Depois de Matt Reeves nos entregar o ótimo e subestimado ‘Cloverfield – Monstro’, ninguém poderia imaginar que ganharíamos uma sequência; dito e feito, oito anos mais tarde, Dan Trachtenberg resolveu revisitar essa explosiva e perigosa mitologia com o aclamado sci-fi ‘Rua Cloverfield, 10’.
Na trama, uma jovem sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar sob o risco de descobrir uma verdade muito mais perigosa do que seguir trancafiada no local.
Estrelado por Mary Elizabeth Winstead, John Goodman e John Gallagher Jr., o filme surpreendeu a todos pela qualidade da condução narrativa, da direção e das atuações, além da claustrofóbica e ambígua atmosfera criada por Trachtenberg. Além dos inúmeros elogios da crítica, a produção fez um estrondo de bilheteria, arrecadando mais de seis vezes o valor de seu orçamento.
Para celebrar seu sexto aniversário, que é comemorado amanhã, 11 de março, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você pode conferir abaixo:
- Winstead foi a única escolha para interpretar a protagonista Michelle.
- O nome do posto de gasolina em que Michelle para reabastecer seu carro se chama Kelvin. Este é um easter egg que está presente em todos os projetos produzidos/dirigidos por J.J. Abrams – um tributo ao seu avô materno, Henry Kelvin, que o influenciou quando menino.
- Emmett, interpretado por Gallagher Jr., tem uma fita em VHS do filme fictício ‘Cannibal Airlines’. Este é outro easter egg do longa, que faz parte de uma série de pacotes de VHS satíricos criados pelo autor Rob Schrab e utilizados como decoração dos escritórios da Bad Robot, produtora de Abrams.
- Michelle não tem uma fala sequer durante os dez primeiros minutos de filme.
- Winstead fica descalça boa parte do filme. Em uma entrevista, ela disse que vários enquadramentos mais fechados que não mostravam seus pés, ela estava usando chinelos ou pantufas.
- Em uma das cenas, por um breve momento, é possível ver um envelope entregue a Howard (Goodman). Seu último nome, juntamente ao endereço, pode ser lido: Rua Cloverfield, 10 – Lake Charles, Louisiana.
- O trailer do filme, exibido durante as sessões de ’13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi’, foi lançado apenas dois meses antes de sua estreia nos Estados Unidos – um período incomum e curto para obras de grandes estúdios.
- Apesar de serem ambientados no mesmo universo, ‘Rua Cloverfield, 10’ e ‘Cloverfield – Monstro’ têm poucas similaridades entre si. Em 2018, Abrams produziu o terceiro capítulo da franquia, ‘O Paradoxo Cloverfield’, amarrando as três narrativas.
- Os membros do elenco não sabiam do título do filme durante as gravações, para mantê-lo em segredo o maior tempo possível.