Poucos seres humanos na história do cinema conseguiram emplacar tantas obras-primas quanto Steven Spielberg. Perguntar a um fã qual o melhor filme do diretor é certeza de não receber uma única resposta. Da mesma forma, é bem possível que todas as respostas estejam corretas, porque são muitas obras irretocáveis.
Em homenagem a esse diretor incrível, o CinePOP foi atrás de cinco clássicos essenciais do diretor que estão disponíveis em diferentes streamings para você conhecer ou matar a saudade. Confira!
Tubarão
Clássico irretocável do cinema mundial, Tubarão é marcante por ser considerado o primeiro Blockbuster da história – e também o filme que lançou Spielberg na cena dos anos 70. Neste suspense espetacular, uma cidadezinha tem sua paz interrompida por um sangrento ataque de tubarão. Porém, temendo perder o faturamento que viria com o turismo, o prefeito se recusa a fechar a praia e contrata um cientista e um pescador para matarem o tubarão-branco antes que ele faça mais vítimas. Só que a missão está longe de ser tão fácil quanto parece.
Onde assistir: Amazon Prime Video e Telecine.
Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros
Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas Steven Spielberg estava lá para provar que o ditado estava errado. Após inventar o Blockbuster nos anos 70, o grande mago do entretenimento foi lá e reinventou o Blockbuster com Jurassic Park. Adaptando o romance de Michael Crichton, o filme acompanha um grupo de cientistas em uma visita a uma ilha remota na América Central, onde um milionário excêntrico investiu na engenharia genética para recriar dinossauros por meio do DNA extraído do Âmbar. Sua ideia era criar um parque temático com os lagartões como atração, só que as coisas saem do controle, a energia é cortada e o grupo fica preso na ilha com os dinossauros mais mortais da história soltos por lá. É uma aventura com alguns dos efeitos visuais mais impressionantes já vistos pela humanidade.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Disney+ e Telecine.
A Lista de Schindler
Diferentemente de outros filmes da Segunda Guerra Mundial, A Lista de Schindler não é focado nas batalhas e confrontos do evento histórico, mas no impacto direto dele nas pessoas. Spielberg, que é judeu, embarcou de corpo e alma para contar a história do sofrimento de seu povo nas mãos dos nazistas ao contar a história do empresário Oskar Schindler (Liam Neeson), que prospera durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo uso de mão de obra judia. No entanto, conforme vai se construindo o Holocausto, ele abre mão de sua fortuna para salvar o máximo de judeus que conseguir. É um drama fortíssimo, bem diferente das aventuras que encantam o mundo, e traz uma curiosidade impressionante: foi gravado ao mesmo tempo que Jurassic Park.
Onde assistir: Netflix e Telecine.
E.T. O Extraterrestre
Clássico que marcou a infância de diferentes gerações, E.T. O Extraterrestre é o filme favorito do próprio Spielberg, que já afirmou ter assistido o longa várias vezes. A história da amizade improvável entre um alienígena perdido e um garoto comum dos EUA encantou o mundo. E o mais curioso de tudo é que esse filme começou como um projeto de terror, mas acabou virando uma aventura sobre amizade – e cá entre nós, não tem do que reclamar do resultado. É um filmaço sem defeitos.
Onde assistir: Amazon Prime Video e Telecine.
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida
Fechando a lista, temos a primeira missão do maior personagem já criado para o cinema de aventura. Em Os Caçadores da Arca Perdida, acompanhamos a jornada de Indiana Jones (Harrison Ford), um arqueólogo e professor universitário que viaja o mundo atrás de artefatos históricos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele é convocado pelo serviço secreto dos EUA para encontrar a Arca da Aliança, um artefato bíblico repleto de misticismo, que supostamente esconderia uma arma que seria usada pelos nazistas para vencer a guerra. Dessa forma, ele viaja pelo mundo para tentar localizar a arca e impedir que Hitler saia vitorioso. O personagem veio do desejo de Spielberg de dirigir um filme do James Bond. Como o convite nunca veio, ele foi lá e criou um personagem tão bom quanto.
Onde assistir: Disney+ e Paramount+.