sexta-feira, abril 19, 2024

Curiosidades | ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, elogiado filme de Christopher Nolan, completa 10 anos!

Poucas franquias cinematográficas são tão icônicas quanto ‘O Cavaleiro das Trevas’, de Christopher Nolan. A trilogia tornou-se um marco na cultura pop e cinematográficas e é apreciada pelos fãs de cinema até os dias de hoje.

Há dez anos, o terceiro e último capítulo da saga de Nolan chegava às telonas e entregava uma conclusão bastante satisfatória para o público. A trama é ambientada oito anos após a morte de Harvey Dent e nos leva a uma pacificada cidade de Gotham, que não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne (Christian Bale) se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred (Michael Caine).

Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle (Anne Hathaway), uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane (Tom Hardy). É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos.

Contando também com Gary OldmanMarion CotillardMorgan Freeman e outros no elenco, ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ se tornou um sucesso de crítica e de bilheteria, arrecadando mais de US$1 bilhão nas bilheterias mundiais e sendo nomeado como o melhor filme do ano por diversos consórcios de imprensa.

Para celebrar seu décimo aniversário, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você pode conferir abaixo:

  • Cerca de um anos antes do lançamento do filme, Nolan mencionou que estava considerando usar uma mistura de CGI e cenas deletadas de ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ para fazer com que o Coringa aparecesse brevemente. Entretanto, ele decidiu não fazer isso, acreditando que seria desrespeitoso com Heath Ledger (que havia morrido em 2008).
  • Nolan disse que o tema principal deste filme é a “dor”. Para ‘Batman Begins’, de 2005, o tema era “medo”; enquanto ‘O Cavaleiro das Trevas’ lidava com “caos”.

  • Segundo Oldman, Nolan verbalmente disse aos atores e às atrizes para evitarem vazar quaisquer informações sobre o final do filme.
  • Hardy aceitou o papel de Bane sem ao menos ler o roteiro. Foi dito que ele teria acesso sem precedentes a um extensivo treinamento de acrobacias e de equipamentos.
  • Por volta dos 55 minutos de filme, quando Selina Kyle desaparece de um telhado, Batman diz: “então é assim que parece”. A frase é referência direta à graphic novel ‘Kingdom Come’, da DC.

  • Para se preparar para o papel de Mulher-Gato, Hathaway trabalhou cinco dias por semana em um regime que envolvia exercícios vigorosos, treinamento de acrobacias e dança. Ela disse que este papel foi o mais fisicamente exaustivo de sua carreira, até hoje.
  • Segundo Nolan, Bane foi escolhido como o principal antagonista do filme para “testar Batman mental e fisicamente”.

  • Hathaway revelou que, durante as audições, ela achou que estava fazendo teste para viver Arlequina, parceira/namorada de Coringa. Foi apenas depois de uma discussão com Nolan que ela descobriu que estava fazendo teste para Mulher-Gato.
  • Bale pintou, por conta própria, uma parte de seu cabelo – para transmitir a sensação de que Bruce Wayne estava mais velho.
  • O primeiro rascunho do roteiro tinha nada menos que quatrocentas páginas, aproximadamente.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS