quinta-feira, março 28, 2024

Crítica | Voando Alto

Filme de esporte à moda antiga

Dentre os inúmeros subgêneros do cinema existe o “filme de esporte”. Geralmente retratando a biografia de algum atleta, ou figura de bastidores (vide técnico), o filme de esporte pode também ser uma história fictícia original. Além disso, o filme de esporte igualmente se divide em outros subgêneros, e aqui darei três exemplos. Existe o drama de esporte e a comédia de esporte, ambos narram a luta do atleta até atingir o seu auge, passando por inúmeras dificuldades. Seu único diferencial é o tom no qual a obra será levada.

Existe também o filme sobre o funcionamento do esporte, sobre as maquinações ou estratégias. Em anos recentes foram lançadas produções como O Homem que Mudou o Jogo (2011), que fala sobre os cálculos por trás de se montar um time vencedor; e A Grande Escolha (2014), focado no draft day (título original), o dia do alistamento de atletas (muitos saídos de universidades para sua primeira experiência no mundo real) e a política necessária na hora de tal escalação. Particularmente, tais filmes sobre o funcionamento de um universo, do qual não estamos familiarizados, soa sempre mais atraente e informativo, do que apenas replicar momentos de jogos ou façanhas.

CinePOP 2

Bem, dito isso, vale citar que Voando Alto se encaixa na primeira categoria e nada mais é do que uma história de superação, seguindo à risca todos os itens da cartilha de filmes do gênero.  O frescor (se é que podemos dizer isso) vem no tom da obra, uma comédia – feitas em menor quantidade dentro do subgênero. O tom também remete às produções feitas na década de 1980, ou seja, filmes leves, positivos e que não precisariam sofrer corte algum ao serem exibidos em programas diurnos de TVs abertas. Aliás, o termo Sessão da Tarde se enquadra perfeitamente aqui.

Voando Alto, no entanto, não é uma produção B ou pequena. Bancado pelos estúdios Fox por US$ 23 milhões, o filme foi escrito por Simon Kelton e Sean Macaulay (Hitchcock), e conta a história de Eddie Edwards, britânico franzino e esquisito, que sonha em ser atleta olímpico, supera todas as adversidades (a falta de financiamento sendo a principal) e conquista o mundo nas olimpíadas de inverno de 1988, na modalidade de salto de esqui.

CinePOP 4

Quem comanda o show na cadeira de diretor é o inglês Dexter Fletcher, ator que consta com 98 participações em filmes, séries e filmes feitos para a TV, entregando agora seu terceiro e mais importante longa-metragem na direção. Mas os chamarizes de Voando Alto são outros. Hugh Jackman (Wolverine) é o membro mais famoso do elenco na pele de Bronson Peary, a figura do mestre obrigatório, que irá passar todos os ensinamentos ao protagonista. Beberrão e turrão, Peary foi, ele mesmo, um exímio saltador, mas sua falta de disciplina e tolerância com as regras o afastou do esporte e inclusive de seu próprio mentor (papel de Christopher Walken). Jackman repete mais uma vez sua rotina do sujeito duro, mas de bom coração.

CinePOP 3

Os holofotes, porém, estão voltados para Taron Egerton na pele de Edwards. O jovem se destacou ano passado protagonizando o sucesso Kingsman – Serviço Secreto, uma das surpresas mais agradáveis de 2015, que ganhará sequência em breve. De certa forma, Kingsman e Voando Alto possuem seus pontos de interseção, já que ambos trazem a história de um jovem (Egerton) inadequado, superando os obstáculos com a ajuda de uma figura de liderança (Jackman aqui, Colin Firth em Kingsman), para sobressaírem em seu devido objetivo.

Não deixe de assistir:

Não há duvida de que Egerton seja talentoso. Sua performance, no entanto, fica na tênue linha em que irá receber elogios ou ser desacreditada totalmente – não existe meio termo aqui. Também não há dúvida de que o jovem ator busca a caricatura, se excedendo em determinados momentos. Voando Alto é um feel good. Um filme inofensivo e esquecível. A parte mais interessante talvez seja a ligação com Jamaica Abaixo de Zero (1993) – entendedores entenderão.

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS