‘Torniquete‘ teve sua première no 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, e trouxe a icônica Marieta Severo para falar com a imprensa, convidados e participar da prestigiada Mostra Competitiva Brasileira de Longas.
Filme de estreia na direção da curitibana Ana Catarina Lugarini, o longa-metragem traz um mergulho profundo nas complexidades das relações familiares e nos traumas que as moldam.
A trama acompanha três mulheres de diferentes gerações da mesma família: a pré-adolescente Amanda (interpretada por Sali Cimi), sua mãe Sônia (Renata Grazzini) e a avó Lucinda, papel vivido por Marieta Severo.
As vidas dessas mulheres são irreversivelmente impactadas por uma invasão traumática em sua casa. O filme explora as cicatrizes (literais e metafóricas) deixadas por esse evento, revelando traumas ainda latentes e as intrincadas dinâmicas que surgem quando elas passam a viver juntas pela primeira vez.

Com poucos diálogos, o filme consegue criar duas personagens fortes – com a ajuda de atuações poderosas. Marieta é um espetáculo em cena, e foi ovacionada a cada frase disparada por sua personagem. É incrível o domínio em tela da veterana. A jovem Sala Cimi também é um deleite em tela, com uma química poderosa com Marieta.
O filme talvez peca por trazer pouca interação entre as personagens, vide que esse é o grande acerto da produção. Optando por cenas longas e com poucas falas, o roteiro não se aprofunda como poderia nas motivações, deixando tudo subentendido.
A verdade é que a presença de Marieta eleva o filme a um patamar de grande interesse, e a própria atriz financiou o projeto de Ana Catarina Lugarini, que assina o roteiro em parceria com Alice Name-Bomtempo e se mostra um forte nome em sua estreia na direção.
As exibições de ‘Torniquete‘ no 14º Olhar de Cinema têm sido bastante procuradas, com ingressos rapidamente esgotados. O filme teve sua primeira sessão no dia 14 de junho, às 21h, na Sala Claro MON (Museu Oscar Niemeyer), seguida de um debate com a equipe, proporcionando uma oportunidade única para o público interagir com os realizadores. Uma nova chance de assistir a essa produção promissora ocorre neste sábado, 15 de junho, às 15h45, também na Sala Claro MON.
Marieta Severo DESCARTA reencontro de #AGrandeFamília e critica onda de remakes: "Precisamos de histórias novas". Você concorda?
A atriz lançou #Torniquete no #OlharDeCinema de Curitiba pic.twitter.com/lOr9Zaz3NA
— CinePOP (@cinepop) June 15, 2025
