sexta-feira, abril 19, 2024

Dia do Amigo: 15 Filmes Sobre Amizades Inesquecíveis

Hoje é Dia do Amigo! E antes de mais nada queremos agradecer a todos os nossos queridos amigos do CinePOP, que há anos incentivam, abraçam e estimulam nosso site a crescer e melhorar sempre! Porque amizade é isso, né? A gente ri, chora, briga, consola e, acima de tudo, permanecemos juntos com o passar do tempo, atravessando as fases boas e também as difíceis. E para a gente se sentir pertinho de vocês hoje, listamos aqui 15 filmes sobre amizade que são tão inesquecíveis, que a gente até decorou as falas.

15 – Tolkien (2019)

Lançado ano passado, a cinebiografia ‘Tolkien’ aborda a juventude do escritor britânico J. R. R. Tolkien, especialmente a relação de amizade entre o escritor (interpretado no filme por Nicholas Hoult) e seus colegas Christopher (Tom Glynn-Carney), Robert (Patrick Gibson) e Geoffrey (Anthony Boyle) ao longo da vida. Esses amigos foram fontes inspiradoras para a criação dos laços irrompíveis dos hobbits de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’.

14 – Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (2017)

Talvez muita gente não saiba, mas ‘Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha’ é baseado na história real da improvável amizade entre a rainha Victoria, da Inglaterra (no filme, interpretada por Judi Dench), e Abdul Karim (Ali Fazal), um indiano selecionado para trabalhar como empregado no palácio. Sem conseguir conter sua opinião para si por nutrir profunda admiração pela soberana, Abdul aos poucos foi rompendo o muro gélido que afastava a monarquia dos empregados do palácio no final do século XIX, e, aos poucos, os dois foram criando fortes laços de amizade.

13 – Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (2018)

Não deixe de assistir:

Os personagens do desenho ‘Ursinho Pooh’ já fazem parte do imaginário das crianças e jovens há tanto tempo, que a gente esquece que, no fundo, a história se trata da amizade entre bichinhos diferentes em um universo em que as diferenças são bem recebidas. E este ‘Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível’ resgata justamente a essência dessa relação entre Christopher Robin (Ewan McGregor) e seu melhor amigo, o ursinho Pooh (no original com a voz de Jim Cummings).

12 – Amizade Colorida (2011)

Uma das comédias românticas mais queridinhas da década conta a história dos melhores amigos Jamie (Mila Kunis) e Dylan (Justin Timberlake), que se conhecem em plena Manhattan e, desiludidos por tantos relacionamentos mal sucedidos, decidem acrescentar sexo aos vários pontos em comum na amizade dos dois. Afinal, é isso que é uma amizade colorida né.

11 – Universidade Monstros (2013)

Este é o filme de animação da Disney Pixar que conta como Mike Wazowski e James P. Sulivan se conheceram, e mostra que, no início, os dois não se gostaram e, pior: competiam terrivelmente entre si. Maaas, ao longo do filme nós vamos entendendo como o melhor de cada um despertou o maior potencial do outro, e, assim, os dois se tornaram os melhores assustadores da competição da universidade e acabaram entrando na Monstros S.A. – e também se tornaram melhores amigos pra vida toda. De quebra o filme ainda trata da união entre colegas em prol de um mesmo objetivo, o que também é muito legal.

10 – Detona Ralph (2012)

A improvável amizade entre um grandalhão brutamonetes e uma menininha docinho fez tanto sucesso em ‘Detona Ralph’, que a história acabou ganhando continuação em 2018. Isso porque a amizade entre Ralph e Vanellope atravessa uma jornada de superação, criação de laços de confiança e de companheirismo – elementos essenciais para que qualquer amizade se fortaleça.

9 – Bad Boys (1995)

Eles são policiais, trabalham juntos e são parceiros no combate ao crime. Mas, acima de tudo, Mike (Will Smith) e Marcus (Martin Lawrence) são amigos – amigos o suficiente para fazer chantagem um com o outro, meter o nariz onde não é chamado e saber detalhes da vida pessoal do colega. A sintonia não só entre os personagens, mas também entre os atores principais é tanta, que a franquia ganhou quatro filmes – inclusive o mais recente, lançado este ano, reforça ainda mais esses laços de amizade entre Mike e Marcus.

8 – Você Nem Imagina (2020)

Um dos lançamentos da Netflix desse ano traz uma história beeeeem fofinha. ‘Você Nem Imagina’ conta como Ellie Chu (Leah Lewis) e Paul Munsky (Daniel Diemer) se tornam inesperadamente amigos por interesse porque Paul pede ajuda à Ellie para escrever cartas de amor à Aster Flores (Alexxis Lemire). Só que Ellie é bastante introvertida e segue o mundo à sua própria maneira, e a proposta de Paul, que inicialmente seria um mero trabalho, sem ela perceber se transforma numa amizade em que cada um ajuda o outro usando suas melhores habilidades, por querer ver o outro melhorar. Isso é muito fofinho.

7 – O Menino do Pijama Listrado (2008)

A história desse filme – que é baseado num livro homônimo – não aconteceria se não fosse a amizade entre Bruno (Asa Butterfield) e Shmuel (Jack Scanlon). Tudo que eles veem no outro é o fato de o outro ser um menino aparentemente na mesma idade que si mesmo, e, por isso, mesmo separados por uma grade, os dois meninos constroem uma amizade que será definitiva na vida dos dois.

6 – Tudo Por um Pop Star (2018)

Uma das melhores coisas na amizade é poder partilhar o amor e a admiração pelos ídolos juntos com as amigas. Por isso, a aventura de Rita (Mel Maia), Gabi (Maisa Silva) e Manu (Klara Castanho) até o Rio de Janeiro para tentar assistir ao show dos Slavabody Disco Disco Boys é mais que entretenimento: é uma história de cumplicidade, de amor e de amizade entre três meninas cuja admiração pela banda as fez atravessar os maiores desafios de suas vidas.

5 – Thelma e Louise (1991)

Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) são duas mulheres que estão cansadas de sofrer de todas as formas na sociedade machista e patriarcal da cidade em que vivem, no Arkansas. Um belo dia, as amigas decidem botar o pé na estrada e se mandam em uma viagem que irá lhes mostrar o quanto a sororidade e o apoio feminino são fundamentais e fazem a diferença na vida de qualquer mulher. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original e as atrizes foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz naquele ano.

4 – O Auto da Compadecida (2000)

Amizade que é amizade atravessa todo tipo de perrengue, né? Por isso as desventuras e aventuras de Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) são tão atemporais, e, vinte anos depois do lançamento do filme e oitenta e cinco desde o lançamento da peça teatral originalmente escrita por Ariano Suassuna, continuam arrancando risadas sinceras do público.

3 – Como Treinar Seu Dragão (2010)

Tudo aquilo que a gente conhecia dos vikings veio por água abaixo quando a franquia ‘Como Treinar Seu Dragão’ nos trouxe uma história de amizade entre o jovem Soluço e o dragão Banguela, a partir do momento em que Soluço, em vez de caçar o dragão – como todos os seus outros colegas vikings –, decide, ao invés, treiná-lo. A partir daí surge uma amizade cheia de valores, que transforma toda a comunidade viking.

2 – Toy Story (1995)

Com quatro filmes na franquia e tendo se tornado o filme referência para toda uma geração de crianças, o cerne de ‘Toy Story’ é, no final das contas, a história de profundas amizades não só entre Woody e Buzz Lightyear, mas entre todos os brinquedos e, em uma camada maior, entre Woody, os brinquedos e Andy. Ao longo dos anos todas essas relações vão sendo trabalhadas nos quatro filmes da franquia, enquanto Andy vai crescendo, e, caramba! Como é emocionante!

1 – Meu Primeiro Amor (1991)

O filme já tem quase trinta anos, mas não perde sua intensidade. De uma maneira muito sensível, conta a história da ingênua amizade entre duas crianças, Vada (Anna Chlumsky) e Thomas (Macaulay Culkin), e a suas descobertas durante a transição entre o mundo infantil e o juvenil. ‘Meu Primeiro Amor’ tem duas das cenas mais inesquecíveis do cinema contemporâneo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS