Quando a saga Harry Potter chegou ao fim em julho de 2011, os fãs do bruxinho mais famoso de todos os tempos se perguntaram se a autora e criadora do universo mágico J.K. Rowling voltaria a explorar esse incrível mundo.

Não demorou muito até que uma nova franquia fosse anunciada e, em 2016, ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ chegou ao cinema e fez um estrondo enorme tanto de bilheteria quanto de crítica (arrecadando mais de US$800 milhões).

Estrelado por nomes como Eddie RedmayneKatherine WaterstonDan FoglerAlison SudolEzra Miller e vários outros, a narrativa acompanha um excêntrico magizoologista que carrega uma maleta cheia de animais mágicos coletados durante suas viagens pelo mundo. Entretanto, quando as criaturas escapam de sua mala e se perdem pela cidade de Nova York, cabe a ele se aliar a um trouxa e usar suas habilidades para capturá-las em segurança.

Para celebrar seu iminente aniversário de cinco anos, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores – que você pode conferir abaixo:



  • Redmayne interpreta o protagonista Newt Scamander no longa-metragem, nome que é bastante familiar aos fãs da saga mágica. Scamander aparece brevemente no Mapa do Maroto em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, lançado em 2004.
  • Dentro do universo Harry Potter, o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, de Scamander, foi publicado originalmente em 1927 e se tornou um best-seller mundial, além de livro aprovado para o currículo de Hogwarts. Em meados de 1990, o romance estava em sua 52ª edição. Scamander também ganhou a distinta honra em conseguir seu prório cartão de Sapos de Chocolate.

Aproveite para assistir:

  • O cachecol cinza e amarelo que Newt tem em sua maleta e que usa na última cena do longa e nos materiais promocionais é uma alusão ao fato de ter pertencido à casa de Lufa-Lufa em Hogwarts (informação confirmada pela própria Rowling).
  • Antes do início das filmagens, Rowling deu uma história detalhada sobre a narrativa e sobre Scamander a Redmayne – algo revelado apenas a ele.
  • Uma das cenas traria Scamander sem camisa, mostrando todas as cicatrizes que adquirira em seu trabalho com animais perigosos. Redmayne até mesmo havia treinado para fazer a sequência, mas ela foi deletada do corte final.

  • No longa, um dos personagens exclama: “Mercy Lewis!”; em outro momento, Tina Goldstein (Waterston) diz: “por que, em nome de Deliverance Dane, você deixou essa coisa escapar?”. Mercy Lewis e Deliverance Dane foram duas das várias mulheres acusadas de bruxaria pelos próprios vizinhos durante o julgamento de Salem, no século XVII.
  • Antes de interpretar Scamander, Redmayne havia feito audições para interpretar Tom Riddle em Harry Potter e a Câmara Secreta’, em 2002, mas foi recusado depois de ler apenas uma linha do roteiro. Eventualmente, o papel foi para Christian Coulson.
  • Na década de 1920, a palavra muggle (trouxa, na tradução) era uma gíria estadunidense para cigarros de maconha. Isso pode explicar o motivo dos membros da comunidade mágica dos Estados Unidos não utilizarem esse termo para se referirem às pessoas não-mágicas, e sim no-maj.



  • Apesar de ter criado o universo mágico, Rowling nunca ficou a encargo do roteiro de qualquer longa-metragem (o trabalho foi destinado a Steve Kloves). Entretanto, a romancista resolveu fazer sua estreia como roteirista com ‘Animais Fantásticos’, reprisando sua função na sequência ‘Os Crimes de Grindelwald’.
  • De acordo com Rowling, Sudol, intérprete de Queenie, inventou as palavras do hino da Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny. Originalmente, havia uma cena antes do clímax, em que Tina e Queenie cantavam parte da música para Newt e Jacob (Dan Fogler). A sequência, entretanto, foi cortada da produção.
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: