Antes da Netflix fornecer sua própria investida à icônica saga de romances ‘Desventuras em Série’ com uma série de três temporadas, Brad Silberling se apossou da narrativa dos três primeiros volumes para um longa-metragem extremamente subestimado e que, anos depois de sua chegada aos cinemas, vem conquistando os espectadores.
Na trama, um incêndio na mansão dos Baudelaire obriga três irmãos, que agora estão órfãos, a morarem com seu parente distante, o Conde Olaf. Infelizmente, Olaf é um homem cruel, interessado apenas na herança que a irmã mais velha, Violet, está para receber. As crianças escapam e encontram abrigo com o tio Monty e logo depois com a tia Josephine, mas Olaf está sempre por perto.
Contando com Liam Aiken, Emily Browning, Timothy Spall, Meryl Streep, Catherine O’Hara e uma performance memorável de Jim Carrey como Conde Olaf, o filme teve uma recepção morna por parte da crítica internacional e teve uma fraca arrecadação de bilheteria, conquistando US$211,5 milhões mundialmente.
Para celebrar seu vindouro aniversário de vinte anos, preparamos uma breve matéria com dez curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja:
- Quando as crianças conheceram o Conde Olaf e Carrey, a frase: “Espere, me dê a última fala de novo” não estava realmente no roteiro. Era Carrey mantendo o personagem e querendo tentar de novo, mas eles mantiveram as câmeras rodando e sentiram que funcionou do jeito que aconteceu.
- Durante a produção, Aiken cresceu mais ou menos 12 centímetros, exigindo ajustes em seu figurino. No final do filme, ele é visivelmente mais alto que Browning, que interpretou sua irmã mais velha.
- Depois de vasculhar escolas de balé em busca de uma garota para interpretar Violet Baudelaire, a diretora de elenco Avy Kaufman estava se exercitando na academia quando viu Browning na televisão e decidiu convidá-la para um teste.
- Tim Burton foi contratado para dirigir em algum momento, com Johnny Depp interpretando Conde Olaf e Glenn Close interpretando a tia Josephine. Quando Burton saiu do projeto, Depp também saiu. Silberling substituiu Close, sentindo que Streep seria melhor para o papel. Streep aceitou o papel de tia Josephine a pedido de sua filha, uma grande fã dos livros.
- ‘Desventuras em Série’ se tornou o primeiro filme sob o selo Nickelodeon Movies a ganhar um Oscar, na categoria de Melhor Maquiagem & Cabelo.
- No terceiro ato do filme, Violet tenta assinar a certidão de casamento com a mão esquerda e Conde Olaf diz: “mão direita, por favor”. Trata-se de uma referência ao livro em que Violet assina o documento com a mão esquerda, após o que a juíza Stauss declara o casamento inválido, uma vez que ela não o assinou de “própria mão”.
- Ao final do filme, as crianças recebem uma carta dos pais. Ao virá-lo, lê-se: “Groeten uit Antwerpen”, que se traduz do holandês como “Saudações de Antuérpia”.
- Carrey queria produzir uma sequência, mas a oportunidade de trazer os outros livros às telonas nunca se concretizou – provavelmente pelos baixos números de bilheteria. Não seria até 2017 que a saga literária ganharia outra adaptação.
- Em novembro de 2004, mesmo ano em que o filme foi lançado, o longa-metragem ganhou um videogame em que os jogadores podiam interpretar Violet, Klaus e Sunny Baudelaire lutando contra os vilões da história.
- O filho de onze anos de idade do agente de Carrey, Sammy, leu a saga literária e sugeriu que o ator interpretasse Conde Olaf. À época, Sammy teria dito: “Jim deveria interpretar esse personagem. É dentro do que ele sabe fazer. Ele é um maníaco total. Totalmente fora de controle”.