Antes de ‘Idas e Vindas do Amor’ e ‘Noite de Ano Novo’, o longa-metragem britânico ‘Simplesmente Amor’ conquistava o público ao redor do mundo ao trazer à tona uma antologia natalina de celebração da vida e do romance.
Dirigido por Richard Curtis, a produção, lançada em 2003, se destrincha em dez histórias que se entrelaçam mostrando as complexidades da emoção que nos conecta a todos: o amor. Entre os personagens, o belo recém-eleito primeiro-ministro britânico, David, que se apaixona por uma jovem funcionária. Uma desenhista gráfica, Sarah, cuja devoção a seu irmão, doente mental, complica sua vida amorosa. Harry, um homem casado tentado por sua atraente nova secretária. São vidas e amores que se misturam na romântica Londres, e atingem o seu clímax na noite de Natal.
Estrelado por nomes como Alan Rickman, Emma Thompson, Hugh Grant, Keira Knightley, Colin Firth, Sienna Guillory, Liam Neeson, Bill Nighy e vários outros, o filme teve recepção relativamente positiva por parte da crítica internacional, mas se tornou um sucesso de bilheteria, conquistou uma indicação ao Globo de Ouro e ascendeu ao patamar de clássico cult de fim de ano.
Para celebrar seu recente aniversário de 18 anos, o CinePOP preparou uma lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- Enquanto fazia o processo de casting para o papel de Sarah, Curtis realizou audições para várias garotas britânicas. Entretanto, ele dizia: “quero alguém como Laura Linney“. O diretor de casting, pois, falou: “pelo amor de Deus, chame Laura Linney, então”. Pouco depois, Linney fez o teste para a personagem e conseguiu o papel.
- O lago em que Lúcia Moniz e Firth estão “nadando” tinha, na verdade, 45 centímetros de profundidade, o que obrigava aos atores ficarem de joelhos e fingirem estar em um lugar mais fundo.
- Billy Mack (Nighy) e seu gerente, Joe (Gregor Fisher), são os únicos personagens no filme a não terem uma história diretamente conectada a qualquer outro.
- Linney comentou que desejava que sua personagem não tivesse atendido ao telefone enquanto Karl (Rodrigo Santoro) estava em seu apartamento.
- Segundo Curtis, que também assinou o roteiro, a produção teve que colocar Thompson em um “traje mais gordo” para deixá-la com aparência mais pesada, visto que a atriz era muito magra.
- Thomas Brodie-Sangster não sabia como tocar bateria quando foi escalado para o filme. Felizmente, seu pai, Mark Sangster, tocava bateria e o ensinou a fazer o mesmo.
- Rufus (Rowan Atkinson), originalmente, apareceria como um anjo e desapareceria ao se afastar de Daniel (Neeson) na sequência ambientada no aeroporto.
- A cena em que Colin (Kris Marshall) acidentalmente insulta a comida da fornecedora na cara dela foi originalmente escrita para o personagem de Grant na comédia ‘Quatro Casamento e um Funeral’, mas foi deletada do longa.
- Grant odiou a cena da dança, porque não acreditou que um primeiro-ministro faria algo assim.
- Apenas por sua aparição de um minuto no longa-metragem, Claudia Schiffer recebeu a generosa quantia de 200 mil euros (aproximadamente 300 mil dólares, à época de lançamento).