Esse ano, a Universal inaugurou a franquia Dark Universe com o remake de ‘A Múmia‘, estrelado por Tom Cruise. A ideia fundamental desse universo de filmes compartilhados era trazer de volta monstros icônicos do cinema.
Porém, muito antes de a ideia se consolidar, a produtora havia oferecido controle total da franquia de monstros ao então diretor de ‘A Forma da Água’, Guillermo del Toro.
É o que conta del Toro em entrevista ao TimesTalks, revelando que hoje se arrepende de ter recusado o convite.
“Eu já disse não para coisas que são enormes e nunca olhei para trás. A única vez que me arrependi e não fiz nada para mudar isso foi em 2007, quando Universal, de uma maneira incrivelmente gentil e bonita disse: ‘você quer assumir o universo de monstros [que estamos criando]?’ E eles me deram as rédeas de vários projetos, e eu não fiz. Eu me arrependo, estou confessando. É a única coisa”
Apesar de recusar, o diretor desenvolveu um filme inspirado em O Monstro da Lagoa Negra e está ganhando diversos prêmios com ele, inclusive sendo cotado para o Oscar 2018.
Já o futuro do Dark Universe é incerto, já que os produtores Alex Kurtzman e Chris Morgan decidiram abandonar a produção.
Os dois eram considerados pelo estúdio os principais realizadores do Dark Universe. Kurtzman decidiu focar seus esforços para projetos na TV e Morgan está ocupado com ‘Velozes e Furiosos’.
Apesar desse banho de água fria, a Universal ainda não desistiu da franquia e está estudando a possibilidade de convidar diretores renomados para assumirem os longas, que passariam a ser filmes individuais, sem conexão entre si.
Até o momento, Javier Bardem (o Monstro de Frankenstein), Russell Crowe (Henry Jekyll/Edward Hyde), Johnny Depp (O Homem Invisível) e Sofia Boutella (A Múmia) continuam no projeto.
Em comunicado oficial a Universal Pictures adiou as filmagens e a data de estreia de ‘A Noiva de Frankenstein’.
A justificativa do estúdio é que o roteiro será reescrito.
“Após considerações, a Universal Pictures e Bill Condon decidiram adiar A Noiva de Frankenstein. Nenhuma de ambas as partes quer correr para encontrar uma data de lançamento quando sabemos que esse é um filme especial e que precisa de tempo para ser realizado. Bill é um diretor cujo enorme talento já se provou várias vezes, então, estamos prontos para continuarmos nos trabalhos.”
A adaptação tinha estreia marcada para fevereiro de 2019.
‘Dark Universe’: Universal confirma seu Universo de Monstros
O ‘Dark Universe‘ contaria com novos filmes de ‘Van Helsing‘, ‘Drácula‘, ‘Lobisomem‘, ‘O Homem Invisível‘ e ‘A Noiva de Frankenstein‘.
Angelina Jolie pode estrelar remake de ‘A Noiva de Frankenstein’