sábado, abril 27, 2024

Crítica | Jamie vs Britney: O Julgamento da Família Spears: Minissérie da HBO Max falha pela desinformação e fraca apuração dos fatos

Foco constante das invasivas lentes objetivas de paparazzis, Britney Spears viveu a maior parte de sua vida sob o escrutínio de uma imprensa tendenciosa e voraz, que se fartava às custas de seu sofrimento e dilemas, contribuindo diretamente para a abusiva tutela que lhe custou 13 anos e, com isso, o seu direito de viver a vida como bem desejava. E diante da ascensão global do movimento Free Britney, no auge da pandemia do Coronavírus, o que antes parecia ser uma teoria da conspiração de interesse de uma fanbase, se transformou em um escândalo mundial, levantando questionamentos ainda sem resposta a respeito de como uma talentosa artista foi taxada com demência e ainda assim continuou trabalhando arduamente nos palcos em performances incessantes.

Com tantos questionamentos e pouquíssimas respostas, nasceu também uma tendenciosa leva de documentários que buscavam explicar o que de fato aconteceu com uma das maiores artistas POP do mundo, desde o famigerado ano de 2007 – em que ela sofreu um colapso nervoso que eventualmente a levou para a tutela. E de Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela – do The New York Times, à Britney Vs Spears – da Netflix, documentaristas, curiosos e oportunistas tentaram mensurar em palavras o que pouco havia sido revelado pela própria cantora. E desse mesmo balaio surge Jamie vs Britney: O Julgamento da Família Spears, minissérie original da HBO Max que, como um desserviço, tenta mostrar os dois lados de uma mesma confusão.

E embora as intenções da produção pareçam ser boas, Jamie vs Britney é como uma colcha de retalhos maltrapilhos e destoantes, onde nenhuma peça parece realmente se encaixar adequadamente bem. Enquanto Johnny vs Amber: O Último Julgamento (também da HBO Max) acerta por mostrar os bastidores do julgamento mais assistido de 2022, a partir de entrevistados coerentes e diretamente vinculados ao caso de estudo, a mais recente iteração – que segue o mesmo formato -, peca pela desinformação e pela péssima apuração dos fatos. Ao longo de seu primeiro episódio, somos submetidos a um escárnio de gosto duvidoso que – ignorando todos informações já checadas e amplamente divulgadas -, busca defender o indefensável. E sem evidências.

Com personagens caricatos que tentam avaliar a veracidade e integridade de Jamie Spears, pai da cantora acusado de uma série de atitudes abusivas contra a própria filha, a minissérie começa perdida e tenta desmistificar o controverso patriarca da família sob a premissa de uma vilanização equivocada. Se furtando do compromisso de trazer evidências que pelo menos corroborem com os argumentos apresentados, a primeira metade de Jamie vs Britney é constrangedora, mal apurada e marcada por jornalistas e fotógrafos oportunistas que parecem querer se beneficiar de um assunto tão delicado que se popularizou ao redor do mundo. E trazendo esses mesmos pseudo informantes – que descreditaram a artista – para o capítulo que deveria trazer sua visão dos fatos, a série falha de forma indesculpável, entregando uma documentário caótico, que pouco agrega à luta da artista.

Trazendo um trabalho de pesquisa significativamente inferior, a minissérie original da HBO Max infelizmente perde para canais do YouTube que possuem orçamentos e recursos consideravelmente menores e que realizaram seus próprios documentários. Mal roteirizada e com muitos buracos na linha temporal dos acontecimentos, Jamie vs Britney: O Julgamento da Família Spears não cumpre seu papel de ampliar o entendimento da audiência em relação ao caso de Britney Spears e tão pouco esclarece os pontos mais questionáveis. Com apenas duas fontes seguras em meio a um leque de entrevistados que pouco agregam à construção documental, a minissérie é lamentavelmente uma oportunidade perdida de manter o debate aceso a respeito de uma das histórias mais escabrosas de Hollywood.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Foco constante das invasivas lentes objetivas de paparazzis, Britney Spears viveu a maior parte de sua vida sob o escrutínio de uma imprensa tendenciosa e voraz, que se fartava às custas de seu sofrimento e dilemas, contribuindo diretamente para a abusiva tutela que lhe...Crítica | Jamie vs Britney: O Julgamento da Família Spears: Minissérie da HBO Max falha pela desinformação e fraca apuração dos fatos