Keira Knightley é conhecida por inúmeros papéis icônicos no cinema – um deles sendo o de Elizabeth Bennet na aclamada adaptação ‘Orgulho e Preconceito’, drama romântico baseado no livro homônimo de Jane Austen.
No longa, encabeçado por Joe Wright, Elizabeth vive com sua mãe, pai e irmãs no campo, na Inglaterra. Por ser a filha mais velha, ela enfrenta uma crescente pressão de seus pais para se casar. Quando Elizabeth é apresentada ao belo e rico Darcy, faíscas voam. Embora haja uma química óbvia entre os dois, a natureza excessivamente reservada de Darcy ameaça a relação.
Wright recebeu inúmeros elogios da crítica, ainda mais considerando que o título marcou sua estreia diretorial. Knightley, por sua vez, foi ovacionada pelos especialistas e ganhou inúmeros prêmios, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Como se não bastasse, a obra também fez um estrondo de bilheteria e arrecadou quase US$122 milhões mundialmente.
Para celebrar seu 16º aniversário (comemorado hoje, 11 de novembro), o CinePOP preparou uma lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- A princípio, Wright não estava muito afeiçoado à ideia de Knightley interpretando Elizabeth, acreditando que ela não era muito atraente. Porém, ele mudou de ideia quando a conheceu, decidindo que sua atitude tomboy seria perfeita para o papel.
- Matthew Macfadyen, intérprete do Sr. Darcy, tem uma visão muito fraca. Durante as filmagens pela manhã, Wright ficava atrás das câmeras balançando uma bandeira vermelha para que o ator pudesse saber em que direção andar.
- Jena Malone, que é estadunidense, e Donald Sutherland, que é canadense, são os únicos atores não-ingleses no elenco. Curiosamente, ambos também viriam a trabalhar juntos na franquia ‘Jogos Vorazes’.
- Rosamund Pike foi a primeira escolha de Wright para interpretar Jane no projeto. Ela inclusive recusou o papel de Rita Skeeter em ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’ para participar de ‘Orgulho e Preconceito’.
- A vencedora do Oscar Emma Thompson fez uma reescrita do roteiro que não foi creditada ou remunerada. Ela recebeu um agradecimento especial nos créditos do longa-metragem.
- O filme é ambientado em 1797, ano em que Austen escreveu o primeiro rascunho do romance. A decisão não é costumeira, visto que as adaptações são normalmente feitas em 1813, quando o livro foi revisado e finalizado.
- As atrizes da família Bennet (Knightley, Pike, Malone, Talulah Riley e Carey Mulligan) conheceram a casa que seria usada para o filme, em Kent, e jogaram um jogo similar a esconde-esconde – para conhecer a locação e umas às outras antes do início das filmagens.
- Wright chamou Sutherland para interpretar o patriarca Sr. Bennet depois de assistir a ele em ‘Cold Mountain’. Sutherland lembrava o diretor de seu pai.
- Knightley foi ovacionada pela crítica especializada e faturou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, como já mencionado. À época, ela se tornou a terceira atriz britânica mais jovem indicada à categoria em questão.
- A cena final, em que os recém-casados Elizabeth e Sr. Darcy estão nos arredores de Pemberly mostrando afeição um pelo outro, foi cortada da versão britânica.