Acaba de estrear na NetflixOlhos de Gato’, um anime muito lindinho que vale conferir. Com características típicas dos animes japoneses – olhos grandes, traços à mão em contraste com 3D, direção de arte bem ágil, uma mistura de realidade e fantasia e, acima de tudo, a inserção da cultura japonesa – o filme cativa o público e mostra como através dos olhos nós podemos dizer muita coisa.

Miyo (Mirai Shida) é uma jovem adolescente a-pai-xo-na-da por Hinode (Natsuki Hanae), com quem estuda. Na cabecinha dela, os dois se conheceram no último festival de inverno e ele se declarara para ela. Só que há um detalhe: momentos antes de eles se encontrarem, Miyo, infeliz com sua vida, acabou comprando uma misteriosa máscara de gato, que – tcharamram – a transforma em gato. Então, o dia em que Hinode e ela se conheceram, Miyo era na verdade Taro, uma gata branca.


Através da fantasia e do conto de fadas, o roteiro de Mari Okada trabalha temas muito importantes que dialogam diretamente com o universo jovem: a dificuldade de comunicação (especialmente para falar seus sentimentos); a dissolução do núcleo familiar e o surgimento de novos personagens neste ambiente; o poder destrutivo do bullying; a perda da identidade em função da pessoa querida; a pressão familiar em relação ao futuro dos jovens; o medo dos jovens de seguir o que o coração manda, etc.

Aproveite para assistir:

O iniciozinho do filme é um pouco confuso, pois toda essa parte que explicamos aqui na sinopse aparece entrecortada, e, até as peças se encaixarem para o espectador, já se passaram uns dez minutos de filme. Apesar disso, o trabalho que Jun’ichi Satô e Tomotaka Shibayama fazem na direção é muito cuidadoso, abordando todos os temas dando espaço suficiente para reflexão dentro da trama sem com isso desviar o foco do enredo. Por tal, as uma hora e trinta de duração do longa dão a sensação de ser uma minissérie – não no sentido enfadonho, mas na quantidade incrível de situações colocadas ali sem causar cansaço ao expectador.

Através do artifício da fábula, do sonho e da fantasia, ‘Olhos de Gato’ é um filme cativante, que vai conquistando o espectador aos pouquinhos com sua historinha fofa, romântica e sincera. Vale observar que a dublagem em português ainda não está disponível, por conta da pandemia (mas, quem se importa? Coloca em japonês mesmo, que é super divertido!) Ah, e ainda tem pós-créditos bem engraçadinho!

Com gatinhos adoráveis, cores vibrantes e todo o toque do dramalhão japonês, é um filme que pode ser assistido por pessoas de todas as idades a qualquer momento, e ainda deixa uma sensação de bem-estar depois.


Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE