O propósito de um trailer é informar ao grande público quais são os filmes que irão estrear em breve e quando. O público casual de cinema, ou seja, a grande parte da população mundial, muitas vezes só sabe quais filmes irão estrear quando assistem ao seu trailer. Por outro lado, existe a parcela dos cinéfilos, os conhecedores de cinema, e para eles um trailer mostra o que esperar de um filme – ou seja, mostra o tom, algumas cenas, figurinos, caracterizações e atuações. Mas o que um trailer precisa fazer para todo tipo de público, o casual e o cinéfilo, é deixar todos empolgados com a sua chegada. Um trailer fez um bom trabalho quando consegue deixar todos animados para a estreia do filme.
O trailer é um bom termômetro, mas não é o fator mais determinando. Em anos recentes, tivemos trailers como os de ‘Um Filme Minecraft’ e ‘Jumanji – Bem-vindo à Selva’, que fizeram um desserviço a seus respectivos filmes, pois todos garantiam que seriam fracasso. Ledo engano, pois ambos os filmes se mostraram grandes sucessos, demonstrando que nem sempre a rejeição por um trailer se reflete no filme. E o mesmo pode ocorrer com trailers fantásticos, que resultam em filmes medíocres ou ruins – muitos ainda não superaram o de ‘Esquadrão Suicida’ (2016).
Já chegamos à metade de 2025 e a segunda parte do ano promete grandes estreias. Quase todas elas já receberam trailers ou teasers – alguma espécie de prévia audiovisual. Os fãs já puderam conferir, por exemplo, prévias de ‘Superman’, ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ e ‘Jurassic World: Recomeço’. Também já nos foram apresentados os trailers para os reboots de ‘Corra que a Polícia Vem Aí’ e ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’, assim como os de ‘Tron: Ares’, ‘Predador: Terras Selvagens’, ‘Truque de Mestre: O 3º Ato’ e ‘O Telefone Preto 2’.
Nos streamings, as produções badaladas de ‘Old Guard 2’, ‘Um Maluco no Golfe 2’, ‘Entre Facas e Segredos 3’ e ‘Frankenstein’ também nos revelaram prévias. E até mesmo filmes de prestígio, que certamente buscarão prêmios, já tiveram divulgação audiovisual, como ‘Coração de Lutador’, ‘Uma Batalha Após a Outra’ e ‘Ladrões’, de Darren Aronofsky.
Quando eu estava montando essa matéria, iria incluir dois filmes que ainda não haviam divulgado seus trailers: ‘A Grande Viagem da sua Vida’, superprodução ambiciosa e existencialista protagonizada pela maior estrela da atualidade, Margot Robbie, e por Colin Farrell; e ‘Wicked: Parte II’, continuação do mega sucesso do ano passado. Mas eis que antes de a matéria conseguir ir para o ar, ambos o longas divulgaram seus trailers – para ir colocando o público a par do que irá encontrar nas telonas em breve. ‘A Grande Viagem da sua Vida’ estreia em setembro e ‘Wicked II’ estreia em novembro.
Mas então, será que todos os grandes filmes blockbusters de 2025 já divulgaram os seus trailers? Quais ainda estão faltando? É justamente isso que iremos responder nessa matéria. É verdade que não faltam muitos, mas abaixo separamos alguns bastante badalados. Confira.
Avatar: Fogo e Cinzas
![]()
O terceiro ‘Avatar’ é o filme mais aguardado para o último mês do ano e promete novamente sacudir as bilheterias mundial e desafiar a hierarquia dos filmes mais lucrativos de todos os tempos. Tudo bem que o segundo ‘O Caminho da Água’ (2022), não fez o mesmo estrago do original, afinal o mundo agora é outro e possui os filmes da Marvel nele, mas nunca subestime a franquia criada por James Cameron. Aliás, o segundo ‘Avatar’ pode não ter sido revolucionário como o primeiro, mas veja só, se o primeiro ocupa o top como o filme mais lucrativo de todos os tempos, o segundo ‘Avatar’ ocupa a terceira posição, o que não é pouco.
A esta altura ninguém duvida que o terceiro ‘Avatar’ provavelmente estará no top 5 daqui a algum tempo. E se James Cameron decidiu focar na tribo da água no segundo filme, desta vez ele irá nos levar pela tribo do fogo. Mas o que todos querem ver mesmo é alguma prévia desse blockbuster, que nos dê o gostinho do que nos espera em dezembro nos cinemas. Porém, é justamente pelo fato de o filme só estrear em dezembro que ainda não ganhamos sequer um vislumbre. Mas ele virá em breve.
Michael

Para muitos, este é o filme mais aguardado de 2025. As biografias musicais são um gênero forte no cinema atual, até mesmo no Brasil. Nos EUA, tivemos retratadas no cinema as histórias da banda Queen em ‘Bohemian Rhapsody’ (2018), de Elton John em ‘Rocket Man’ (2019), e até de Elvis Presley em ‘Elvis’ (2022). A maior de todas elas poderá ser ‘Michael’, que estreia esse ano. E de quem estamos falando, Michael Jackson é claro – o Rei do Pop. Um dos maiores ícones de todos os tempos – provavelmente o maior que já existiu na música, Michael Jackson bateu vários recordes em sua carreira, seja de popularidade ou de vendas de discos. Mas sua trajetória não ficou livre de controvérsias.
Uma biografia do ídolo, há muito prometida, finalmente irá estrear em 2025. Mas chega, como esperado, debaixo de polêmicas. Para começar, o filme precisou passar por regravações depois que alguns nomes proibidos de serem utilizados na biografia precisaram ser retirados às pressas do produto final. Assim, ‘Michael’ terminou adiado. A data inicial era para abril deste ano, e o filme precisou ser empurrado para outubro. Porém, novos relatos afirmam que o longa será empurrado novamente, desta vez para 2026. Além das regravações, o filme pode vir a ser dividido em duas partes, devido ao longo tempo de duração. No entanto, em alguns sites como o IMDB, o longa ainda figura com o lançamento para 2025. Pode ser que a primeira parte seja lançada este ano. Veremos o que acontece, mas o que sabemos é que ainda não vimos nem um pequeno trecho sequer sobre a produção.
Mortal Kombat II

Esperamos que não ocorra com esta nova franquia de ‘Mortal Kombat’ o mesmo que aconteceu com a clássica lá da década de 1990. Ou seja, o primeiro ‘Mortal Kombat’ (1995) foi sensação entre os aficionados na época e ainda hoje é visto com carinho pelos fãs. Mas o segundo filme, ‘Aniquilação’, de 1997, colocou tudo a perder e encerrou o que poderia ser uma série de filmes bastante lucrativa. Décadas se passaram até a Warner resolver investir novamente na propriedade. O ‘Mortal Kombat’ de 2021 tinha uma coisa que os fãs sempre pediram: bastante sangue! Mas será que isso bastou? O novo longa não causou o mesmo alvoroço do original nos anos 90, também os tempos são outros, e naquela época o jogo estava em seu auge de popularidade.
‘Mortal Kombat II’ tem tudo para ser melhor que o original. Embora tenha demorado muito para sair do papel, conseguiu escalar Karl Urban como o canastrão Johnny Cage, uma excelente adição à trama. A escolha do ator foi mais que perfeita, pois ele se encontra em seu auge de popularidade graças à sensação ‘The Boys’, onde interpreta um personagem tão convencido e arrogante quanto. Fora isso, teremos também a adição da graciosa Tati Gabrielle (‘Uncharted’ e ‘The Last of Us’) como Jade. A estreia ainda está um pouco distante, já que ficou para outubro, mas algo me diz que logo logo teremos a primeira prévia para o filme.
O Sobrevivente

Um filme que deve pegar todos de surpresa é este ‘O Sobrevivente’. Muitos ainda não se deram conta do potencial do longa – isso porque a produção realmente está bem quietinha, sem ter divulgado praticamente nada ainda. Certamente ela chegará com força nessa segunda metade de 2025. A começar que se trata de uma superprodução da Paramount Pictures dirigida pelo sempre ótimo Edgar Wright (‘Todo Mundo Quase Morto’ e ‘Scott Pilgrim’), um dos cineastas mais subestimados de Hollywood. Segundo que, estrelando temos ninguém menos do que o ator sensação da atualidade, Glen Powell – e um elenco de apoio que conta com os nomes de Josh Brolin, Colman Domingo, Michael Cera, William H. Macy, Lee Pace e Emilia Jones.
Mas o que todos podem estar deixando passar é que se trata do remake (ou reboot) de um clássico cult da ação e ficção científica estrelado por ninguém menos do que o rei da época, Arnold Schwarzenegger. Fora isso, o longa original, de 1987, é baseado em uma história assinada por ninguém menos que o mestre Stephen King. Ou seja, parece ter todos os elementos no lugar para aquele tipo de filme que chamamos de “sleeper hit”, ou seja, um sucesso inesperado. Na trama, a sociedade do futuro se viciou na espetacularização da tragédia. Assim, condenados são obrigados a lutar por sua vida, literalmente, enquanto são caçados em um programa de TV – tudo pela audiência. O mais assustador é pensar para onde nossa sociedade real está caminhando. Esse é outro filme aguardado para a segunda metade de 2025 que ainda não ganhou trailer.
Anaconda

Terminamos a matéria com um filme que será lançado no fim do ano e promete dar o que falar. Esse é um projeto muito curioso, e que nos deixa bastante interessado justamente por ser completamente incomum. Vamos pelo começo. ‘Anaconda’, como todos sabem, é uma produção “trash” da Sony, que visava ser o novo ‘Tubarão’, mas que se tornou cult por provocar muitas risadas involuntárias. Lançado em 1997, o filme impulsionou a carreira da musa Jennifer Lopez e contou com um grande elenco. ‘Anaconda’ se tornou símbolo máximo do prazer culposo, aquele tipo de filme que chamamos “tão ruim que é bom”.
Com o passar dos anos, ‘Anaconda’ foi ganhando mais e mais status de cult, se tornando uma exibição perfeita para as sessões de meia noite. Assim, se tornou uma enorme surpresa descobrir que Columbia / Sony estava tirando do papel um reboot desta ideia, e apostando firme na proposta. Ao que tudo indica, desta vez além do terror e suspense (que prometem ainda estar contidos na experiência), o novo filme será também uma aventura na selva e, é claro, uma comédia. O elemento do humor era óbvio com o anúncio de dois de seus protagonistas: Jack Black e Paul Rudd (ambos, acredite, com crédito em filmes de terror em seu início de carreira).
Jack Black, é claro, está saindo do mega sucesso que foi ‘Um Filme Minecraft’ (o longa chegou perto de US$1 bilhão em bilheterias mundiais), e isso pode trazer notoriedade para ‘Anaconda’. Paul Rudd igualmente surfa no sucesso dos filmes da Marvel, como o Homem-Formiga. Para os brasileiros, no entanto, o filme tem um sabor bastante especial, pois contará com o nosso Selton Mello no elenco, em seu primeiro trabalho em Hollywood, após o sucesso internacional de ‘Ainda Estou Aqui’. O elenco ainda conta com Daniela Melchior e Thandiwe Newton.
