Produções inspiradas em acontecimentos verídicos sempre tiveram o apreço do público – ora, é só notarmos a explosiva popularização de séries e filmes true crime nos últimos anos, como ‘Dahmer: Um Canibal Americano’ e ‘O Enfermeiro da Noite’.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista que pode ser a pedida certa para esse restinho de férias: sete séries baseadas na realidade para conferir em um dos maiores streamings da atualidade, a HBO Max.
Veja abaixo as nossas escolhas:
JOHN ADAMS (2008)
Boston, 1770. Após o confronto de rua entre colonos americanos e o Serviço Britânico que ficou conhecido como “O Massacre de Boston”, John Adams (Paul Giamatti) toma uma decisão polêmica ao aceitar ser o advogado de defesa dos britânicos. Ele ganha o caso, mas surpreende ao rejeitar uma posição importante na Coroa. À medida que os sentimentos pró-independência começam a fervilhar em Massachusetts, Adams é convidado a participar do novo Congresso Continental. Sem saber o que o aguarda, ele parte para a Filadélfia, e inicia a trajetória que irá marcar a independência norte-americana.
CHERNOBYL (2019)
Criada por Craig Mazin, ‘Chernobyl’ insurge como uma série extremamente bem construída e que une em um mesmo local uma epopeia dramática que se respalda com força nos elementos mais clássicos do suspense. A trama acompanha a explosão do reator número quatro da usina de Chernobyl, na cidade de Pripyat, Ucrânia. O maior desastre causado por mãos humanas, então, tornou-se uma história mundialmente conhecida e que é relembrada até hoje, não apenas por ter influenciado no aumento esporádico de mutações genéticas (leia-se câncer) de milhares de pessoas, mas também por ter nos mostrado a que ponto o ser humano pode chegar quando movido pelo ego.
GENTLEMAN JACK (2019)
‘Gentleman Jack’ é uma das séries mais incríveis deste século e, provavelmente pela falta de um marketing digno, não tem o reconhecimento que merece. A trama acompanha a vida de Anne Lister (Suranne Jones), uma mulher com ideias avançadas para seu tempo. Anne é dona de terras, comanda seu negócio, não tem receio de bater de frente com os homens e ainda nutre grande amor por uma mulher. Enquanto a temporada de estreia serviu como apresentação dessa narrativa, o mais recente ciclo aprofundou os relacionamentos e a personalidade da protagonista, encantando do começo ao fim.
JULIA (2022)
‘Julia’ apresenta um vislumbre por trás dos bastidores do show apresentado por Julia Child, The French Chef, que revolucionou o conceito da cozinha moderna nos Estados Unidos. A produção explora um momento decisivo na história estadunidense – a emergência da televisão pública como uma nova instituição social, o feminismo e os movimentos feministas, a natureza da celebridade e a evolução cultural americana.
A ESCADA (2022)
Estrelada por Colin Firth e Toni Collette, ‘A Escada’ acompanha a história de Michael Peterson, um romancista policial que é acusado de matar sua esposa Kathleen depois que ela foi encontrada morta no final de uma escada em sua casa. À medida que a investigação continua, a família se envolve em uma tumultuada batalha legal. Enquanto isso, uma equipe de documentários franceses se interessa pela história.
AMOR E MORTE (2023)
Facilmente uma das minisséries queridinha de 2023, ‘Amor e Morte’ não poderia ter ficado de fora da nossa lista. Estrelada por Elizabeth Olsen em um dos papéis definidores de sua carreira, a trama acompanha Candy Montgomery, uma dona de casa que leva uma vida tranquila no Texas, ao lado do marido. Candy tem uma vida similar à de sua vizinha e melhor amiga: ambas dividem seu tempo entre cuidar da família e ir à igreja, onde participam do coral. Mas essa vida não é o suficiente para Candy que, entediada, decide começar um caso extraconjugal. Percebendo o interesse do marido da melhor amiga, eles iniciam um atordoado relacionamento. Mas quando Allan decide encerrar o caso, a situação resulta em uma morte brutal.
OS ENCANADORES DA CASA BRANCA (2023)
‘Os Encanadores da Casa Branca’ conta com um elenco estelar que inclui Woody Harrelson, Domnhall Gleeson, Lena Headey e Kiernan Shipka, discorrendo sobre um conhecido escândalo estadunidense. A história gira em torno de E. Howard Hunt e G. Gordon Liddy, nomes por trás da intrincada engrenagem de Watergate, no governo de Richard Nixon, que destruíram a própria presidência que tentavam preservar. A minissérie é baseada em documentos públicos e no romance de não-ficção ‘Integrity’, de Egil e Matthew Krogh.