‘Percy Jackson e os Olimpianos’ se tornou uma das sagas literárias juvenis mais conhecidas de todos os tempos e caiu no gosto dos leitores com força inimaginável. Qual foi a felicidade dos fãs quando Chris Columbus anunciou que comandaria a adaptação cinematográfica, ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios’.
Enquanto o resultado não agradou a uma parte dos espectadores e à crítica especializada, o título funcionou como uma despretensiosa aventura através da mitologia grega nos dias atuais, que fez um barulho considerável de bilheteria e garantiu uma sequência intitulada ‘O Mar de Monstros’.
Estrelada por Logan Lerman, Brandon T. Jackson e Alexandra Daddario, a narrativa é centrada no personagem titular, um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro.
Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele, então, parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.
O longa-metragem completa doze anos no próximo dia 02 de fevereiro e, para celebrar seu aniversário, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Quando o trio protagonista foge do cassino, eles entram em uma Maserati – que coincidentemente tem um tridente, símbolo de Poseidon, como emblema.
- Na mitologia grega, Atena é filha de Zeus, o que torna Annabeth e Percy primos de segundo grau. Entretanto, Percy declara no último livro que os deuses não tecnicamente não têm DNA – e, dessa forma, essa linhagem não conta.
- Uma Thurman, que interpreta Medusa, interagiu com diversas cobras vivas, com a assistência de um treinador, para se preparar para o papel. Lidar com serpentes, ela disse, a ajudou a imaginar como Medusa se sentiria ao ter cobras no lugar de cabelos.
- O nome Percy é baseado em Perseu, herói mitológico que matou Medusa. O romance diz que sua mãe escolheu o nome, porque Perseu foi um dos únicos heróis gregos a ter um final feliz.
- As flores de lótus são, na verdade, biscoitos de açúcar com cobertura rosa feitos no formato de pétalas. Os efeitos digitais foram feitos pelo time criativo para deixá-los semelhantes a flores de lótus.
- Nina Dobrev, de ‘The Vampire Diaries’, fez audição para interpretar Annabeth no longa. Entretanto, o papel foi dado a Daddario.
- Rick Riordan, autor dos romances originais, odiou o roteiro do longa-metragem e, na verdade, nunca assistiu ao filme completo. Mas ele aceitou o cheque que o estúdio lhe pagou pelos direitos e declarou que ficou muito grato pela quantidade de pessoas que descobriram os livros por causa da adaptação.
- No livro original, Percy tem doze anos. No filme, ele tem dezesseis.
- Além de ser mensageiro dos deuses, Hermes é também deus dos ladrões – o que faz sentido ter sido seu filho quem roubou o raio de Zeus.