InícioCríticasBCuriosidades | Os 8 anos de 'Birdman', aclamado drama estrelado por Michael...

Curiosidades | Os 8 anos de ‘Birdman’, aclamado drama estrelado por Michael Keaton


Alejandro González Iñárritu é um dos diretores mais famosos de todos os tempos e, caso você não tenha ouvido falar dele, provavelmente já ouviu falar de seus filmes – incluindo a ácida dramédia tour-de-force ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’.

Lançado em 2014, a trama acompanha Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que, no passado, fez muito sucesso interpretando Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

O longa se tornou um sucesso considerável de bilheteria, ultrapassando os US$100 milhões mundialmente, e alcançou aclame crítico quase imediato, ganhando inúmeros elogios pela condução da obra, pelo roteiro, pelos aspectos estéticos e pela atuação do elenco protagonista e coadjuvante – além de levar quatro estatuetas do Oscar para casa, incluindo Melhor DireçãoMelhor Filme.



Em 2022, a produção completa 8 anos desde seu lançamento oficial e, pensando nisso, montamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Pelo fato do filme ter sido tão cautelosamente ensaiado e rodado em sequência, a montagem demorou apenas duas semanas para ser finalizada.
  • Há apenas dezesseis cortes visíveis no filme inteiro.
  • Similar a como o Birdman de Keaton é reflexo em seu papel anterior como Batman, o personagem de Norton é uma paródia da reputação do próprio Norton por ser bastante abrasivo e difícil de se trabalhar.

  • A cena de Riggan correndo pela Times Square de cuecas foi rodada depois da meia-noite – logo, a quantidade de pessoas na câmera deveria ser limitada e a maioria das pessoas em cena eram extras contratados ou membros da equipe.
  • O traje do Birdman que Keaton utiliza foi feito a partir de um manequim de seu próprio corpo do filme ‘Batman’, de 1989.

  • Philip Seymour Hoffman era originalmente mencionado no roteiro como o ator que estava trabalhando em ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1’. Depois de sua trágica morte por abuso de drogas, o roteiro mudou para Woody Harrelson, que estrela o mesmo filme.
  • ‘Birdman’ se tornou o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme a ter sido rodado inteiramente em formato digital. Antes de sua vitória, todos os outros vencedores haviam sido rodados total ou parcialmente em película.

  • Emma Stone, que conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance, participou do filme durante uma pausa das gravações de ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’.
  • Nas próprias palavras de Iñárritu, o final do filme “veio em sonho” para ele.
  • A voz de Birdman, alter-ego de Riggan, é uma paródia da voz do Batman de Christian Bale na trilogia ‘O Cavaleiro das Trevas’, de Christopher Nolan.
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS