Ao longo da história do cinema, diversos títulos causaram uma grande divisão entre os críticos e o público – motivo pelo qual se tornaram clássicos cults depois de serem detonados pelos especialistas.

E este é o caso de Anaconda.

O terror aventuresco estrelado por Jennifer Lopez foi lançado em 1997 e foi massacrado à época de seu lançamento. Entretanto, isso não se refletiu no tocante à bilheteria e à aceitação dos espectadores, que fizeram com que o longa arrecadasse mais de US$136 milhões mundialmente e se tornasse um marco na cultura pop, rendendo até mesmo várias sequências e um cross-over com ‘Pânico no Lago’.

Na trama, um grupo de realizadores cinematográficos adentra a Floresta Amazônica com o objetivo de fazer um documentário sobre uma tribo indígena e, durante a jornada, conhecem Paul Sarone (Jon Voight), um insano caçador que deseja capturar viva uma anaconda, uma cobra que pode atingir doze metros de comprimento.


Também trazendo ao elenco nomes como Ice CubeEric StoltzJonathan HydeOwen WilsonAnaconda fez sua estreia oficial nos cinemas no dia de hoje, 11 de abril, há exatos 25 anos.

Aproveite para assistir:



Para comemorar seu aniversário, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • Durante as filmagens de uma as cenas, os controles do animatronic da anaconda entraram em curto-circuito, fazendo com que perdesse o controle. Algumas tomadas da sequência foram incluídas no corte final.
  • As gravações na Floresta Amazônica foram eventualmente interrompidas, visto que boa parte do elenco tinha medo mortal de cobras.
  • O CGI para as anacondas custou nada menos que US$100 mil por segundo.
  • Contrariando rumores populares, o filme não foi rodado na República Dominicana. Boa parte das cenas no rio foram feitas no Rio Negro, perto de Manaus. O restante foi gravado no Arboreto de Los Angeles.
  • As anacondas no filme são vistas caçando à luz do dia e capazes de se mover da água para a terra seca sem problemas. Na realidade, as anacondas verdes são animais noturnos e passam boa parte da vida na água. Elas são rápidas nadadoras, mas não têm a mesma destreza na terra.
  • As anacondas no filme atacam humanos, mas não umas às outras. Na vida real, elas praticam canibalismo. As anacondas fêmeas, que são maiores, são conhecidas por consumir seus parceiros menores.
  • Gillian AndersonJulianna Margulies foram consideradas para o papel de Terri Flores, mas recusaram participar do projeto. No final das contas, Lopez foi escalada para viver a protagonista.
  • A anaconda verde é a maior cobra nativa das Américas e a segunda maior do mundo. Ela só perde em tamanho para a píton reticulada, nativa do Sul e do Sudeste Asiáticos.
  • Sean ConneryTommy Lee JonesJohn MalkovichJean Reno recusaram o papel de Paul Serone.
  • O filme contém duas alusões à carreira musical de Ice Cube: sua primeira fala no filme é “hoje é um bom dia” (“today is a good day”, no original), referenciando seu sucesso de 1992 intitulado “It Was a Good Day”; logo depois, há uma cena em que ele escuta a canção “Foe Life”, do grupo Mack 10, que ajudou a compor.
Não deixe de assistir: