O cinema de ação está sempre se esforçando para tentar surpreender o espectador, já que hoje em dia o que mais temos são filmes com cenas grandiosas e megalomaníacas criadas em computação gráfica que ficam cada vez maiores e mais estapafúrdias. Porém, o que falta em Hollywood é conseguir aliar cenas extravagantes de ação com um bom roteiro.

Eis que surge, esporadicamente, uma surpresa. E a desse ano insano que é 2021, a grande surpresa de ação vem em um sci-fi estrelado por Frank Grillo (‘Uma Noite de Crime: Anarquia’).

Mate ou Morra‘ (Boss Level) é uma grata surpresa, um filme que não inventa a roda, mas diverte, entretém e ainda traz uma mensagem interessante em seu escopo. Bebendo na fonte de ‘O Feitiço do Tempo‘ (1993), clássico estrelado por Bill Murray e Andie MacDowell, a produção insere esteroides e muita ação para envolver o espectador em uma trama rebuscada e cheia de Déjà vus, metaforicamente e literalmente.



Na trama, Roy Pulver (Frank Grillo), é um ex-agente das forças especiais que se vê forçado a reviver o dia de sua morte inúmeras vezes. Ele acorda, é perseguido por assassinos e, não importa o que tenta fazer, sempre acaba morrendo no final. Enquanto desenvolve uma teoria do que pode estar acontecendo, Roy percebe que sua família também corre perigo e luta para descobrir uma forma de quebrar esse ciclo mortal e chegar ao fim do dia com vida.

O estilo visual do filme dirigido por Joe Carnahan bebe na fonte de diversos clássicos do cinema, como ‘Kill Bill‘ e ‘A Origem‘, e consegue criar um produto próprio que é divertido, astuto e estiloso.

Aproveite para assistir:

As cenas de ação são muito bem dirigidas e rendem momentos icônicos, desde a explosão de um helicóptero se chocando contra um prédio até uma luta de espadas muito bem coreografada, não poupando momentos gore com sangue voando para todos os lados para justificar sua classificação Rated-R (para maiores de 17 anos) nos Estados Unidos.



É hilário ver o personagem de Frank Grillo revivendo seu dia até descobrir o que ele fez de errado, escapando de balas e explosões, enquanto passa ao espectador a mensagem de que temos que aproveitar ao máximo o tempo que nos é dado.

Apesar de usar vários clichês do gênero para contar sua história, ‘Mate ou Morra‘ consegue conquistar o espectador ao trazer uma trama emotiva sobre família e as decisões que tomamos no dia a dia. Será que não é melhor fazer a escolha certa ao invés de fazer a escolha mais cômoda? É a grande pergunta que repercute ao longo do filme enquanto o protagonista tenta escapar de seu looping temporal.

Com um roteiro inteligente e extremamente irônico, ‘Mate ou Morra‘ é uma divertida aventura que propõe ao espectador uma auto avaliação sobre as escolhas da vida. Por sorte, ou por algum conceito científico a ser revelado, o nosso protagonista consegue reviver seu dia até fazer a coisa certa. Sorte a dele, já que nunca sabemos como serão as consequências de nossas ações.

Além de uma direção estilosa e um roteiro enigmático, o filme também tem um elenco espetacular, que conta com Mel GibsonNaomi WattsMichelle YeohAnnabelle Wallis e Ken Jeong.

Mate ou Morra‘ é entretenimento puro, um filme bem realizado e bastante gore que embala uma trama cheia de ação e efeitos especiais para contar a clássica história sobre a importância da família e das escolhas. Uma ótima pedida para aqueles que amam cenas de ação mirabolantes.



Comentários

Não deixe de assistir: