Será que algum dia teremos uma nostalgia tão forte quanto a dos anos 80 e anos 90? E a resposta é: certamente que sim. Se formos pensar, cada geração possui os seus nostálgicos. Enquanto estávamos vivendo os anos 80 e 90, a nostalgia era pelos anos 70. Agora, que estamos nos anos 2020, a nostalgia para os que tem por volta de 40 anos é mesmo a da época em que eram criança ou adolescente. É sempre assim.
Ou seja, as gerações que cresceram na década de 2000, já começam a ficar nostálgicos desta época específica. Mas a verdade é que a nostalgia bate mais forte na chamada “crise da meia idade”, que é quando se chega aos 40 anos. Por isso, não existe nostalgia mais forte atualmente do que os anos 80 e 90. Mas não existe dúvida de que daqui a uma década as coisas mudarão. Enquanto isso vamos ficando com a nostalgia atual, na qual Hollywood também tem apostado bastante. Abaixo veremos 10 clássicos dos anos 90 que ganharão reboots, remakes ou continuações em breve.
A Mão que Balança o Berço
Um dos maiores clássicos de suspense dos anos 90, ‘A Mão que Balança o Berço’ coloca em filme o maior pesadelo de qualquer mãe: uma babá insana dentro de sua casa, cuidando de seus filhos. O filme de 1992 transformou a loiraça Rebecca De Mornay em estrela internacional no papel da vingativa babá Peyton. O que muitos não sabem, e a grande maioria será pega de surpresa com o fato, é que o thriller está ganhando um remake nesse momento – e a obra deverá estrear nos cinemas já no ano que vem.
O novo filme trará a talentosa Maika Monroe (‘Longlegs’) no papel da babá psicopata e Mary Elizabeth Winstead (‘Ahsoka’) como a mãe da família ameaçada. O longa marcará a primeira produção hollywoodiana da mexicana Michelle Garza Cervera, que dirige o filme.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Agora temos mais um filme assustador na lista, este uma certeza de estreia em 2025, com data já definida para o dia 18 de julho de 2025 – em pleno verão americano (o que demonstra a confiança dos realizadores no projeto, já que enfrentarão uma concorrência pesada). Esse aqui, porém, não será um remake, mas sim uma continuação do original. Tudo começou, é claro, com o famoso slasher adolescente de 1997, estrelado por Jennifer Love Hewitt e Sarah Michelle Gellar. Uma continuação direta foi lançada logo no ano seguinte, e outra mequetrefe lançada direto em vídeo em 2006.
Depois disso ainda ganharíamos um reboot na forma de uma série na Amazon Prime Video, em 2021, que de tão ruim foi cancelada logo na primeira temporada. Agora, a solução foi por voltar às origens, em mais um filme para o cinema, que já garantiu as voltas de Hewitt como Julie James e Freddie Prinze Jr. como Ray; além das adições de Madelyn Cline (‘Outer Banks’), Nicholas Alexander Chavez (‘Monstros: Irmãos Menendez – Assassinos dos Pais’) e Jonah Hauer-King (‘A Pequena Sereia’). Estamos muito curiosos para saber qual será a história.
Risco Total
Nem todo reboot é uma boa notícia ou bem-vindo. Estamos esperando para saber qual será a recepção do público para esta espécie de remake do clássico da ação estrelado por Sylvester Stallone em 1993. Definido como um ‘Duro de Matar’ nas montanhas geladas, chegou-se a começar a produção do novo longa o tratando como uma sequência do original – que teria Stallone ao lado de sua filha. Por um tempo, Jason Momoa também esteve vinculado ao projeto. Bem, a verdade é que a sinopse ainda inclui Stallone (ou ao menos seu personagem), mas o ator ainda não foi confirmado no elenco. Quem protagoniza é Lily James, como Naomi Walker, a filha. O mais legal é que Jaume Collet-Serra dirige de um roteiro escrito por Ana Lily Amirpour.
Da Magia à Sedução
Outro que já começa a causar comoção é a anunciada sequência de um sucesso moderado de 1998, estrelado por uma dupla em ascensão no fim daquela década: Sandra Bullock e Nicole Kidman. Na época, duas das maiores jovens estrelas de Hollywood dividindo as telas não foi pouca coisa. ‘Da Magia à Sedução’ foi ganhando uma legião de fãs e se tornou um cult ao longo dos anos. Agora, para a surpresa de todos, as duas irão retornar para suas personagens em uma sequência tardia, que deve ser lançada ano que vem. Kidman tem aceitado de tudo e mais um pouco, porém, o legal mesmo foi Bullock ter topado. Tomara que ela faça o mesmo por ‘Velocidade Máxima 3’.
Um Maluco no Golfe
Por falar em cults adorados dos anos 90, o comediante Adam Sandler retornará ano que vem para a sua terceira sequência da carreira. ‘Um Maluco no Golfe’ (1996) foi tão responsável pela carreira de Sandler no cinema, que o ator resolveu dar o nome do filme à sua produtora, a Happy Madison – ‘Happy Gilmore’ é o título original do filme sobre o jogador de hockey que se torna golfista. E se você acha que somente a trupe usual do comediante irá dar as caras, está errado, pois o ator já tratou de escalar até mesmo atores de filmes de prestígio independentes, como Margaret Qualley e Benny Safdie.
Dias de Trovão
Ao contrário de todos os outros itens nessa lista, a continuação de ‘Dias de Trovão’ (1990) ainda não foi oficialmente confirmada, mas levamos fé que será. O que foi divulgado é que o astro Tom Cruise está interessado numa sequência tardia, e temos certeza de que fará de tudo para tirar o projeto do papel. É só lembrar a maravilha que ‘Top Gun – Maverick’ foi para a carreira do astro – se tornando seu primeiro filme de US$1 bilhão. Nada mais natural do que o astro voltar as pistas de corrida, realizando uma continuação ainda melhor que o original. Resta saber se sua ex, Nicole Kidman, também retornará.
Mudança de Hábito
Nem todas as produções nostálgicas são lançadas nos cinemas. É o caso com o prometido ‘Mudança de Hábito 3’, cuja estreia é planejada para o Disney+. Pode ser que quando começar a tomar mais forma, os planos mudem – seria muito bom assistir nas telonas. O primeiro filme foi lançado em 1992, e se tornou o maior sucesso da carreira de Whoopi Goldberg, que interpreta uma cantora de cabaré disfarçada de freira para fugir de bandidos. O sucesso foi tanto que uma continuação foi logo lançada no ano seguinte, sem o mesmo sucesso. Agora, mais de 30 anos depois, o terceiro filme parece realmente estar acontecendo.
A maior surpresa é a presença de Keke Palmer (‘Não! Não Olhe!’) no elenco. É dito que a morte de Maggie Smith pode ter desacelerado um pouco as coisas. Mas gosto do convite feito por Goldberg para Daisy Ridley para adentrar o elenco, já que a eterna Rey de ‘Star Wars’ revelou que seu sonho era estrelar um musical.
Abracadabra
Muitos podem não saber, mas ‘Mudança de Hábito’ e ‘Abracadabra’ possuem muito em comum, apesar de serem filmes completamente diferentes. Para começar, ambos foram produzidos pelo mesmo estúdio. Segundo, Bette Midler estava escalada para estrelar ‘Mudança de Hábito’, mas terminou optando pelo filme das bruxas. ‘Abracadabra’ ganhou continuação tardia devido ao seu status de cult, e o mesmo poderá ocorrer com ‘Mudança de Hábito’. O sucesso de ‘Abracadabra 2’ no Disney+ foi tanto, que o estúdio já confirmou a terceira parte das desventuras do trio de irmãs bruxas.
Fogo Contra Fogo
Quando falamos de filmes policiais e de ação, ‘Fogo Contra Fogo’ (1995) sempre entrará na conversa, para grande parte dos cinéfilos. O filme que uniu Al Pacino e Robert De Niro em cena pela primeira vez é um verdadeiro épico criminal de Michael Mann. Sua continuação vem sendo ventilada em Hollywood, com o diretor proferindo aos quatro cantos o desejo de uma sequência, que será baseada no livro escrito pelo próprio Mann. Assim como ‘O Poderoso Chefão 2’, a continuação de ‘Fogo Contra Fogo’ dá sequência aos eventos do original, mas também volta no tempo para mostrar as vidas prévias do policial de Pacino e o criminoso de De Niro. O que sabemos é que Adam Driver está vinculado para o papel do jovem De Niro, e Austin Butler também deverá estrelar como o jovem Val Kilmer.
As Criaturas Atrás das Paredes
Terminando a lista dos clássicos dos anos 90 que terão novas versões em breve, agora falaremos sobre um cult do terror, lançado em 1991. ‘As Criaturas Atrás das Paredes’ tem direção de ninguém menos que Wes Craven, um mestre do terror responsável por ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Pânico’. O filme de 1991, no entanto, não fez sucesso, logo desmerecido por críticos, passando totalmente em branco na época. com o tempo e o mercado de vídeo, o longa foi ganhando cada vez mais adeptos e se tornou um cult. Agora, a melhor pessoa para comandar um remake colocou o longa em seu radar. Falamos de Jordan Peele, de ‘Corra!’, ‘Nós’ e ‘Não! Não Olhe’, que já havia entregue sua ótima (e subestimada) visão de ‘Candyman’ em 2021. Sim, esse remake de um filme que aborda questões sociais e raciais tem tudo a ver com ele.