Macaulay Culkin eternizou Kevin McCallister com a estreia do clássico ‘Esqueceram de Mim’, em 1990 – e é claro que o sucesso não demoraria muito a render uma sequência.

Dois anos mais tarde, ‘Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York’, chegava aos cinemas estadunidenses com uma trama bastante similar do primeiro filme, mas agora ambientada em Nova York, como bem aponta o título. Marcando o retorno de nomes como Joe PesciDaniel SternCatherine O’Hara, a história acompanha Kevin, que se perde do pai no aeroporto e pega o avião em direção à Nova York, enquanto sua família inteira vai para a Flórida. Agora, sozinho na grande cidade, o garoto encontra um jeito de se hospedar no Hotel Plaza e começa a fazer suas travessuras. Mas quando Kevin descobre o plano de dois bandidos de roubar uma loja de brinquedos na véspera de Natal, ele tenta impedir o assalto.

Apesar das críticas mistas, as performances do elenco protagonista e coadjuvante foram motivo de elogios por parte dos especialistas – e o longa se tornou a 3ª maior arrecadação financeira do ano, com US$359 milhões nas bilheterias mundiais.

Para celebrar os 29 anos da obra, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:



  • Culkin recebeu a enorme quantia de US$4,5 milhões para reprisar seu papel na sequência – o maior salário de um ator de onze anos à época.
  • A sequência do “ataque dos pombos” foi rodada em 25 de março de 1992. De acordo com Pesci, a produção cobriu ele e Stern com sementes de pássaro de verdade e cerca de trezentos pombos.

Aproveite para assistir:

  • Depois de determinada sequência, Culkin perguntou a Pesci o motivo dele nunca sorrir. Pesci falou para que ele calasse a boca. À época, Pesci comentou: “ele era mimado bastante por muitas pessoas, mas não por mim – e acho que ele gosta disso”.
  • Todas as crianças figurantes que apareceram na cena da loja de brinquedos puderam levar para casa seus brinquedos favoritos como parte do salário. Apesar de não ter funcionado e ter sido criado especificamente como um adereço, Culkin pôde ficar com o Talkboy.
  • O diretor Chris Columbus se recorda de que a produção gastou bastante dinheiro para criar neve artificial para o Central Park – e, pouco depois, Nova York foi alvo de uma forte nevasca.

  • O’Hara ficou preocupada que sua personagem, Kate, não estava tentando o suficiente para encontrar Kevin. Para tanto, cenas extras foram acrescentadas ao filme. O’Hara comentou que praticava seu rosto de “tristeza e culpa” em casa.
  • Entertainment Weekly contratou um médico de verdade para analisar os efeitos reais das lesões causadas a Harry (Pesci) e Marv (Stern). De acordo com o especialista, tijolos caindo sobre a cabeça de Marv teriam causado “na melhor das hipóteses, danos cerebrais; na pior, morte”.
  • A cena da piscina foi rodada no Four Seasons, em Chicago, porque o Hotel Plaza não tinha uma.



  • A operadora do hotel com quem Kevin faz a reserva, fingindo ser o pai, foi interpretada por Monica Devereux-Columbus, esposa de Chris Columbus.
  • Em várias entrevistas, Columbus comentou que considera ‘Esqueceram de Mim 2’ muito melhor que o filme original.
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: