sexta-feira, março 29, 2024

Dark: 10 fatos para lembrar antes da 3ª temporada

A 3ª e última temporada de ‘Dark’ já está sobre nós. A série alemã sensação da Netflix fechou seu ciclo final de forma profética no dia 27 de junho de 2020, exatamente o dia do apocalipse na cidadezinha de Winden. O que será que nos aguarda para o encerramento desta história?

Verdade seja dita, ainda que os mistérios de ‘Dark’ sejam alguns dos elementos que a tornam tão atraente, muitas vezes eles também podem ser demais. São várias versões dos muitos personagens entrando e saindo de cena o tempo todo, e isso pode deixar as coisas bastante confusas, principalmente para quem viu a 2ª temporada há muito tempo e mal lembra direito o que almoçou ontem…

Pensando nisso, o CinePOP preparou uma lista com 10 fatos rápidos que são importantes para quem quiser aproveitar melhor os últimos episódios da série nesta maratona.

Aproveite também para ler nossas primeiras impressões da 3ª temporada — sem spoilers, é claro.

As árvores genealógicas estão todas cruzadas

Como tudo começa com o desaparecimento de Mikkel (Daan Lennard Liebrenz) e sua volta no tempo para 1986, alguns personagens são o produto desse loop temporal que domina a cidade de Winden — como Jonas (Louis Hofmann), que está em um enlace amoroso com sua tia, Martha (Lisa Vicari), e Charlotte (Karoline Eichhorn), que é filha da sua própria filha, Elisabeth (Carlotta von Falkenhayn). Desta forma, as quatro famílias principais (Kahnwald, Nielsen, Tiedemann e Doppler) estão interconectadas, e estas ramificações continuam a acontecer.

Adam é uma versão de Jonas do futuro

Depois de viajar de 2053 para 1921, Jonas é apresentado a Adam, o líder do Sic Mundus. A surpresa é que Adam é na verdade uma versão 66 anos mais velha de Jonas, e está liderando uma sociedade de viajantes no tempo.

Muitas manipulações por todos os lados

Sic Mundus e a versão mais velha de Claudia Tiedemann (Lisa Kreuzer) estão de lados opostos deste embate, cada um dos lados dizendo que está interessado em impedir o apocalipse e tentando demonizar o outro. Qual está certo e qual está nos enganando? Enquanto Adam quer destruir o loop temporal e preservar o apocalipse, Claudia quer fazer justamente o oposto, mas ambos buscam seus objetivos através de manipulações ao longo dos anos.

Todo mundo sabe sobre viagem no tempo

Depois de a versão adulta de Jonas (Andreas Pietschmann) revelar para Hannah a verdade, Magnus (Moritz Jahn), Martha, Franziska (Gina Stiebitz) e Elisabeth acabam descobrindo sobre a existência de viagem no tempo através de Bartosz. Katharina (Jördis Triebel), Charlotte e Regina também descobrem em outros momentos, com Katharina determinada a resgatar Mikkel de 1986.

Ulrich e Hannah estão no passado

Ulrich (Oliver Masucci) ficou preso em 1953 após a tentativa de matar Helge ainda jovem (Tom Philipp) para impedir que tudo acontecesse, e acabou sendo acusado dos assassinatos de Erik e Yasin depois de seus corpos surgirem no local onde futuramente seria construída a usina nuclear. Ele fica em um hospital psiquiátrico sem jamais revelar o seu nome, e até tenta fugir com Mikkel em 1987, mas é impedido.

Já Hannah (Maja Schöne) rouba a máquina do tempo do Jonas adulto para voltar no tempo e tentar salvar Ulrich. Ela eventualmente desiste do plano quando percebe que ele não a ama de verdade, e resolve ficar por lá mesmo para refazer a sua vida.

Não deixe de assistir:

Noah se revolta contra Adam

Quando Noah descobre que Charlotte é sua filha, ele se revolta contra Adam (Dietrich Hollinderbäumer) e o acusa de estar liderando uma guerra contra a própria humanidade. Ele tenta matar Adam, mas não consegue, e acaba sendo morto pela própria irmã, Agnes — uma infiltrada de Claudia durante todo o tempo.

Vários eventos ao longo do tempo provocam o apocalipse

O apocalipse em 2020 é causado quando a Partícula de Deus é ativada simultaneamente nos três ciclos — em 2053 pela Elisabeth adulta, em 2020 por Charlotte, e em 1921 por Magnus e Franziska.

O apocalipse manda cada um para um canto

Pouco antes do apocalipse que ocorre no dia 27 de julho de 2020, os moradores de Winden tentam se proteger ou resolver os mistérios da cidade, então o elenco principal eventualmente se separa. Alguns estão no bunker dos Doppler (Elisabeth, Peter, Noah, Regina e Claudia), outros usam o aparato de Claudia para viajar no tempo (Bartosz, Magnus e Franziska). O Jonas adulto tenta fazer Martha se esconder no bunker, mas ela foge e se reencontra com o Jonas mais jovem na casa dele. É neste momento que Adam dá um tiro nela.

Existe mais de um universo

No final da segunda temporada, é revelado que estamos em uma história em que existe mais de um universo. Isso acontece quando Adam dá um tiro em Martha, para garantir que Jonas eventualmente se transforme no próprio Adam, através da dor. Nos momentos finais, uma outra versão de Martha chega para resgatar Jonas, e quando ele pergunta de “que momento” ela veio, ela responde que veio de outro mundo e utiliza um novo aparelho para levá-lo a algum outro lugar.

Alguns conceitos serão importantes

Um dos conceitos importantes para a 3ª temporada de ‘Dark’ é o do físico Erwin Schrödinger, conhecido como “o gato de Schrödinger”. Portanto, se você quiser se preparar ainda mais, vale dar uma lida no conceito antes de embarcar nesta maratona.

Mais notícias...

Laysa Zanettihttps://cinepop.com.br
Repórter, Crítica de Cinema e TV formada em Twin Peaks, Fringe, The Leftovers e The Americans. Já vi Laranja Mecânica mais vezes que você e defendo o final de Lost.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS