quinta-feira, abril 25, 2024

Curiosidades | ‘A Rede Social’, aclamado filme de David Fincher, completa 11 anos!

Um dos filmes mais conhecidos da carreira de David Fincher é a aclamada biografia ‘A Rede Social’.

Lançado em 2010, a narrativa é baseada no livro ‘The Accidental Billionaires’ e conta a fundação da plataforma social Facebook e toda a controvérsia envolvendo o fundador Mark Zuckerberg. O longa trouxe no elenco nomes como Jesse EisenbergAndrew GarfieldJustin TimberlakeArmie HammerMax Minghella.

Com roteiro de Aaron Sorkin, que inclusive levou o Oscar para casa, o filme foi extremamente aclamada pelo público e pela crítica especializada, e conquistou inúmeros prêmios. Além de ter sido nomeado como uma das melhores produções do século, a obra fez um barulho considerável na bilheteria, arrecadando US$224,9 milhões a partir de um orçamento de US$40 milhões.

E, para celebrar seu 11º aniversário, o CinePOP separou uma lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • Em uma das declaraçoes, é mencionado que a invenção do Facebook transformou Zuckerberg na “maior coisa no campus [de Harvard] que incluía 19 ganhadores do Nobel, 15 ganhadores do Pulitzer, dois atletas olímpicos e uma estrela de cinema”. Um dos advogados, então, pergunta quem é a estrela de cinema – e a resposta é: “isso importa?”. A estrela, na verdade, é Natalie Portman, que estudou na faculdade entre 1999 e 2003, além de ter ajudado Sorkin com detalhes sobre a instituição e sobre a época do surgimento da rede social.
  • Eisenberg, que foi diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), disse em uma entrevista que uma das coisas mais complicadas sobre o papel foi ter que deliberadamente agir e falar de uma maneira contra as quais lutou a vida inteira.
  • Fincher declarou em uma entrevista que sua fala favorita do filme é: “só estou checando suas contas aqui. Sim, eu tive o mesmo resultado”.

  • Eisenberg e Garfield se tornaram ótimos amigos durante as filmagens. Segundo Eisenberg, a dramática rivalidade entre os personagens foi algo difícil de levar à cena, pois afetava os dois emocionalmente.
  • A única cena com que Eisenberg tinha um problema era o momento em que Zuckerberg filmava seus amigos pulando em uma piscina do telhado de uma casa. Originalmente, Zuckerberg iria se juntar a eles, mas o ator não conseguia imaginá-lo se divertindo daquela maneira. Quando as filmagens começaram, Eisenberg ficou feliz que o roteiro havia sido mudado e que Zuckerberg iria apenas observá-los de longe.
  • Os gêmeros Winklevoss foram interpretados por Hammer. Entretanto, o modelo Josh Pence, conhecido por seus trabalhos para a marca Ralph Lauren, interpretou um deles apenas do pescoço para baixo. Seu rosto foi digitalmente substituído com o de Hammer para deixá-los idênticos, visto que os homens não se parecem nem um pouco. Os dois ficaram dez meses em treinamento para copiarem os movimentos um do outro.

  • Sorkin dirigiu a última cena da produção. Fincher anunciou que estava saindo e o roteirista acredtou ser uma piada até a equipe chegar para ele e perguntar como a sequência seria rodada. Apesar de serem poucos segundos, Sorkin foi responsável por anunciar o término das filmagens.
  • Hammer foi forçado a comer bastante comida processada e industrializada para ganhar peso. Afinal, todas as sequências de remo que fazia no filme o faziam perder massa muito rápido.

  • O verdadeiro economista Lawrence H. Summers disse que o retrato de sua reunião com os gêmeos Winklevoss foi “bastante precisa”. Ele também disse que “ouvi dizer que eu posso ser arrogante. Se isso é verdade, eu certamente fui naquela ocasião. Uma das coisas que você aprende como presidente da faculdade é que, se um aluno está usando gravata e jaqueta em uma quinta-feira à tarde, há duas possibilidades: uma é que eles estão procurando um trabalho e têm uma entrevista; a outra é que eles são babacas. Nesse caso, eles eram babacas”.
  • Como parte da pesquisa feita para viver o personagem principal, Eisenberg leu uma cópia da aplicação que Zuckerberg submeteu a Harvar. A redação de Zuckerberg focou em seu amor pelo esgrima; o ator, então, ingressou em aulas de esgrima e logo percebeu que isso afetava sua postura e o jeito como se movimentava. Eisenberg aplicou todo esse conhecimento para encarnar o personagem.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS