quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | Verónica – Terror “da Netflix” consegue assustar como James Wan

Uma vez ou outra surge um filme espanhol que assusta até os cabelos da nuca, afinal fazer um bom horror exige muito mais que apenas sustos forçados pela sonoridade. É a subjetividade, as sombras e, muitas vezes, o próprio silêncio que apavora. Quando esses elementos se unem, o filme logo se destaca e assume um novo patamar. Felizmente é o caso de ‘Verónica’.

O novo longa do diretor Paco Plaza, conhecido pela memorável franquia ‘[REC]’, tem uma trama bem genérica até, inspirada em um relatório real da polícia de Madri sobre um caso paranormal ocorrido em 1991: uma jovem brinca com magia oculta em um tabuleiro de Ouija, visando se comunicar com seu falecido pai, porém faz contato com um espirito demoníaco de plantão e acaba trazendo-o para sua casa, tendo então que proteger seus irmãos da terrível entidade.

Até então nada de novo, a trama é genérica sim, mas bem construída, principalmente na maior dificuldade que um filme de terror encontra: o desenvolvimento das personagens. Aqui, as atrizes escolhidas são um triunfo. A jovem protagonista Sandra Escacena, por exemplo, consegue expressar seus medos através de olhares e convence como irmã mais velha, protetora da família e responsável da casa.

Os sustos são memoráveis e elaborados à la ‘Invocação do Mal’, que visivelmente serviu de inspiração de forma positiva, assim como referências a outros filmes de James Wan, como o excelente ‘Sobrenatural’. As sombras e o que nos aguarda na escuridão são, muitas vezes, mais assustadoras do que ver o demônio de fato, apesar dele aparecer bastante, a entidade está sempre envolta em uma atmosfera obscura, guiando o espectador ao susto iminente, que acaba acontecendo algumas vezes fora do esperado.

O roteiro bem elaborado por Fernando Navarro, guiado pela direção impecável de Plaza, nos faz temer pela vida dos personagens e acabamos nos envolvermos nos dilemas que estão passando. É raro sentir empatia em um filme de horror, principalmente nos dias de hoje, porém, nos aprofundamos na vida das crianças que sentem a ausência da mãe em casa, e a solidão da protagonista ao ser excluída do grupo de amigas da escola. Todo emocional é válido quando o roteiro consegue nos colocar dentro de um filme de gênero.

Outro ponto positivo fica pela trilha score “darkwave”, que faz algo semelhante ao que ‘Corrente do Mal’ havia feito: causar certa nostalgia ao lembrar de clássicos como ‘O Exorcista’ e ‘O Bebê de Rosemary’, mas ao mesmo tempo guiar o suspense até a última nota musical.

Planos marcantes e com uma pertinente fotografia, como o das freiras assistindo ao eclipse solar, além de belíssimos planos holandeses, causando estranheza e desconforto em cenas extremamente bem dirigidas, tornam ‘Verónica’ um filme que merece destaque, não só no cinema de gênero espanhol, como também mundialmente, já que o filme está sendo exibido em muitos países, incluindo o Brasil, pela Netflix.

Não deixe de assistir:

Aqui, o medo é uma consequência, sendo assim, a trama se desprende de tentar assustar a todo custo, deixando então o susto bem mais inteligente quando finalmente acontece. E pode ter certeza que irá carregar alguns desses sustos com você na próxima vez que for dormir, lembrando do que pode estar te aguardando embaixo do colchão.

‘Verónica’ não chega a ser um “pós-horror cabeça”, mas satisfaz com a simplicidade. Na escola de James Wan, o diretor Paco Plaza fez até o dever de casa.

Mais notícias...

Thiago Munizhttp://cinepop.com.br/
Carioca, 26 anos, apaixonado por Cinema. Venho estudando e vivendo todas as partes da sétima arte à procura de conhecimento da área. Graduando no curso de Cinema e influenciador cinematográfico no Instagram.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS