quinta-feira, março 28, 2024

Dica [EXTRA] do fim de semana | Karatê Juvenil

Com a chegada das duas temporadas de Cobra Kai na Netflix, o final de agosto foi marcado pela volta das discussões sobre quem era melhor: Johnny Lawrence ou Daniel LaRusso. Como o formato de lançamento de séries da Netflix faz com que seus produtos não sejam repercutidos por tanto tempo, diferentemente do que o Amazon Prime Video está fazendo com The Boys, no momento, já estamos naquele período em que Cobra Kai vai começar a ser menos falado. Por isso, nada melhor do que aproveitar esse final de semana para fazer uma verdadeira sessão nostalgia com toda a franquia Karatê Kid. Chega mais para saber onde encontrá-los!

Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)

Lançada na onda da franquia de Rocky Balboa, Karatê Kid segue o mesmo formato da história do Garanhão Italiano de Sylvester Stallone, mostrando um esquentadinho que não conta com tanto prestígio social e encontra na luta um novo modo de vida e uma forma de escapar de seus problemas. Junto ao Mestre Miyagi (papel que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Pat Morita), Daniel LaRusso (Ralph Macchio) começa a aprender caratê para poder lutar no torneio contra seu rival estudantil, Johnny Lawrence (William Zabka), para provar que o método de ensino da academia Cobra Kai é perigoso e desleal. O filme se tornou um clássico imortal dos anos 1980 e imortalizou a música You’re The Best Around, de Joe Esposito. No Brasil, sabe-se lá o motivo – provavelmente por conta da música do Survivor, que toca nos créditos finais, “Moment of Truth” -, o filme chegou como Karatê Kid – A Hora da Verdade, o que renderia uma bizarrice para a sequência.

 

Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua (1986)

Isso porque Karatê Kid II estreou em 1986 e chegou ao Brasil com o nome Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua. Passado seis meses após o torneio de caratê de All-Valley, o filme foca mais no passado do Mestre Miyagi e leva a dupla de protagonistas para Okinawa, onde é revelado o motivo do Mestre ter ido para os EUA. Além disso, Daniel-San aprende sobre equilíbrio e compaixão. A música tema da vez é outro hit americano, “Glory of Love“, de Peter Cetera, que foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.

Os dois Karatê Kid estão disponíveis no Google Play e no HBO GO.

 

Não deixe de assistir:

Karatê Kid (2010)

Muitos anos após a derrocada da franquia com o desastroso Karatê Kid III, a Sony resolveu tentar fazer um remake da franquia, que agora seria estrelada por Jaden Smith e Jackie Chan. Na trama, o pequeno Dre Parker (Smith) se muda para a China por conta do emprego da mãe. Lá, o garoto americano começa a sofrer bullying e perseguição dos meninos da escola, que são alunos de uma academia de Kung Fu. Assim, Dre acaba sendo salvo pelo Sr. Han (Chan), que começa a ensinar Kung Fu para ele por meio de técnica pouco ortodoxas. No final do filme, Dre se inscreve no torneio de Kung Fu, onde deverá derrotar seu rival. Como deu para perceber, a história é exatamente a mesma, com exceção da localização do filme e do estilo de luta praticado. Na verdade, esse papo de ninguém lutar caratê num filme chamado Karatê Kid deixou muita gente possessa, incluindo o próprio Daniel-San (Macchio), que ironizou o filme não se chamar Kung Fu Kid. Fato é que o longa conseguiu dar uma nova roupagem à história e tornar a trama interessante para a geração atual. A produção ficou a cargo de ninguém menos que Will Smith e o filme acabou ficando marcado pela música Never Say Never, de Justin Bieber e Jaden Smith.

Karatê Kid está disponível no Google Play e no HBO GO.

 

Cobra Kai (2018 – presente)

Quase quarenta anos depois do torneio de caratê de 1984, os protagonistas do filme retornam para mostrar como a vida de Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) se desenrolou depois dos eventos da trilogia. O diferencial é que o protagonista agora é o “vilão” Johnny Lawrence, que virou um tiozão frustrado, que ganha a vida limpando calhas e instalando eletrodomésticos para ricaços na Califórnia, enquanto LaRusso aproveitou o sucesso para abrir uma bem-sucedida concessionária de automóveis. Mal-humorado, Johnny chega ao fundo do fundo do fundo do poço, naquele ponto em que parece não haver mais esperanças. Até o momento em que ele ajuda seu vizinho, Miguel (Xolo Maridueña), que estava apanhando de uns valentões da escola na frente de um mercadinho. Com seus golpes de caratê, Johnny se sente vivo de novo e decide reabrir o dojô Cobra Kai para ensinar a molecada californiana a lutar caratê. A diferença é que o público alvo da Cobra Kai não são mais os “descolados” da escola, mas sim os nerds e excluídos. Ver Johnny tendo de lidar com essa galera, aprendendo e ensinando a eles, enquanto LaRusso age, bem, como um adulto bobão, te dá outra perspectiva sobre os eventos da franquia. Conforme a série vai se desenrolando, os dois seguem se encontrando e cada encontro é mais interessante que o outro. As duas temporadas de Cobra Kai flertam com o drama e o humor o tempo todo. E além de resolver casos do passado, tem energia o suficiente para segurar o público com sua própria trama. Muito disso vem da produção de Will Smith e do elenco original inteiro estar engajado na realização da série. Um verdadeiro espetáculo.

Cobra Kai está disponível na Netflix.

 

Menções desonrosas

Karatê Kid 3 e Karatê Kid 4 (1989 – 1994)

Seria um pecado recomendar os filmes 3 e 4, porque eles são horríveis a níveis indescritíveis. O 3 tentou replicar a estrutura do primeiro filme, com o torneio de caratê, a rivalidade com a Cobra Kai e o outros senseis tendo problema com o Mestre Miyagi. Se deu certo há cinco anos, por que não daria certo na época? Bem, além da falta de criatividade do roteiro, outro ponto que pesou muito pra não levarem o filme a sério foi a idade de Daniel LaRusso (Ralph Macchio tinha nada menos que 27 anos), que já era um marmanjo lutando caratê. O resultado foi tão ruim que o filme recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro. Cinco anos mais tarde, Daniel San foi substituído por Julie (Hilary Swank), a neta do falecido comandante do Mestre Miyagi durante a Segunda Guerra Mundial. Julie acabou de perder os pais e encontra nas aulas do Mestre Miyagi uma forma de lidar com o luto e seus problemas pessoais. Outra bomba! Fica aqui minha recomendação para que vocês não vejam isso. Sério mesmo, foquem em Cobra Kai que é mais negócio. Maaaaas se nem assim vocês desistirem de ver, os dois filmes estão no HBO GO.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS