora Alison Klayman, um dos discos mais poderosos dos anos 90 retorna aos holofotes, no auge da celebração de seus 26 anos de lançamento.

Percorrendo apenas um fragmento da vida artística da cantora Alanis, Jagged é mais uma epifania sobre um dos momentos mais marcantes da música nos anos 90. Explorando a fase ídolo teen de shopping center do Canadá (parece até uma referência à adolescência da Robin, de How I Met Your Mother), a produção nos leva a um tempo difícil de associar à persona que Alanis Morrissette viria a se tornar no auge de Jagged Little Pill. Esse contraste entre o seu POP dançante dos anos 80 com a sua drástica adesão aos poderosos riffs dos anos 90 nos comprova a versatilidade artística que a cantora sempre teve.



Mas exceto por esse breve hiato sobre sua adolescência, Jagged é realmente um capítulo pequeno sobre a grandiosa vida da cantora. Mas ainda assim como um enxerto, o documentário funciona de forma deliciosa e sabe levar a audiência para uma jornada prazerosa pelo sucesso do álbum que consagrou a artista como um dos maiores nomes do Rock/POP mundial. Abordando ainda a profundidade de suas letras, Klayman reforça a atemporalidade da composição de Alanis, nos lembrando que música boa é como um vinho de qualidade: Fica cada vez melhor com o tempo.

Aproveite para assistir:

Pincelando ainda alguns aspectos pessoais da cantora – como relatos de abuso sexual, o documentário se torna controverso por supostamente distorcer as suas falas. Se recusando a apoiar a produção, Alanis ainda alegou que suas entrevistas haviam sido manipuladas (principalmente no que tange às acusações) e aplicadas fora de contexto. E ainda que seja difícil ponderar sobre essas questões – as quais fomos apresentados apenas neste produto final, Jagged consegue ser um ótimo documentário musical que nos remete aos anos dourados da música.

Resgatando ainda o vigor da MTV e das estações de rádio, que foram fundamentais para redefinir a indústria da música e as tendências de consumo do século XX, Jagged ainda celebra o lifestyle nascido a partir dos movimentos musicais que dominaram os anos 90. Com uma compilação poderosa de vídeos caseiros e uma rica coletânea de entrevistas, Jagged é uma experiência musical saudosista que – entre erros e acertos -, ajuda a perpetuar o valor artístico de Alani Morrissette.



COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: