quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | Táticas do Amor – RomCom da Netflix faz releitura de ‘Como Perder um Homem em 10 Dias’

O sucesso de uma história se faz com a recepção imediata dela pelo público e com o quanto ela se mantém viva com o passar do tempo. Em outras palavras, o sucesso de uma história (literária ou audiovisual) pode ser medida com o quanto as pessoas ainda se lembram dela depois de ter sido lançada. No ramo das comédias românticas, é verdade que muitas se espelham em título similares para que o público possa fazer uma fácil associação, como acontece com o filme turco ‘Táticas do Amor’, que, desde sua estreia anda figurando no Top 10 da Netflix.

Depois de ouvir uma grande amiga reclamar de ter levado um pé na bunda de um carinha sem coração que a dispensou quando ela estava apaixonada por ele, Asli (Demet Özdemir) decide dar um basta nesse tipo de situação: dona de um blog intitulado ‘Táticas do Amor’, Asli decide compartilhar com seus seguidores um plano infalível em que ela fará com que um cara aleatório se apaixone por ela, para ensinar a ele uma lição bem dada e mostrar às suas seguidoras como lidar com caras assim. Só que ela não esperava que o sujeito escolhido fosse Kerem (Sukru Ozyildiz), um bonitão que trabalha com marketing e que irá disputar com ela quem ganha essa aposta.

Como dá para ver a partir dessa sinopse, ‘Táticas do Amor’ se assemelha bastante com o romance estadunidense ‘Como Perder um Homem em 10 Dias’. E é bem mesmo essa a pegada do roteiro de Pelin Karamehmetoglu: aquele lance da aposta e ver qual dos dois protagonistas vai ceder primeiro, sendo que o final o espectador já sabe qual vai ser. Assim, a construção desse romance por vezes desliza em certos machismos e no reforço de estereótipos que poderiam muito bem ter sido deixados para trás (que é justamente a parte do filme estadunidense que ficou fora de lugar na nossa contemporaneidade). Ainda que não seja exatamente uma refilmagem, teria sido interessante atualizar esses pontos de uma produção de 2022 que segue nessa pegada.

Apesar das escorregadas, ‘Táticas do Amor’ é um romance fofinho, com uma bela dupla de protagonistas que não parece ter uma ruga sequer. Ao trazer cenas de romance que fazem o espectador suspirar e querer algo similar – com especial destaque à um dos programas turísticos mais famosos da Turquia: o passeio de balão na Capadócia – o filme ainda presta homenagem a outro clássico do gênero, ‘Bonequinha de Luxo’. Um grande acerto do diretor Emre Kabakusak, que desenvolve os protagonistas na mesma medida para que ambos sejam imperfeitos, especialmente quando estão juntos em cena.

Com uma hora e cinquenta, ‘Táticas do Amor’ é um romancezinho bem cheio de glicemia, sem grandes aprofundamentos e superleve. Situado em belas paisagens, apartamentos que parecem um sonho do Airbnb e um figurino que faz parecer normal as pessoas andarem super bem-vestidas e maquiadas para as saídas mais básicas do cotidiano, ‘Táticas do Amor’ é um filme colorido, pra cima e cumpre com a proposta de cair como uma sobremesa refinada para um dia comum do espectador.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

O sucesso de uma história se faz com a recepção imediata dela pelo público e com o quanto ela se mantém viva com o passar do tempo. Em outras palavras, o sucesso de uma história (literária ou audiovisual) pode ser medida com o quanto...Crítica | Táticas do Amor – RomCom da Netflix faz releitura de ‘Como Perder um Homem em 10 Dias’