Crítica | O Convento: Terror com Jena Malone tem bons momentos, mas peca pela falta de ousadia e jump scares

Acenando para o submundo sobrenatural, mas sem sujar muito as mãos, o cineasta Christopher Smith leva sua nova história – coescrita com Laurie Cook -, para os átrios de tantos outros filmes de terror: o ambiente religioso. E em um isolado convento aos pés dos montes rochosos da Escócia, uma jovem médica será confrontada pelo seu passado, à medida em que tenta descobrir o que de fato aconteceu com seu irmão mais novo, um padre que morreu em circunstâncias duvidosas. E flertando com símbolos do catolicismo, agregando uma estranheza pagã à rituais ortodoxos, O Convento tenta unir um conceito cult a um formato mais POP dentro do gênero. Mas sua falta de ousadia em abraçar as bizarrices de seu roteiro faz do longa apenas um recorte vazio de bons momentos.

E Jena Malone se entrega. Disposta e completamente envolvida com sua personagem, a delicada Grace, ela faz de sua performance o ponto mais alto do filme e carrega a trama nas costas, com um fôlego admirável. Diante de um roteiro cujo esqueleto é bom, mas sofre pela falta de uma execução precisa, Malone é o que nos resta nessa experiência tão feita pela metade. Mirando em uma abordagem a la Midsommar, Smith se esforça para fazer de O Convento algo semelhante ao extasiante clássico contemporâneo de Ari Aster. Mas por não ter uma identidade muito precisa e se apegar demais às entrelinhas de sua personagem, ele acaba por se distrair daquilo que realmente importa, que é entregar bons sustos e promover aquele frio na espinha que todo horror sobrenatural precisa.

Ficando na zona do nem-nem (nem terror, nem suspense), a produção acaba se diluindo em apenas alguns momentos, que nos surpreendem pela sanguinolência e pelos sustos inesperados. Mas por nunca ousar sair de sua zona de conforto, O Convento se torna um grande “quase”, sendo insosso demais para sequer ser lembrado. Com seu primeiro ato lento e arrastado, o longa até consegue ganhar um vigor novo em sua segunda parte, mas a falta de intensidade e elementos genuinamente sobrenaturais fazem com que a história se torne cansativa muito rapidamente, custando até mesmo a conexão emocional que deveríamos ter com Malone e sua personagem Grace.

Apresentando uma proposta boa, mas muito mal costurada e executada, o terror acaba se tornando um efeito colateral de uma direção mediana. Nas mãos de Robert Eggers, O Convento poderia ser uma excelente combinação entre o POP e o cult presentes no gênero de terror. Repleto de elementos estranhos que tornam o contexto narrativo ainda mais rico e assombroso, o filme possui ótimas coadjuvantes bizarras, comportamentos peculiares de dar calafrios e toda uma dinâmica relacional psicótica e tóxica entre as freiras do convento. Emanando ares de uma seita religiosa macabra, o roteiro de Smith e Cook sinaliza para a direção certa, une os elementos corretamente, mas não sabe o que fazer com eles. E ao ligar a câmera, o diretor fica ainda mais confuso, sem saber como expandir sua boa história de forma mais visceral e horripilante.

Carecendo de voracidade e urgência em seu terror, o filme não se preocupa em convidar a audiência para uma experiência de dar nos nervos e acelerar os batimentos cardíacos. Extremamente lento e com diversos momentos em que absolutamente nada acontece, O Convento não honra os talentos de Malone e Danny Huston. Com cara de filme B dos anos 2000, o thriller é um R-rated que não cruza as próprias barreiras que sua censura lhe permite. Com pouco sangue para ser um slasher e sem manifestações espirituais genuínas para ser um sobrenatural, o longa por fim é apenas 1h30 de boas intenções. Mas de boas intenções, o inferno já está cheio.

Notícias

Conheça o novo drama BIOGRÁFICO sobre a conquista do Everest que chegou ao streaming!

'Tenzing', drama biográfico que acompanha a escalada do Monte...

‘Garota Infernal 2’ irá explorar um lado mais EMPÁTICO da personagem de Megan Fox

O clássico cult 'Garota Infernal' se prepara para ganhar uma aguardada...

Fonte afirma que Brad Pitt tem planos de se RECONCILIAR com os filhos

Segundo relatos, Brad Pitt espera se reaproximar de seus...

‘Sicario 3’: Josh Brolin revela QUANDO começam as filmagens da sequência

A franquia 'Sicario' está pronta para voltar ao território...

Anthony Ippolito e AnnaSophia Robb no clipe INÉDITO de ‘Eu Sou o Rocky’; Confira!

O Rotten Tomatoes divulgou um novo clipe promocional de 'Eu Sou...