sexta-feira, abril 19, 2024

De One Piece a Dragon Ball | Elegemos os melhores ANIMES disponíveis nos streamings

Recentemente, fizemos uma lista com 10 grandes filmes animados japoneses que conquistaram o mundo, alcançando não apenas números expressivos de bilheteria, mas também ganhando prêmios importantes, como Oscar e demais títulos. Essas foram experiências cinematográficas feitas em formato de longa-metragem, onde abordaram histórias curtas e específicas em obras de alto nível.

No entanto, quando falamos de séries animadas japonesas, ou melhor dizendo, animes, é que a coisa pega e a popularidade da coisa alcança outro patamar. Os animes estão presentes na programação da TV brasileira desde a década de 1990, com Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e diversos clássicos do estilo, atingindo grande audiência seja em qual for o horário exibido.

No entanto, hoje em dia, o mundo é dos streamings, e agora com a facilidade de comprar os direitos de exibição e colocar na grade de programação é que as principais plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max dedicaram um espaço especial para lotar de conteúdo desse tipo, seja de qual for o gênero, dos mais leves até coisas mais sérias e adultas. Aliás, plataformas dedicadas a vertente, como Crunchyroll e Funimation cresceram bastante e dispões de produções difíceis de achar.

Então, separamos aqui dessa vez uma lista com vários animes que marcaram a cultura pop, seja coisas mais antigas ou mesmo produções mais recentes, vide fenômenos como Demon Slayer e Ataque dos Titãs. É claro que dezenas de outros animes tão bons quanto ficaram de fora, mas a lista é também para a turma que quer conhecer um pouco mais dessa mídia ou voltar a ativa como nos velhos tempos.

Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super (Crunchyroll)

Não podemos deixar de começar por aquele que é sem dúvidas o anime mais conhecido em todo mundo, seja na década de 1980 até os dias de hoje, o eterno Dragon Ball e todas as suas continuações. Dragon Ball é uma franquia criada por Akira Toriyama. Originalmente iniciada com uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, foi serializada em capítulos na revista Weekly Shonen Jump (1984–1995).

O mangá Dragon Ball foi adaptado em duas séries de anime pela Toei Animation: Dragon Ball e Dragon Ball Z, que, juntas, foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996. Além disso, o estúdio desenvolveu 20 longas-metragens animadas e três especiais de televisão, assim como duas séries de anime, intituladas Dragon Ball GT (1996–1997) e Dragon Ball Super (2015–2018).

Não deixe de assistir:

Naruto e Boruto (Netflix)

Um verdadeiro filhote de Dragon Ball, Naruto conseguiu fazer tanto sucesso e ter ainda mais episódios que a própria obra que tomou de inspiração. A obra foi escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila.

A história é dividida em duas partes, a primeira parte se passa nos anos da pré-adolescência de Naruto, e a segunda parte se passa em sua adolescência. Também ganhou uma nova parte chamada Boruto, que traz as aventuras do filho de Naruto e dos demais amigos que cercavam o pequeno ninja da Tribo da Folha.

One Piece (Netflix)

One Piece para algumas pessoas é como se fosse uma religião, já que toda sexta-feira, há mais de duas décadas, sai um novo capítulo do mangá escrito por Eiichiro Oda, que deixa os fãs aos prantos ou simplesmente alegres em presenciar uma história tão ampla construindo com grande riqueza de detalhes.

One Piece foi a série de mangá mais vendida pelo décimo primeiro ano consecutivo em 2018. É uma das franquias de mídia com maior bilheteria de todos os tempos, estima-se que tenha gerado mais de 21 bilhões de dólares em receita total de franquia, a partir de mangás, animes e filmes, jogos e mercadorias.

Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho (Crunchyroll)

Como falamos, Os Cavaleiros do Zodíaco foi o primeiro anime a aportar no território brasileiro para o grande público. Trazendo uma história continua, onde todos os dias víamos um capítulo diferente e interligado. Também tínhamos muito sangue, drama e até um certo desenvolvimento de personagens. Isso sem falar na arte incrível da animação – pois a do mangá feita por Masami Kurumada é feia até hoje.

Os Cavaleiros do Zodíaco, série animada que foi exibida pela extinta TV Manchete, abriu as portas para diversos outros animes. Alguns não tão incríveis, mas honestos, como Shurato, e outros ainda melhores, como o sensacional Yu Yu Hakusho.

Bem mais elaborado que o Saint Seiya (no original), trazia personagens melhor desenvolvidos, com dramas mais reais e uma história mais pé no chão. Onde o treinamento importava bastante e os lutadores eram divididos por classes. Yu Yu Hakusho é até hoje um anime espetacular.

Death Note (Netflix)

O início da década de 2000 não trouxe grandes animes, porém, na metade desse período, o mundo parou para ver Death Note, um anime que inteligente, investigativo e crítico que trazia um jogo de gato e rato entre o seu protagonista Light Yagami, um boçal estudante do ensino médio, contra L, um detetive excêntrico que faz de tudo para capturar o assassino Kira, que mata suas vidas utilizando apenas um caderno chamado Death Note, o livro da morte.

O sucesso do mangá levou a vários produtos relacionados. A história do mangá foi adaptada em uma série de televisão de anime produzida pela Madhouse e dirigida por Tetsurō Araki, composta de 37 episódios. O anime foi exibido no Japão de 2006 até 2007 pela Nippon Television, e passado no Brasil em 2009 pelo Animax; mais tarde foi reexibido pela PlayTV em 2014, e posteriormente inserido na Netflix.

Ataque dos Titãs (Crunchyroll) e One-Punch Man (Netflix)

Na década de 2010 ao contrário da anterior surgiram diversos novos animes de sucesso, porém dois deles representam bem o que foi esse período, justamente por ostentarem cenas de ação que não ficam atrás de nenhum filme de Hollywood. O caso de Ataque dos Titãs e One-Punch Man. Sim, o último é mais voltado para a comédia, mas ainda assim traz momentos grandiosos de tirar o chapéu.

Ataque dos Titãs virou referência de anime no mundo todo, trazendo uma história curiosa e figuras gigantescas que oprimem o que provavelmente é a última comunidade restante no mundo. No entanto, o que empolga mesmo são os confrontos colossais dos misteriosos titãs, com todos ao redor querendo saber quem são eles, afinal. O mangá já terminou, mas o anime ainda vai ganhar a sua última temporada.

Demon Slayer (Netflix) e Jujutsu Kaisen (Crunchyroll)

Dos animes lançados nos últimos anos, dois deles também se tornaram uma espécie de febre mundial, com ambos tendo como foco personagens e figuras mais interessantes com habilidades únicas.

O primeiro é Demon Slayer, o tipo de mangá simples e recheado de clichês, porém a diferença é que tudo isso é bem executado. A trama mostra um jovem rapaz chamado Tanjiro que trabalha para ajudar sua família composta por uma mãe e vários irmãos. Um dia ele sai para realizar uma venda longe de casa e quando retorna encontra quase todos seus familiares mortos pelas mãos de onis (demônios japoneses). A única sobrevivente é sua irmã Nezuko, mas ela parece ter sido contaminada por demônios e está prestes se transformar em um oni, embora ainda mantenha o lado humano.

O anime estreou dois anos após o início do mangá, produzido pelo estúdio Ufotable (conhecido por cuidar da série FATE). Nas mãos do produtor Yumi Takahashi, Demon Slayer ganhou mais qualidades com sua versão animada, que conta com uma qualidade estética primorosa e efeitos lindos nos momentos de ação. O filme que saiu como parte da continuação do anime foi simplesmente a animação japonesa de maior sucesso no mundo todo.

Jujutsu Kaisen tem um enredo que consegue prender o público no primeiro episódio com um tema inovador e totalmente interessante. O mundo de Jujutsu envolve maldições, feiticeiros, ocultismo e tudo segue um princípio básico de que os seres vivos emanam algo conhecido como “Energia amaldiçoada” que surge das emoções negativas. Jujutsu Kaisen é animado pelo estúdio MAPPA, que conseguiu manter a qualidade em todos os episódios da primeira temporada. Desde cenário, expressões e lutas, Jujutsu certamente tem uma ótima animação.

Ah, o universo Jujutsu Kaisen deixa bem claro que a morte paira sobre a cabeça de todo mundo. Ninguém está salvo da morte. É a adaptação do anime Game of Thrones. A série estende o aspecto do terror além do design do monstro.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (Crunchyroll) e Neon Genesis Evangelion (Netflix e Amazon Prime Video)

Para o final, reservamos o melhor, a nata das séries animadas japonesas, as obras-primas Neon Genesis Evangelion e Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que sempre duelam o posto de melhores animes de todos os tempos. O que não é à toa, já que ambas as produções foram capazes de abordar temas que vão desde política, militarismo e religião, até dramas familiares e intrigas de nações de uma maneira que poucas obras já fizeram.

Em Fullmetal Alchemist vemos a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que realizaram um ritual proibido de alquimia e perderam parte dos seus corpos – ou totalmente no caso de Alphonse. Anos depois eles se alistam no exército para descobrir segredos da Pedra Filosofal e trazer seus corpos de volta, mas descobrem uma conspiração geral dentro da corporação.

Neon Genesis Evangelion, desde que estreou em 1995, a série de anime se tornou um fenômeno que até mesmo sua página da Wikipedia a descreve como um ícone cultural. Mas se você não é um fã de anime, o título pode não significar absolutamente nada para você. Hoje, no entanto, o último filme da franquia, Evangelion: 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time, chega ao streaming.

Ou seja, não há melhor momento do que agora para acompanhar uma das séries de anime mais famosas de todos os tempos, especialmente com todos os 26 episódios originais transmitidos pela Netflix.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS