sábado, abril 27, 2024

Crítica | Meu Sangue Ferve Por Você – Cinebiografia de Sidney Magal é uma LINDA História de Amor [Festival do Rio 2023]

Não seria exagero dizer que praticamente todo brasileiro conhece Sidney Magal. Tendo iniciado sua carreira nos anos 70, também não seria exagero dizer que o cantor embalou romances de pelo menos 5 gerações em nosso país. Suas músicas, que basicamente falavam da efervescência corpórea resultante do enamoramento, seguem até hoje sendo tocadas nas festas, nos shows e na memória afetiva da população brasileira. Após ter lançado um documentário narrando toda a sua trajetória, dessa vez o cantor traz ao Festival do Rio 2023 sua cinebiografia de ficção, o animadíssimo ‘Meu Sangue Ferve Por Você’.

Sidney Magal (Filipe Bragança) está no auge da sua carreira no final dos anos 90. Há fãs esperando por ele na porta do hotel e gritaria ao fim de cada show, e ele se diverte com tudo isso. Certo dia, ao chegar em Salvador para uma agenda de compromissos, o cantor aleatoriamente entra num táxi dirigido por Magali (Giovana Cordeiro), que estava indo para uma festa. Imediatamente Sidney fique interessado na menina, mas ela não lhe dá nenhuma brecha. Quis o destino que, no dia seguinte, os dois voltassem a se encontrar em um concurso de beleza, no qual Magali acaba participando sem querer. O reencontro faz com que o coração de Magal bata de forma diferenciada e, a partir daí, o cantor fica maluco pela menina e fará de tudo para conquistá-la, mesmo que isso signifique bater de frente com seu empresário JP (Caco Ciocler).

O filme de Paulo Machline é uma envolvente comédia romântica musical, que perpassa o imaginário de milhares de brasileiros que cantaram e bailaram ao som do cigano das lambadas. O longa já começa com uma cena de abertura que traz a música título, o que faz com que imediatamente o público se conecte com a história e eleve a expectativa. Alternando com as músicas clássicas de Magal, o público será contemplado também com dois solos surpreendentes cantados por Giovana e por Caco Ciocler, ambos esplendorosos em personagens tão opostos e conflitantes.

Surpreendente talvez seja a palavra que mais defina ‘Meu Sangue Ferve Por Você’. O roteiro de Roberto Vitorino, Homero Olivetto, Paulo Machline e Thiago Dottori acertadamente foca no principal elemento da vida do seu biografado: o amor. Não é de hoje que Magal fala que sua vida gira em torno de seu amor por esta que ele define como a mulher de sua vida: Magali. Assim, o roteiro, em vez de falar sobre o envolvimento do cantor com outras mulheres no seu passado ou na sua vida antes do estrelato, foca no elemento que define o biografado desde 1997: seu amor por Magali.

Com um figurino deslumbrante, Filipe Bragança é um Magal perfeito, em trejeitos, caracterização, rebolados e, acima de tudo, cantando. Todo o elenco canta no filme, mas Filipe consegue modular sua voz no mesmo tom de Magal, fazendo com que o espectador duvide de que o que estamos vendo não seja o Magal verdadeiro. Emanuelle Araújo, no papel da mãe de Magali, brilha como antagonista, especialmente em suas cenas com Sidnei Santiago Kwanza e Tânia Tôko, uma trinca afiada entre o humor e o drama. Emanuelle, com o seu vozeirão, presta bela homenagem cantando nos créditos finais do filme.

Meu Sangue Ferve Por Você’ é a cinebiografia do amor, de um homem que se definiu pelo amor. Um filme que diverte, emociona, faz você torcer pelos personagens e acessa várias camadas de memória afetiva dos brasileiros. Uma homenagem à altura deste que é um dos maiores e mais populares cantor de todos os tempos da música brasileira.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Não seria exagero dizer que praticamente todo brasileiro conhece Sidney Magal. Tendo iniciado sua carreira nos anos 70, também não seria exagero dizer que o cantor embalou romances de pelo menos 5 gerações em nosso país. Suas músicas, que basicamente falavam da efervescência corpórea...Crítica | Meu Sangue Ferve Por Você – Cinebiografia de Sidney Magal é uma LINDA História de Amor [Festival do Rio 2023]