terça-feira, abril 30, 2024

Crítica | Uma Prova de Coragem – Mark Wahlberg em Emocionante História de Superação com Cachorro de Rua

No geral, o público mundial se amarra numa história baseada em eventos reais. São histórias emocionantes, que dão medo, que inspiram ou que fazem refletir porque aconteceram de verdade com alguém, e o impossível, o inacreditável que reside nessas histórias é o que as tornam prato cheio para uma adaptação cinematográfica. Não à toa, o cinema está cheio de filmes que têm como base eventos que aconteceram de verdade. E uma dessas histórias inacreditáveis, que só parecem coisa inventada da ficção, chega aos cinemas essa semana, com a aventuraUma Prova de Coragem’ (‘Arthur The King’).

Michael (Mark Wahlberg) é um corredor de corrida de aventura (aquele tipo que faz trilhas imensas, pelo meio do mato, em condições adversas e que muitas vezes dura vários dias). Ele é o líder de um time que não lhe tem muito respeito, e, após um episódio no qual Michael não ouve seu grupo e perde a corrida, ele entra num ostracismo, sem saber o que fazer da vida e sem saber fazer mais nada da vida. Até que um dia, encorajado por sua esposa Helen (Juliet Rylance), Michael decide reunir suas forças e o que sobrou de suas economias para formar uma equipe com Leo (Simu Liu), Olivia (Nathalie Emmanuel) e Chik (Ali Suliman) para uma última corrida, na República Dominicana. Decidido a ganhar esta que seria sua última Corrida de Aventura, no meio do caminho Michael conhece Arthur, um cachorro de rua que segue o grupo ao longo das 400 milhas do percurso.

Com uma hora e quarenta e sete de duração, a extensão da produção pesa um pouco, pois o roteiro de Michael Brandt e Mikael Lindnord (que foi quem viveu a história de verdade) se divide em dois núcleos: o primeiro, centrado no protagonista Michael, contando seu drama pessoal de ex-atleta que não quer dar o braço a torcer e ao mesmo tempo não encontra seu lugar no mundo; no outro núcleo há o cãozinho de rua, que fica pra lá e pra cá pelos becos da República Dominicana e que, obviamente, não tem diálogos nem história, é só ele perambulando mesmo. Bom, a vida desses dois personagens só se cruzam depois de mais de uma hora de filme. Considerando que a motivação desse filme acontecer é o cachorro, o roteiro demora demais em colocá-lo no protagonismo, e, mesmo depois de de fato entrar na história, ainda continuamos seguindo os objetivos dos humanos na trama.

Claro que isso pode ter sido uma escolha do diretor Simon Cellan Jones para dar dinamismo ao enredo, mas também acaba dando uma acelerada no fim da trama, que poderia ter ganhado mais espaço para que o público que gosta de filmes de animais (que é o público-alvo da produção) se sentir contemplado.

Uma Prova de Coragem’ é uma história inacreditável de superação de um cachorro de rua e sua resiliência em sobreviver e lutar por afeto, carinho e alimentos. Sob a ótica da vida humana, o filme alerta sobre o descontrole e os maus tratos sofridos pelos animais de rua, que é uma situação comum a todos os países. Ainda assim, é um filme que demonstra que todo animal só quer coexistir com os seres humanos e receber amor, e que quando nós, humanos, respeitamos todas as formas de vida, podemos nos conectar com eles e aprender muito. ‘Uma Prova de Coragem’ é um filme que inspira amar os animais e também a praticar exercícios físicos com regularidade.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

No geral, o público mundial se amarra numa história baseada em eventos reais. São histórias emocionantes, que dão medo, que inspiram ou que fazem refletir porque aconteceram de verdade com alguém, e o impossível, o inacreditável que reside nessas histórias é o que as...Crítica | Uma Prova de Coragem – Mark Wahlberg em Emocionante História de Superação com Cachorro de Rua