sexta-feira, março 29, 2024

Crítica | Star Trek: Picard – 2ª Temporada tem início ELETRIZANTE para os fãs da série!

Ao contrário de muitas franquias nerds, os fãs de ‘Star Trek’ são bem mais comedidos, menos espalhafatosos, menos dramáticos, mas, nem por isso, menos passionais. Quando a primeira temporada de ‘Star Trek: Picard’ chegou na Prime Video, lá em 2020, ela veio como um sopro de animação para os fãs, pois a promessa era ter uma história centrada em um dos principais personagens da franquia: Jean-Luc Picard. Após uma primeira temporada introdutória, finalmente a segunda parte chegou aos assinantes da Prime Video, após dois longos anos de espera.

Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) volta a tentar desfrutar de sua aposentadoria tranquila no Chateau Picard, onde colhe uvas de seus vinhedos na maior paz. Mas agora Picard é Almirante e chanceler da Academia da Frota Estelar, e justamente por isso quer descansar. Entretanto, essa pausa será interrompida bruscamente quando membros de sua ex-tripulação descobrem uma anomalia espacial que não só ameaça a galáxia, mas também está mandando uma mensagem específica, requisitando a presença de Picard para se comunicar. Assim, Jean-Luc volta a se encontrar com Rios (Santiago Cabrera), Elnor (Evan Evagora), Raffi (Michelle Hurd), a Dra. Agnes Jurati (Alison Pill) e Sete de Nove (Jeri Ryan), e, juntos, terão que embarcar em uma nova aventura para impedir que a ameaça na galáxia se concretize, modificando a vida de todos os seres vivos.

Dividido em dez episódios com quase uma hora de duração cada, a segunda temporada de ‘Star Trek: Picard’ volta com o pé no acelerador, elevando a adrenalina lá pra cima já no primeiro episódio. Ao contrário do que ocorreu na primeira parte, dessa vez a ação toma conta do arco narrativo no primeiro terço dessa parte, sem fazer com que o espectador perca tempo com muita contextualização, e isso é um ponto muito positivo, especialmente para os fãs de longa data.

Por outro lado, novamente, a história de Michael Chabon e Kirsten Beyer se fecha no mundo interno dos fãs, de modo que quem não tem conhecimento de pormenores da trama ficará invariavelmente boiando em muitos pontos de ‘Star Trek: Picard’. Isso inclui algumas referências a personagens, situações e eventos ocorridos anteriormente que não são explicados ou contextualizados, restringindo a informação ao clubinho fechado de quem realmente acompanha todos os filmes e séries desse universo.

Uma das coisas mais legais dessa nova pegada de ‘Star Trek: Picard’ é não só a representatividade dos personagens (temos atores negros, latinos, asiáticos, indianos na trama), como também a relevância destes, pois fazem parte do núcleo principal de desenvolvimento da trama. Outro ponto importante é a qualidade técnica da produção, novamente trazendo sequências intergalácticas maravilhosas, totalmente críveis, com um som perfeito e cenas de batalha e de viagem no espaço bastante convincentes, além de um universo super tecnológico, altamente conectado e em linha.

O diferencial nessa segunda temporada da série de Douglas Aarniokoski é a preocupação em fazer uma ponte entre passado, presente e futuro, tanto da série quanto da franquia. Ao trazer um Picard mais reflexivo na primeira parte, a segunda temporada faz com que os personagens literalmente viajem no tempo para o passado, onde eles devem consertar um problema de modo a modificar o futuro, que é o tempo presente da narrativa. Ao mesmo tempo, ao reunir Picard e outros e novos personagens, a série também funciona como uma passagem de bastão que busca conectar o passado e o futuro da franquia, fazendo com que todos os personagens interajam para que os fãs vá se familiarizando com suas jornadas, de modo a garantir continuação para a franquia.

Mantendo o tom introspectivo e em diálogo com a atualidade do mundo (a ascensão da extrema direita e outras políticas totalitárias), a segunda temporada de ‘Star Trek: Picard’ volta com muito mais ação e aventura servindo os fãs, fazendo uso da arte em seu papel crítico da realidade. Até o momento, já voltou melhor do que a primeira temporada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Ao contrário de muitas franquias nerds, os fãs de ‘Star Trek’ são bem mais comedidos, menos espalhafatosos, menos dramáticos, mas, nem por isso, menos passionais. Quando a primeira temporada de ‘Star Trek: Picard’ chegou na Prime Video, lá em 2020, ela veio como um...Crítica | Star Trek: Picard – 2ª Temporada tem início ELETRIZANTE para os fãs da série!