A icônica atriz Anne Hathaway completou 41 anos recentemente – e, ao longo de sua carreira, conquistou o mundo com interpretações memoráveis e que ficaram marcadas na cultura pop.
Desde sua estreia no circuito do entretenimento com ‘O Diário da Princesa’ à sua rendição espetacular na adaptação de ‘Os Miseráveis’, Hathaway demonstrou sua versatilidade em diversos momentos, até mesmo quando recebia um ódio inexplicável por parte de tabloides e do público. E, ainda que tenha escolhido alguns projetos duvidosos nos últimos anos, ela sempre nos presenteou com um carisma inigualável e um talento aplaudível.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando os cinco melhores papéis da atriz, para celebrar seu recente aniversário.
Veja abaixo as nossas escolhas:
5. ANDY SACHS, O Diabo Veste Prada
Hathaway dominou o mundo em 2006 ao estrelar a elogiada adaptação de ‘O Diabo Veste Prada’ ao lado de ninguém menos que Meryl Streep e Emily Blunt. Aqui, a atriz encarnou a protagonista Andrea “Andy” Sachs, uma jovem recém-formada em jornalismo que conseguiu um trabalho na famosa revista de moda Runway – mesmo não tendo qualquer conhecimento sobre o segmento. A parte mais notável da personagem é sua resiliência frente a um ambiente de trabalho hostil e frente a um namorado tóxico que não entende seus objetivos. E é claro que Anne acertaria de letra todas as nuances da personagem.
4. SELINA KYLE/MULHER-GATO, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Em 2012, Hathaway foi contratada para participar de ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, último capítulo da icônica trilogia assinada por Christopher Nolan. No projeto, a atriz interpretou a Mulher-Gato, alter-ego antiheroico de Selina Kyle, uma ladra e femme fatale que começa a construir um relacionamento controverso e recheado de camadas com Bruce Wayne/Batman (Christian Bale). Para interpretar a personagem, a artista mergulho de cabeça em um intenso treinamento físico e psicológico e se baseou na icônica Hedy Lamarr para construir os trejeitos e ajudá-la a entregar uma performance aplaudível.
3. FANTINE, Os Miseráveis
Mais de dez anos depois de seu lançamento, ‘Os Miseráveis’ continua a dividir a crítica e o público – todavia, existe o consenso geral de que a atuação do elenco protagonista e coadjuvante é o maior mérito do longa dirigido por Tom Hooper. E, dentre as estrelas de alto calibre a comporem essa épica obra, temos Hathaway interpretando Fantine, uma trabalhadora que se vê obrigada a ir para a prostituição para mandar dinheiro à filha, Cosette. A interpretação da atriz ganha ainda mais camadas com uma performance vocal esplêndida que, inclusive, lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
2. MIA THERMOPOLIS, O Diário da Princesa
É claro que ‘O Diário da Princesa’ não poderia ficar de fora da nossa lista. O longa-metragem serviu de plataforma para a fama planetária de Hathaway, que interpretou a adorada Mia Thermopolis, uma jovem adolescente que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando ela descobre ser neta da Rainha Clarisse (Julie Andrews) e a próxima da linhagem real para ocupar o trono de Genova. A atriz não apenas fez um trabalho honrável ao tirar das páginas do romance original a icônica personagem, como teve uma das maiores estreias do século e manteve Mia viva na cultura pop até os dias de hoje.
1. KYM BUCHMAN, O Casamento de Rachel
A primeira indicação ao Oscar de Anne Hathaway veio através do aclamado drama ‘O Casamento de Rachel’. Na trama, a atriz interpreta Kym Buchman, uma mulher recebe alta da reabilitação por alguns dias para comparecer ao casamento de sua irmã mais velha, Rachel, na casa de infância. Enquanto amigos e familiares se preparam para as festividades, Kym luta para se reintegrar com eles, já que seu histórico de abuso de substâncias fez dela a ovelha negra da família. A performance de Hathaway foi tão aclamada que ajudou a desmantelar um crescente estigma de que a atriz era apenas um símbolo de comédias românticas e filmes do gênero.