InícioMatériasCuriosidades | Os 19 anos de 'O Senhor dos Anéis: As Duas...

Curiosidades | Os 19 anos de ‘O Senhor dos Anéis: As Duas Torres’, sequência da aclamada trilogia de Peter Jackson


Depois de ter causado um enorme impacto com o lançamento de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel’Peter Jackson estava pronto para dar continuidade à tão aguardada trilogia baseada nos escritos de J.R.R. Tolkien.

Em dezembro de 2002, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres’ chegava aos cinemas de todo o mundo e conquistava um aclame e um sucesso financeiro tão similar quanto ao título anterior – arrecadando US$947 milhões mundialmente e tornando-se o longa-metragem de maior bilheteria do ano (e conquistando a terceira posição no ranking geral à época do lançamento).

A trama continua a narrativa de ‘A Sociedade do Anel’ e divide-se em três focos principais: Frodo e Sam continuam sua jornada em direção a Mordor para destruir o Um Anel, cruzando caminho com o estranho e perigoso Gollum, antigo protetor do objeto; enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli viajam para Rohan e se reúnem com Gandalf, agora ressuscitado sob a alcunha de O Branco, antes de lutarem conta legiões de seguidores de Saruman na Batalha do Abismo de Helm; por fim, Merry e Pippin conseguem escapar de seu cativeiro, se reúnem com Barbárvore e ajudam a arquitetar um plano para atacar Isengard, fortaleza de Saruman.



Para celebrar o 19º aniversário do filme e continuando nosso especial sobre a trilogia, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

The Lord od the Rings: The Two Towers
  • Alegadamente, a produção não conseguiu recrutar homens de 1,80m o bastante para interpretar os Uruk-hai no longa; logo, homens de 1,50 também foram escalados e apelidados carinhosamente de Uruk-low.
  • Havia tantos atores extras utilizados nas sequências da Batalha do Abismo de Helm e as filmagens levaram tantos meses para serem finalizadas, que quase todos ganharam camisetas que diziam: “eu sobrevivi ao Abismo de Helm”.
  • Viggo Mortensen (Aragorn) ficou tão impressionado com o cavalo que seu personagem tinha que o comprou dos próprios donos. O cavalo foi levado de volta para Nova Zelândia para filmagens adicionais.

  • Quando Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) estão em Osgiliath, Sam diz: “nós nem deveríamos estar aqui”. A fala faz referência ao próprio roteiro do filme, que marca uma forte diferença em relação ao livro original: no romance, Sam e Frodo nunca passaram por Osgiliath.
  • Gollum é um personagem feito através de computação gráfica, mas Jackson queria que o personagem fosse orientado pelo performer. Dessa forma, Andy Serkis, que dublou Gollum, o interpretou em um traje de captura de movimentos. Ele também participou das cenas com Wood e Astin para dar aos atores um ponto de foco.

  • Visto que os Orcs têm sangue preto, seria apenas natural que o interior de suas bocas também fosse da mesma cor. Para conseguir a coloração, os atores que interpretaram essas criaturas tinham que fazer um bochecho feito com alcaçuz antes de cada cena.
  • Serkis bebia garrafas e garrafas de um líquido que chamava de “suco de Gollum” (uma mistura de mel, limão e gengibre), a fim de manter sua gargante lubrificada o suficiente para as intensas performances vocais.
  • Cerca de duzentos a trezentos cavalos foram utilizados na trilogia inteira. Visto que boa parte das cenas envolvendo os cavalos eram intensas sequências de batalha, em que os animais poderiam se machucar, eles e seus respectivos cavaleiros utilizavam o mesmo tipo de traje que Serkis usava para interpretar Gollum. Então, filmavam coisas “típicas” de cenas de batalha, como galopar e relinchar. Na pós-produção, eles eram inseridos digitalmente nas sequências de guerra.

  • Nas cenas abertas de Legolas, Aragorn e Gimli correndo em direção aos Orcs, os três performaers estão machucados. Orlando Bloom (Legolas) tem algumas costelas quebradas em virtude de uma queda de cavalo; Mortensen (Aragorn) tem dois dedões quebrados, por causa da cena do funeral do Orc; e Brett Beattie (dublê de Gimli) tem está com um machucado no joelho. Jackson disse que os três permaneceram muito dedicados e continuaram a rodar as cenas.
  • Quando o Gollum está comendo peixe cru, vemos, na verdade, Serkis mastigando um pirulito no formado de peixe.
author avatar
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS